VELOCIDADE
Umuarama terá 50 câmeras para sistema de monitoramento do trânsito

Prefeito Celso Pozzobom anunciou Plano de Mobilidade Urbana nesta terça-feira

04/07/2017

Com o objetivo de fazer reduzir o número de acidentes no perímetro urbano de Umuarama, a administração municipal anunciou que pretende instalar 50 câmeras para vídeo-monitoramento do trânsito, os chamados radares fixos. A ação foi anunciada em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (4), quando o prefeito Celso Pozzobom a implantação do Plano de Mobilidade Urbana para “modernizar” o tráfego na cidade.

Pozzobom explicou que a decisão de colocar radares veio após período de estudo realizado durante todo o mês de maio. “Fizemos o monitoramento de 33 pontos da cidade que acreditávamos ser os mais complicados ou arriscados. Os resultados foram espantosos: foram registradas nada menos que 3.167 imagens de veículos em excesso de velocidade, sendo 2.300 infrações médias (73%), 793 infrações graves (25%) e 70 infrações gravíssimas (12%). É um retrato de um trânsito que não podemos admitir”, declarou, relatando que caso fossem as infrações registradas fossem transformadas realmente em multas de trânsito, totalizaria um montante de R$ 515.814,09.

Segundo a diretora do Umutrans, Dianês Piffer, a instalação de radares são uma resposta moderna para a reestruturação do trânsito na cidade. Para ela, a instalação de quebra-molas é algo retrógrado, passado, que além de ineficiente, é caro. “Para se ter uma ideia, nos últimos oito anos foram instalados 320 quebra-molas em Umuarama. Só este ano recebemos a solicitação de instalação de mais 120. Isso é um absurdo, pois trata-se de um procedimento dispendioso – cada um custa em média R$ 3,5 mil – e que não resolve o problema da população”, destacou.

Tanto a diretora quanto o prefeito foram categóricos ao afirmar que a Prefeitura não vai voltar atrás na decisão da instalação dos radares. “Não vamos mais investir em quebra-molas. O trânsito vai ser monitorado por radares. Já iniciamos o processo de licitação e num primeiro momento, acreditamos que dentro de 90 dias, vamos estar instalando pelo menos 30 deles. Temos consciência de que toda transformação, toda mudança gera desconforto, mas precisamos deter as mortes e acidentes graves no trânsito de nossa cidade”, finalizou.

 

Clique para ampliar a foto
Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige