Aciu InterAtiva nº 283

05/10/2018

FRONTEIRAS

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços está implantando o Certificado de Origem Digital (Cod), que já está sendo exigido desde 1º de outubro para negócios internacionais com a Argentina e o Uruguai – e para vários países dentro de alguns meses. Empresas associadas à Aciu agora têm o serviço à disposição e por um preço menor, graças a convênio assinado com o Ippex (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior).

 

BÚSSOLA

E para orientar as empresas sobre o fascinante mundo do comércio exterior, a Aciu recebe na próxima quarta-feira, dia 10, Cleiton Germiniano, coordenador do Ippex no Paraná. Ele vai realizar o workshop “Certificado de Origem e Sistema Ippex”, em capacitação gratuita das 9h ao meio-dia. Restam poucas vagas, por isso corra e faça já sua inscrição pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail contato@aciupr.com.br.


BIS

Esta nota você já leu aqui, mas nunca é demais dizer: criança ama presente, criança ama brincar e o comércio de Umuarama está na Missão Diversão: tudo para seu baixinho fazer a festa! Compre nas lojas identificadas com o cartaz da Aciu e encontre as melhores oportunidades. 12 de outubro é o Dia das Crianças e cai no feriado de sexta-feira (Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil).


ACESSÍVEL

Sábado agora, dia 6, as lojas do comércio em Umuarama vão atender em horário normal, ou seja, até às 13h. Só no outro sábado, dia 13, é que atendem em horário especial, até as cinco da tarde. Vale destacar que várias empresas já se preparam para abrir mais de um sábado por mês até 17h, já que agora para decidirem a que horas abrem ou fecham, dependem apenas de acordo com seus trabalhadores.


CÓDIGO

Sobre o tema ‘regulamentação do horário de abertura das empresas’, destaque-se mais ainda que, como vovó dizia, “liberdade não significa libertinagem”, ou seja, a lei deve estar sempre acima de qualquer conjectura ou suposição. Vale o escrito. E está lá: uma jornada de trabalho deve durar 44 horas semanais, podendo ser acrescida de duas horas extras diárias (grife-se: extraordinárias).


ADITIVO

Mesmo que seu funcionário implorar para fazer dois turnos (“Eu tenho que quitar minha casa”, “Minha mãe está doente”, “Preciso comprar uma moto”, “Quero casar”, etc), não permita! O limite de horas extras está, como observado acima, na fria letra da lei: duas horas por dia e mesmo assim ainda de forma extraordinária, ou seja, de vez em quando. Consulte seu contador.

 

MENTOR

O Procurador Federal do Trabalho, André Vinícius Melatti, fez clara apresentação na Aciu com o tema “Novo Horário de Abertura dos Estabelecimentos – Repercussões Trabalhistas”, e o trabalho do representante do Ministério Público do Trabalho está disponível para download no site da entidade, em www.aciupr.com.br.


ESTRATAGEMA

Os associados Aciu têm à sua disposição o Notafaz, sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. Como é um programa moderno, ele já está na versão 4.0 (quatro ponto zero) e não precisa de atualizações, então fique atento pois várias empresas receberam telefonemas e e-mails instruindo para que fossem feitas “atualizações para o novo sistema de notas fiscais”, mas trata-se de uma tentativa de confundir os associados Aciu para que migrem para um programa que não é o seu Notafaz!


ARTIMANHA

Se você receber algum telefonema nesse sentido ou e-mail com algum link para ‘atualizar’ seu programa, desconsidere! E não esqueça de alertar também os profissionais de sua empresa responsáveis pelo setor fiscal ou administrativo. Evite dores de cabeça. E qualquer dúvida é só entrar em contato com a Aciu.

 

CONFORME

Por determinação judicial, os bureaus (birôs) de crédito, como o SPC-Brasil e o Serasa, banco de dados de clientes inadimplentes administrado em Umuarama pela Aciu, não poderão exibir em suas consultas informações de protesto quando o cartório não indicar a data de vencimento. Assim, alguns títulos protestados estarão temporariamente indisponíveis no sistema da entidade.


ADEQUADO

A determinação de não disponibilizar as informações sobre protestos incompletos foi feita pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal, por meio de um Recurso Especial e passou a valer dia 29 de setembro. O MP entende que os cartórios de protestos de títulos e documentos têm a obrigação de anotar a data de vencimento da dívida registrada, pois trata-se de um dado fundamental, já que os bancos de dados de inadimplentes só podem disponibilizar essa informação por um prazo de cinco anos.


AJUSTE

As informações sobre SPC, Serasa e protestos com data correta continuam sendo apresentadas nas consultas feitas no sistema coordenado pela Aciu. Só aqueles documentos que foram apresentados ao cartório sem a totalidade de informações é que estão sendo retirados do sistema de consultas. O resto continua exatamente normal. E qualquer dúvida basta entrar em contato com a Aciu.


BAUHAUS

Um dos maiores nomes da arquitetura e urbanismo do Brasil estará em Umuarama na próxima segunda-feira (8). Guto Requena vai ministrar palestra em evento que abre a 21ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, às 19h30. O arquiteto, que tem estúdio na Rua Oscar Freire, uma das mais famosas e valorizadas de São Paulo, tem seu estúdio é focado na cibercultura e narrativas poéticas digitais no design. Mais informações pelo telefone (44) 3621-3868.


FUTURAMA

A Aciu acaba de assinar convênio com a Uningá, que garante desconto real de 20% para associados, seus familiares e colaboradores, nas mensalidades de todos os cursos disponibilizados na modalidade EAD. Vale destaca que o Centro Universitário tem seu polo presencial em Umuarama na avenida Castelo Branco nº 4863, em frente ao Bosque do Índio. Acesse www.uninga.br.


FOCO

O Brasil é um país de nuances, de muitas cores, de muitas misturas e de dimensões continentais, o que o faz único, em vários sentidos. Porém é preciso enxergá-lo como realmente é: rico, lindo, abundante, próspero, culto e abençoado. Ser do Brasil deve ser motivo de orgulho para quem é daqui – por nascimento ou escolha: é o Nosso País, é a Nossa Terra, é a Nossa Pátria. Sem ufanismo, mas com todo o cuidado de quem ama. Venha para a Aciu.

 

Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige