CONCIENTIZAÇÃO
Semana Nacional do Trânsito é aberta em Umuarama

Diretores da Aciu, membros do Conselho de Trânsito, participam de evento

20/09/2017

A Semana Nacional de Educação no Trânsito foi aberta na manhã desta segunda-feira, 18, na Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) com uma apresentação de objetivos e ações já realizadas para a melhoria das condições do tráfego e da segurança para pedestres. Diante da presidente da Câmara, Maria Ornelas, vereadores, secretários municipais e diversas lideranças, a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, apresentou o trabalho realizado ao longo do ano e defendeu a importância da conscientização dos motoristas, aproveitando o slogan da semana - “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Por meio de parceria com as secretarias de Obras, Planejamento Urbano e também de Serviços Públicos, foram retiradas ilhas, painéis de publicidade no meio de cruzamentos e revitaliza a sinalização e os semáforos em diversos pontos – como os cruzamentos da Avenida Tiradentes com – Liberdade e Rua do Centro; Castelo Branco com Ney Braga (próximo ao Hotel Caiuá) e com a Parigot de Souza e a Flórida, no Bosque dos Xetá; e na Parigot de Souza com a Ipiranga e a Rua do Bosque.

“Além disso, implantamos 11,6 mil metros quadrados de sinalização horizontal (pinta de faixas e orientação do tráfego) e colocamos cerca de 400 placas de trânsito. Cerca de 80 precisaram ser recolocadas, devido ao vandalismo”, disse Dianês, lembrado outras ações da Umutrans, como a demarcação de faixas e sinalização no trevo saída para Maria Helena (atendendo orientação do DER), conversão de ruas me mão única e reorientação de cruzamentos. Ela agradeceu o apoio da PM e da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito e disse que várias ações estão programadas para a semana, inclusive a reativação da Escolinha de Trânsito da Umutrans, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, apara alunos da rede pública.

O secretário municipal de Administração, que acumula Defesa Social, Vicente Gasparini, falou em nome do prefeito Celso Pozzobom – que estava em viagem – e lembrou que neste ano, cerca de 800 pessoas já se envolveram em acidentes, na cidade, e oito delas infelizmente perderam a vida. “Precisamos unir esforços e agir, de forma inteligente, para reduzir esses números. Mas o trânsito depende muito da condução dos motoristas”, comentou. O secretário disse que a Prefeitura estuda a contratação de um plano de mobilidade urbana que exigirá cerca de um de prazo para implantação, “pois precisamos tratar o nosso trânsito como de cidade grande, já preparando o futuro de Umuarama”.

O secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genesio Picoloto, lembrou que no mundo cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas do trânsito. “O Brasil é um dos cinco países com mais vidas perdidas nas ruas e estradas e o trânsito é a quinta maior causa de mortes em todo o mundo, por isso as coisas precisam mudar”. E continuou: “trânsito é um caso de saúde pública, que lota hospitais, UTIs, e acaba afetando todo o sistema de saúde. Por isso, devemos nos conscientizar e evitar os acidentes dirigindo com mais atenção, não beber, manter a revisão dos veículos em dia e não falar ao celular quando estiver na direção”, recomendou.

Na solenidade, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram homenageados pela parceria com a Guarda Municipal, no atendimento de ocorrências de trânsito e socorro às vítimas, e por fim os convidados foram brindados com um café da manhã. O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, e a empresária Irene Dias Cardoso, da diretoria da Aciu e do Conselho Municipal de Trânsito, prestigiaram o evento.


 

Texto: Assessoria de Imprensa/PMU

Fotos: José Anselmo Sabino/PMU

 


 

Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige