Aciu InterAtiva nº 227

04/09/2017

FOGO

A vinda para Umuarama – mais uma vez – da feira itinerante chamada de Feirão do Brás causou muito alvoroço na cidade. O motivo é claro: comerciantes locais ficam indignados em saber que pagam impostos e taxas, dão o sangue para manter suas empresas abertas e, de repente, chega uma caravana vinda lá de Sampa, que além de tirar vendas dos daqui, levam todo dinheiro sem pagar imposto ao município.

 

FOGO II

No momento em que ficou sabendo sobre a possível vinda do feirão itinerante, a Aciu começou com as providências, contatando órgãos municipais, estaduais e federais para que, juntos, pudessem ter mais força para deter o evento. Todos os meios legais foram estudados – requerimentos, solicitações, agravos, recursos, etc – porque o objetivo da Aciu sempre foi defender as empresas, mesmo aquelas que não são associadas.

 

FOGO III

Todos têm o direito de trabalhar, claro, mas enquanto a classe empresarial sofre e dá seu sangue para pagar contas e mais contas, caem aqui de paraquedas pessoas que querem levar o filé mignon e deixar a unha do boi. Nunca iríamos permitir isso. Por que uns pagam caro e outros querem esquivar-se de suas obrigações? É por isso que dezenas de empresários marcaram presença no auditório da Aciu na tarde da sexta-feira para clamar à senhora juíza para que tivesse dó daqueles que lutam para manter as portas de suas empresas abertas.

 

CALABOUÇO

Após tremores e tormentas, a juíza Maíra Junqueira Moretto Garcia não quis reconsiderar seu despacho liminar que garantia a realização do Feirão do Brás. Ela declarou-se impedida para julgar o impedimento (?)

 

IMUNES

Como diziam as avós, manda quem pode e obedece quem tem juízo. O juiz substituto Marcelo Torres Liberati, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Umuarama, despachou favoravelmente à realização do Feirão do Brás.

 

GRILHÃO

A Prefeitura tentou e a Aciu descabelou-se, mas nem uma obteve sucesso e o evento itinerante segue livre, leve, solto e com mercadorias de origem no mínimo duvidosa. Gente do Procon esteve lá, idem da Receita Estadual, idem da Vigilância Sanitária e todos foram recebidos com a mesma simpatia e discurso: “Temos uma liminar e vamos fazer o que quisermos”. E estão fazendo.

 

ESTILINGUE

Nem Jesus, o único perfeito a passar por este mundo, agradou a todos, quem dirá nossa instituição. Enquanto o pau comia na casa de Nóca, por causa da defesa obstinada que a Aciu fez pelo não funcionamento do Feirão do Brás, muita gente utilizava as redes sociais para se manifestar, em português mal escrito, contra a Aciu, lançando palavras de ordem como “deche (sic) o povo comprar o que quiser”, “Salve o Brás”, “Adoro o Brás” e uma delas disse até “A Aciu está contra porque não recebeu sua parte” (essa será processada). Vai entender o ser humano!

 

LOUROS

A vereadora Ana Novais apresentou o requerimento nº 135/2017 pedindo Votos de Aplausou à Carina Previato, presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, pela organização da 43ª Feira Ponta de Estoque. Por unanimidade os vereadores acataram o pedido e a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Ornelas Valle fez a comunicação oficial à Carina.

 

PAUSA

Quinta-feira que vem, dia 7 de setembro, é feriado nacional: Independência do Brasil. E no sábado, dia 9, é dia de Sabadão, quando o comércio de Umuarama abre suas portas em horário especial, até às 17h. Muita gente vai viajar, mas muita gente vem para cá, por isso prepare uma vitrine bacana, promoções e coisas especiais para atrair os consumidores. Acredite, você terá ótimas vendas.

 

BANGU

O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, recebeu esta semana o deputado estadual Fernando Scanavaca, o delegado Osnildo Carneiro Lemos e o tenente-coronel Agnaldo Letrinta para reunião sobre a criminalidade na cidade, implorando para que as forças policiais lutassem para dar um fim na onda de arrombamentos a empresas que assola a cidade. Todos se comprometeram em empenhar forças nesse sentido e, no dia seguinte, conseguiram identificar e prender um dos principais criminosos que estavam em atuação em Umuarama. Obrigado senhores!

 

ZOOM

* Até o próximo dia 7 de setembro, todas as manhãs (às 8h30) tem o hasteamento da bandeira em homenagem à Independência do Brasil, na Praça Santos Dumont. O arriamento acontece às 17h30.

 

* 29 de setembro é o Dia D da Inclusão da Pessoa com Deficiência e muitas atividades estão programadas. O tema é “Você é Capaz: o mercado só precisa saber”.

 

* O 2º Encontro Estadual das Micro e Pequenas Empresas do Paraná originou uma carta com propostas de ações para melhorar o ambiente de negócios do Estado. O conteúdo está em www.fopeme.gov.pr.br.

 

 

FOCO

Fique feliz com a felicidade de seu vizinho, chore com a dor de seu próximo. Colocar-se no lugar do outro é ter empatia. E antes de julgar, tente colocar-se no lugar do outro. É fácil falar, mas também é fácil fazer, basta querer. A vida é boa, mesmo que cheia de percalços, por isso tente viver em paz preocupando-se menos com a vida dos outros e fazendo mais para que o mundo tenha equilíbrio. A Aciu é a Casa do Empresário e por isso venha para cá.

 

Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige