INSTITUCIONAL

Fundada no dia 22 de setembro de 1964, uma terça-feira de temperatura amena, que marcava o início da primavera de um ano bastante produtivo para Umuarama, a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) nasceu da determinação de um grupo de empresários visionários, que enxergava muito além de seu tempo e sabia que o associativismo era a melhor alternativa para que o setor ganhasse força e representatividade.

A entidade fincou seus pés nas terras arenosas de Umuarama tendo 14 associados: Amyr Bussmann – que foi o primeiro presidente, em caráter interino –, Luiz Catarin – o primeiro presidente eleito por voto direto, dois meses depois –, Luiz Carlos Miranda, João Pereira de Almeida, Luiz Carlos Stefani, Napoleão de Alencar Filho, Massayuki Okumura, Nicanor dos Santos Silva, Santo Guerrer, Artur Fernandes, Kami Mitusi, Armando Luiz Bretas, Braz Pereira de Marins e Gilberto Lopes.

Fachada Fachada Aciu

O primeiro estatuto da Aciu foi registrado no dia 22 de outubro daquele mesmo ano e traz os objetivos preliminares dos fundadores, pontos absolutamente atuais e seguidos à risca pela atual diretoria, como “pugnar pela defesa das classes que representa, mantendo elevados seus níveis moral e intelectual, desenvolver entre os comerciantes, industriais e prestadores de serviço o espírito de solidariedade, manter todas as funções que o código comercial e demais leis do País a que conferem as associações classistas, além de procurar dirimir amigavelmente as questões por ventura surgidas entre as classes que represente ou entre seus associados”.

Hoje, quase 49 anos depois, a Aciu é reconhecidamente uma das principais entidades representativas do Paraná, sendo considerada o 4º Poder de Umuarama, congregando mais de 1.300 associados. A força do setor empresarial fala alto e é respeitada. As conquistas são muitas e acompanham o franco desenvolvimento econômico e social da cidade.

Muito se fez, muito ainda há por fazer. Mas uma certeza é inquestionável: o associado Aciu tem sempre muito mais.

OBJETIVOS
  • Pugnar pela defesa das classes que representa mantendo elevados seus níveis moral e intelectual;
  • Desenvolver entre os comerciantes e industriais e serviços, o espírito de solidariedade;
  • Manter todas as funções que o código comercial e demais leis do País a que conferem as associações comerciais e industriais;
  • Procurar dirimir amigavelmente as questões por ventura surgidas entre as classes que represente, ou entre seus associados.
ESTATUTO ACIU
Estatuto
Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige