Educação, Cultura e Esporte

Umuarama, uma cidade Educadora

Em Umuarama a Educação ocupa lugar de destaque, gera milhares de empregos e promove o desenvolvimento tecnológico, social, cultural, artístico e econômico


A Capital da Amizade despontou como Pólo Educacional no início dos anos 70, com a implantação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (Fafiu), hoje Universidade Paranaense - UNIPAR. Passados mais de trinta anos, a Educação está consolidada nas bases econômicas e culturais. A cidade tem cerca de 40 mil estudantes, residentes fixos ou não, nos mais variados cursos nos níveis Fundamental, Médio, Profissionalizante, Superior e Pós-Superior.


Colação de Grau

Umuarama conta com duas Universidades e uma Faculdade, além de vários Estabelecimentos de Ensino Superior e de Pós-Graduação à distância. Os ensinos Fundamental e Médio também são destaque, com 22 escolas municipais, 23 estaduais e 18 particulares. Temos ainda a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e o IFET (Instituto Federal de Tecnologia), que está em fase de implantação e que irá atrair ainda mais estudantes e trabalhadadores, somados a desenvolvimento econômico, social e tecnológico.


O Ensino Profissionalizante é outra modalidade educacional que vem se destacando. Nos últimos cinco anos, vários cursos e escolas profissionalizantes públicos e privados se instalaram em Umuarama. Um exemplo bem sucedido são cursos promovidos pela Prefeitura de Umuarama, através do PROVOPAR (Programa de Voluntariado do Paraná). Desde sua implantação, em 2006, já formou cerca de 8 mil novos profissionais, especialmente nas áreas de secretariado, costura industrial, panificação, cozinha industrial, computação, entre outros.


Para movimentar toda essa estrutura, muitos trabalhadores são necessários. A Educação gera milhares de empregos diretos e indiretos, em todos os níveis. Os impactos econômicos são positivos, especialmente nas vendas do comércio, na venda e locação de imóveis, no setor de serviços, no desenvolvimento cultural e tecnológico de toda a região.


 

CULTURA

Umuarama possui uma cultura considerada uma das mais desenvolvidas da região, representando um índice satisfatório, com relação a outras cidades do Paraná.


A Fundação Cultural de Umuarama (Centro Cultural Schubert), inaugurado em 3 de março de 1990, tem como objetivo despertar e descobrir talentos e atender à comunidade, no que se refere à cultura, com salas de exposições, biblioteca e anfiteatro. O Centro Cultural funciona como uma escola de artes, com aulas de música, dança, pintura em tela e tecido, teatro e conto. O Anfiteatro comporta 636 pessoas sentadas e atende à comunidade na realização de eventos.


A Biblioteca Pública Municipal, com um acervo de aproximadamente 20.000 livros, atende em média 80 alunos por dia. A lei de sua criação é de 4 de setembro de 1971 e, no início, funcionava na Prefeitura Municipal, depois foi para a Praça Santos Dumont. Com a inauguração do Centro Cultural, ganhou espaço apropriado e definitivo.


Festival de Música Femucam

 

ESPORTE

Pelos campos de várzea de Umuarama e região, a boa e velha “pelada” nunca vai perder o seu lugar, assim como os campeonatos interbairros e os regionais amadores, que, graças ao esforços de umuaramenses apaixonados, tem sobrevivido. Contudo, o futebol profissional de campo ficou esquecido e hoje Umuarama não conta com nenhum time de expressão disputando os campeonatos oficiais, como o Paranaense ou o Brasileiro.


Contudo, paixão pela bola rolando, pela disputa na raça e o grito de gol não morreu. O umuaramense encontrou, no futebol de salão, ou futsal, um motivo para extravasar sua alegria e um jeito novo de levar o nome e a bandeira da cidade para os diversos cantos do país.


A bola da vez, não é bola, é bolinha. Atualmente Umuarama possui um dos melhores times de futsal do Brasil, fruto do trabalho e do investimento de empresários locais, que acreditaram no potencial da cidade e na capacidade de acolhimento da sua gente: o Umuarama Futsal (AFSU - Associação de Futebol de Salão de Umuarama).


Umuarama Futsal

Em retribuição, o time vem dando muitas alegrias à torcida . O Umuarama Futsal foi Bicampeão da Chave Ouro do Campeonato Paranaense - 2008, Campeão da Taça Paraná - 2008, Campeão da Copa Tóquio - 2008, Campeão do Torneio Capital da Amizade - 2008, Campeão da Chave Ouro do Campeonato Paranaense - 2007, Tricampeão dos Jogos Abertos do Paraná - 2005, Bicampeão dos Jogos Abertos do Paraná - 2004, Campeão dos Jogos Abertos do Paraná - 2003, e Campeão da Chave Prata do Campeonato Paranaense – 2003.


Foi em 2006 que o Umuarama Futsal despontou, ao atuar pela primeira vez na Liga de Futsal. Mesmo em um campeonato muito apertado, com adversários de altíssimo nível, o time conseguiu chegar honrosamente às oitavas de final, orgulhando os torcedores e dando um passo enorme para o reconhecimento da AFSU como principal entidade representativa do esporte no município.


A raça dos jogadores e os esforços conjuntos de empresários e pessoas que acreditaram na modalidade estão fazendo o Umuarama Futsal conquistar muitos fãs. Depois de cada conquista, os jogadores são saudados calorosamente como heróis, desfilam em carro aberto pelas ruas da cidade e são reconhecidos como personalidades e representantes da força e da alegria do povo umuaramense.


Curiosidade: Toda essa simpatia rendeu ao time mais uma glória. Atualmente, a TORCIDA JOVEM (torcida organizada oficial do Umuarama) é a maior torcida organizada do futsal brasileiro.


Praça Hênio Romagnolli, 3800 87504-380 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 8422-1493
Facebook Twitter
Prestige