Aciu InterAtiva nº 230

25/09/2017

DOBRO

Finalmente os sindicatos decidiram: em outubro o comércio de Umuarama vai abrir suas portas em horário especial, até as cinco da tarde, em dois sábados: dias 7 e 14. Agora dá para aproveitar o Sabadão para antecipar as compras para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, que cai numa quinta-feira. Cogitaram a possibilidade de o comércio abrir também na quarta-feira, dia 11, até às 21, mas não houve concenso.

 

HAVER

E ainda falando em sindicatos, quarta-feira passada (20) os representantes dos comerciantes (patronal) e dos comerciários (empregados) sentaram-se para definir a Convenção Coletiva de Trabalho de 2017. O reajuste no salário dos trabalhadores no comércio e Umuarama ficou em 6,5% e deve ser aplicado ao salário de junho de 2016. Isso mesmo: junho de 2016.

 

SEMANINHA

A abertura do comércio em horário especial noturno, para o Natal de 2017, vai começar dia 14 de dezembro, uma quinta-feira. Ou seja, na semana seguinte já vem o Natal.

 

ENTREVERO

O Natal este ano cai numa segunda-feira e por isso houve grande debate entre os sindicalistas sobre a abertura do comércio no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, um domingo. Ficou acordado que o horário de abertura será das 9h às 16h neste dia especial. Ah, sim, e no dia 26 as lojas vão abrir das 13h às 18h.

 

IDEAL?

Muitos vão reclamar que é pouco, outros vão reclamar que é muito e outros ainda vão reclamar porque faz parte, mas foi o que negociaram os sindicatos.

 

EFEMÉRIDE

Sexta-feira agora (22) marcou a chegada da Primavera, uma estação que agrada às pessoas, tanto pelo clima ameno (?) quanto pela beleza das flores que se expõem sem medo. Mas foi um dia especial também para a Aciu, que completou 53 anos de existência. A instituição – que é a voz forte da classe empresarial – renova-se e segue firme, mesmo diante dos tantos bombardeios. Fazer parte da Aciu significa não estar sozinho ante as lutas em prol de quem sustenta a economia.

 

TESOURO

Um evento imperdível acontece esta semana na cidade: trata-se do 1º Seminário de Franquias de Umuarama, coordenado pelo Sebrae local. Há mais de uma década o município vem se destacando com o nascimento de novas franquias, que se expandem Brasil afora. Venha conhecer um pouco deste (forte) mundo no dia 26, terça-feira, a partir das 7h30 (com café da manhã). Haverá palestra, exposição de casos e rodada de negócios. Tudo de graça. Basta fazer sua inscrição em www.sebraepr.com.br/loja ou informe-se pelo (44) 3621-8101.

 

DIRETRIZES

O advogado Aldo Henrique Alves prestigia os associados Aciu com a palestra “Reforma Trabalhista – As principais mudanças e seus reflexos para os empresários”. Será no dia 27 agora (quarta-feira) às 7h45, com café da manhã, no auditório da entidade. Além da apresentação do Dr. Aldo, a reunião de associados Aciu deste mês também vai abordar assuntos de interesse da classe empresaria. Confirme sua presença pelo telefone (44) 3621-6700.

 

ESTRELAS

As principais garagens e concessionárias de Umuarama marcam presença no 1º Feirão de Automóveis Aciu Sicredi, que será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro no pátio da loja Havan (PR-323). Mais de 200 carros novos, seminovos e usados serão disponibilizados aos visitantes do evento, que terá linhas de crédito especiais, seguros e até crédito pré-aprovado para quem for associado Sicredi. Vale a pena aguardar para fazer grandes negócios.

 

ZOOM

* Dia 29 de setembro é o Dia D – para inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS, evento promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego.

 

* Cerca de 30 alunos do CEMEI São Cristóvão, de 0 a 3 anos, gostariam de ganhar um presente pelo Dia das Crianças. Se sua empresa tem condições de contribuir, por favor ligue para (44) 3624-2735 e fale com a Vânia, coordenadora da entidade.

 

* No dia em que a Aciu completou 53 anos, o presidente da entidade, Orlando Luiz Santos, também comemorou idade nova e foi homenageado por todos os membros da Diretoria Executiva.

 

 

FOCO

Tratar o próximo com educação e gentileza deveria ser uma norma básica para todos os seres-humanos, mas infelizmente não é isso que acontece. É como se aqui, no Brasil, também vivêssemos em um sistema de castas, como na Índia. Muita gente se acha superior aos outros porque tem dinheiro, é branca ou simplesmente porque torce para um time campeão. Ou voltamos a pôr os pés no chão, ou seguramente o mundo vai ficar muito, mas muito sem graça. Abra seus olhos. E venha para a Aciu, porque aqui é a Casa do Empresário.

 

Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige