PELA REDE

Jovens empresários se unem para discutir vendas pela internet

Evento do Conjove da Aciu pretende abrir as portas do mundo virtual para empresas interessadas em inovação

Com o objetivo de reunir empresários do ramo varejista dispostos a entrar para o mundo do comércio eletrônico, o Conjove – Conselho do Jovem Empresário da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) realizou na manhã de ontem (27) o 1º E-Coffee – Mesa-Redonda Sobre E-Commerce. Os participantes expressaram suas principais dificuldades ao ingressarem no mercado virtual e tiveram a oportunidade de aprender através da apresentação de cases de sucesso de empresas umuaramenses que já atuam neste setor.

Após a apresentação dos números e estatísticas do e-commerce brasileiro, os empresários puderam esclarecer suas dúvidas de forma direta, perguntando diretamente aos empresários com mais experiência, como Raphael Biudes, da Multimeed do Brasil, que há oito anos possui sua loja virtual. “Aprendemos muito nesse período e garanto que foi um investimento transformador, pois nossa empresa hoje tem know-how e estrutura para atender a clientes do Brasil inteiro. O importante é ter um bom suporte tecnológico para que as negociações realizadas sejam sempre positivas”, afirmou Biudes.

De acordo com o empresário Guilherme Turcato, da Prestige Agência Web, o primeiro passo para quem quer iniciar suas atividades na internet é procurar por profissionais responsáveis pela implantação da loja virtual. “Não importa o ramo de atividade, o tamanho da empresa ou qualquer outro fator, o fundamental é recorrer à assessoria profissional.“, alerta.

Turcato, que foi o mediador da mesa-redonda, detalhou que o empresário novato precisa ter em mente que os negócios virtuais, assim como os tradicionais, exigem dedicação dos administradores. “Realizar negócios pela internet necessita de um plano de marketing, de pesquisas fundamentadas com profissionais do mercado e exige investimentos que nem sempre são mais baratos que nos negócios comuns. Nós sempre aconselhamos nossos clientes que a responsabilidade nas negociações é exatamente a mesma”, disse.
Para relatar suas experiências positivas no mercado virtual, os participantes do evento puderam questionar diretores e administradores das empresas Bononi Acessórios, Rubens Papelaria, ParaísoShop, Home Toy Casinhas de Brinquedo, Multimeed, Pescarama, Pokker Club e Refrirama
“Este foi um primeiro – e bem-sucedido – encontro, mas nosso propósito é transformá-lo em uma reunião mensal. O objetivo é despertar empresários para essa realidade de que o comércio pela internet pode representar um grande salto transformador para empresas de quaisquer tamanhos e atividades”, comentou João Vitor Ribeiro Semensato, presidente do Conjove.