ATENDIMENTO
Adriano Pereira abre ciclo de palestras na Aciu

Semana de Gestão é um evento voltado a atendimento e às vendas de Natal

26/11/2018

Adriano Pereira, especialista em gestão estratégica de marketing, abriu a “Semana Aciu de Gestão – Atender Melhor, Vender Mais” com a palestra “Como os Clientes Pensam e Consomem Hoje em Dia?”. O consultor propôs uma atividade diferente, levando os participantes até a Praça Hênio Romagnolli (em frente a Aciu), onde discutiram o perfil do consumidor moderno.

De forma objetiva, Adriano abordou pontos importantes sobre os diferentes tipos de consumidores, falando sobre a importância de se dedicar atenção exclusiva e diferenciada a cada um deles. Falou sobre os “avós no consumo”, destacando que os idosos (pessoas acima dos 60 anos) são completamente diferentes hoje, em comparação com 20 anos atrás. “Os idosos estão conectados, têm whatsapp, têm grupos, têm muita informação. E mais: se cuidam, são vaidosos, fazem questão de consumir bons produtos e pagam o preço”, definiu.

O palestrante alertou que um bom vendedor não pode ter preconceito de nenhuma forma na hora de atender e nem deve pensar em ‘enganar’ o consumidor. “Hoje em dia, com o fenômeno da internet, a informação é rápida e completa. Não adianta você dizer que o produto X tem tais qualidades, pois seguramente o consumidor não é tolo, ele está sempre antenado e quando vai à loja seguramente já pesquisou tudo”, disse.

Como muita gente tem preferido comprar em lojas virtuais, as lojas físicas devem ter atrativos para incentivar a vinda dos consumidores. “O cliente precisa ficar à vontade e confortável e principalmente receber um atendimento rápido: ninguém suporta mais ter de esperar, todos têm urgência em serem atendidos nesses tempos de internet, de ultravelocidade. Esteja preparado para ser sempre rápido”, observou.

Dentre outros pontos abordados, o consultor falou sobre a importância do pós-venda, que classificou como ‘fundamental’, pois é o momento em que um vendedor mostra que realmente se interessa pelo cliente e não só com as compras que ele faz na loja. “O cliente deve ser tratado muito bem dentro e fora da loja. Não adianta nada você ser gentil e se mostrar íntima de sua cliente e depois, no supermercado ou na rua, você nem sequer dizer bom dia. Ligue, mande uma mensagem, mostre que você se importa”, conclui.

 

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