Aciu InterAtiva nº 266

15/06/2018

ALEGRIA

E a Copa do Mundo da Rússia começou! Durante quase um mês a vida será uma festa para a maioria dos brasileiros. Então é momento de as lojas do comércio aproveitarem para vender coisas temáticos: roupas, calçados, acessórios, artigos esportivos, alimentos, TVs, smartphones e uma infinidade de outros produtos ligados ao tema Copa.


AGENDA

Nesse clima especialíssimo de Copa do Mundo, o comércio de Umuarama terá horário de abertura especial, definido entre os sindicatos Sindlojistas (Patronal) e Sindicato dos Empregados no Comércio. Serão três jogos: o primeiro, contra a Suíça, será domingo agora, dia 17 às 15h, então não tem indicação aos empresários. O segundo jogo será contra a Costa Rica dia 22, uma sexta-feira, às 9h, então o comércio só vai abrir a partir das 12h. O terceiro jogo será contra a Sérvia dia 27, uma quarta-feira, às 15, então o comércio fica aberto das 8h até às 14h. Apiiita o árbitro!!!


ACATAR

Vale destacar que os presidentes dos sindicatos assinaram um Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, no dia 29 de maio, e por isso o documento tem força de lei, ou seja, torna obrigatório o seu cumprimento: não é mais facultativo.


ENCARGO

As horas que a empresa vai liberar os funcionários para os jogos do Brasil devem ser pagas. O empregado deve compensar com as horas trabalhadas no segundo sábado do mês (a maioria já pagou trabalhando sábado passado, dia 9). Mas, se sua empresa não trabalha aos sábados, o empregado vai ficar devendo quatro horas. Ele poderá pagar reduzindo as horas de almoço, por exemplo. Ou em dia de balanço ou conforme o acordo entre as partes. Qualquer dúvida, procure os sindicatos.


RELÓGIO

E por falar em horários, o Procon de Umuarama passa a atender das 9h às 16h, ininterruptamente, a partir do dia 2 de julho. Empresas e consumidores agradecem o prazo dilatado, pois atendimento ao público apenas até às 14h era motivo de queixa de muita gente, inclusive a Aciu já havia enviado ofício solicitando tal ação. A decisão foi muito certeira e foi tomada pelo novo coordenador do órgão de defesa do consumidor, Aparício Bernardo Calderaro Junior.


GATUNOS

Sempre alertamos aqui para as tentativas de golpe que os ‘ixpértos’ não cansam de lançar, principalmente no mundo virtual, onde as possibilidades de tretas são muitas. Tenham certeza de uma coisa: o SPC-Brasil e o Serasa não enviam e-mail para cobrar débitos. Principalmente porque são empresas que oferecem informações sobre consumidores inadimplentes e não empresas de negociação de dívidas.


RATOS

Vários consumidores receberam, por e-mail, uma cobrança que seria do SPC – Serasa, tudo com brasões federais, logomarcas e números enormes de registro para tentar dar veracidade à pseudo-notificação. Neste e-mail vem dois links com “Extrato de Débitos”, pedindo para clicar ali para ser encaminhado para negociação “de várias pendências financeiras”, mas, voltamos a alertar, é golpe! É muito arriscado clicar nesses links. Desconsidere. Consultas ao SPC-Serasa só na Aciu. Ponto.


ACRÓPOLE

Arquitetos e urbanistas de Umuarama, reunidos em um Núcleo Setorial, acabam de estabelecer uma parceria com a Aciu. O objetivo é criar vantagens competitivas para todos os membros do grupo, que contam com o apoio e toda estrutura da entidade. O NAUU (Núcleo de Arquitetos e Urbanistas de Umuarama) terá atuação coordenada pelo consultor Kenny Gonçalves, mestre em Administração. Se você é arquiteto ou urbanista, associe-se!


MODELO

A advogada Solange Ryszka e a técnica Fernanda Caroline, do setor de licitações da Aciu, representam a entidade em missão técnica a Londrina hoje, onde os convidados vão conhecer as boas práticas daquele município quando se fala em compras públicas. O evento é organizado pelo Comitê de Desenvolvimento do Território Arenito Caiuá, do Sebrae.


TERRAS

O aniversário de 63 anos de Umuarama está com programação recheada. Destaque para as ações nos distritos, que levam serviços diversos à população. E a Aciu faz parte da trupe de profissionais e entidades que visitam os vizinhos, apresentando os produtos de nossa entidade, conhecida como a Casa do Empresário.

 

OPERAÇÕES

Estão abertas as inscrições para o curso “Entendendo os Regimes Tributários Brasileiros”, realização da Atta Consultores, que vai oferecer desconto especial para associados Aciu. Será no dia 19 de junho (terça-feira agora), das 19h às 23h, na sede da Atta (avenida Brasil nº 4486), com certificado. Como as vagas são limitadas, faça já sua reserva pelo telefone (44) 3056-1602 ou clicando aqui.


FOCO

O empresário mexicano Carlos Slim Helu é um dos homens mais ricos e bem-sucedidos do planeta. E ele nos dá uma dica: “Viva o presente intensamente e completamente, não deixe que o passado seja um incômodo e permita que o futuro seja um incentivo. Cada pessoa forja seu próprio destino”. Boa semana!

Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige