CAPACITAÇÃO
Bombeiros apresentam palestra sobre segurança

Chefe do setor de vistorias e análises de projetos participa de reunião na Aciu

29/08/2018

Dieferson Silva, primeiro-tenente chefe do setor de vistorias e análises de projetos do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente, foi o convidado deste mês para a reunião de associados Aciu, realizada na manhã desta quarta-feira (29). Ele apresentou a capacitação “Prevenir é o Caminho”, abordando temas como vistorias e prevenção.

O primeiro-tenente explicou que edificações com fins comerciais necessitam de Projeto de Prevenção, que deve ser apresentado antes do início da construção. “Arquitetos e construtores sabem dessa determinação e têm procurado cumpri-la, pois sabem que é muito melhor construir dentro das determinações de segurança apresentadas no PSCIP (Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico), que é o conjunto de documentos definidos em norma específica, que deve passar por análise do Corpo de Bombeiros antes da construção de uma edificação ou área de risco”, detalhou.

Silva alertou que as normas de segurança utilizadas pelos bombeiros são leis sobre prevenção contra incêndio e devem ser respeitadas. “Algumas pessoas não entendem que nosso trabalho é lutar em defesa da vida, por isso é preciso ser determinado e exigente, pois prevenir é muito melhor que tentar reparar uma tragédia, que é um incêndio, por exemplo”, comentou.

O chefe do setor de vistorias também apresentou o PrevFogo, site do Corpo de Bombeiros do Paraná onde os cidadãos podem requerer uma série de serviços, inclusive vistorias e análises de projetos, de forma simples e direta. O primeiro-tenente esclareceu ainda que a partir de 1º de janeiro de 2019 o Corpo de Bombeiros terá poder de fiscalização, podendo interditar prédios públicos e privados que não apresentem condições reais de segurança – até lá eles só têm esse ‘poder de polícia’ em caso de queda iminente, por exemplo.

 

Portas abertas

O major Andrey Falkiner Fernandes, comandante do 6º Subgrupamento de Corpo de Bombeiros Independente, aproveitou a reunião com empresários e falou sobre ‘os novos tempos na instituição’, em que há uma busca por aproximação com a sociedade empresarial. “Os profissionais bombeiros não pensam em notificar, autuar e multar, mas sim em instruir, em oferecer informações e apoio para que todos vivam em segurança”, afirmou, convidando a todos para que se dirijam à sede do 6º SGBI quando tiverem quaisquer dúvidas sobre vistorias, planejamentos e segurança.


 

Legenda – Bombeiros na Aciu

O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, com o major Falkner e o primeiro-tenente Dieferson Silva: mais segurança para a sociedade


 

Clique para ampliar a foto
Praça Hênio Romagnolli, 3800 87501-190 - Umuarama/PR
Telefone

  • 44 3621-6700
  • 44 98422-1493
Facebook Twitter
Prestige