Aciu InterAtiva nº 304
Publicado em 01/03/2019
PÁSSARO
Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós: cada empresário é livre para decidir a que horas abre ou fecha as portas de sua empresa. Ele tem o poder de decidir livremente se abre, até as cinco da tarde, um, dois ou quatro sábados por mês. Ele pode fazer o que quiser, desde que respeite os rigores das leis trabalhistas, promovendo a segurança e a defesa dos direitos de seus funcionários. Que a nossa liberdade seja sempre a nossa voz.
SAPUCAÍ
Em verdade, Carnaval não é feriado nacional, sabia? É apenas ponto facultativo. Porém convencionou-se, com o passar dos anos, que seria um dia para que todos pudessem descansar e até preparar-se para a Quaresma, que inicia na famosa Quarta-Feira de Cinzas (dia 6 de março agora).
PORTA
O que abre e o que fecha neste pseudo-feriado? Muitas empresas não vão abrir na próxima segunda-feira, dia 4 (geralmente aproveitam a data para compensar horas ou mesmo premiar seus funcionários), mas a maioria – principalmente do comércio varejista em geral – vai funcionar normalmente, o que é muito bom para aqueles que querem fazer suas compras. Ah, sim, supermercados vão abrir até na terça-feira de Carnaval. Prefeitura e outros órgãos públicos fecham. Hospitais funcionam no sistema plantão.
IMÃ
Durante reunião de associados da Aciu, na última quarta-feira (25), foram lançados dois núcleos setoriais: Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Núcleo de Franqueadores (NFU). A ação é uma realidade por meio do programa Empreender, do Conselho do Jovem Empresário da Aciu, em parceria com a Faciap e o Sebrae.
LAÇO
Guilherme Turcato, diretor de Núcleos Setoriais da Aciu, explica que o programa visa o fortalecimento de micros e pequenas empresas ao reunir empresários de um mesmo setor nesses grupos. A ideia é criar outros núcleos setoriais que abrangem outros segmentos empresariais. O que reflete com fidelidade o espírito do programa é a forma de associativismo que ele propõe, apresentando uma nova visão de parceria na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.
ALIANÇA
Dentre as atividades desenvolvidas nos Núcleos Setoriais, destaque para treinamentos e palestras específicas para o setor, parcerias com fornecedores, compras conjuntas e negociações coletivas, participação conjunta em congressos, feiras e workshops, intercâmbio de informações e conhecimentos, formação de consórcios, lobby junto a entidades públicas e privadas e campanhas culturais, dentre outras ações. Saiba mais sobre os Núcleos com Guilherme Turcato ([email protected] e whats (44) 98812-2980) ou Adriano Rodrigues ([email protected] e whats (44) 99908-4244).
FLASH
Todos os 100 ingressos para o Jantar das Mulheres já foram vendidos (em algumas horas). Isso é a marca do sucesso de eventos organizados pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, presidido por Carina Previato e suas top conselheiras. Será na segunda-feira, dia 11 de março, a partir das 20h, na Choperia Kaskata.
ADIÇÃO
O Programa de Desenvolvimento de Umuarama (Prodeu) beneficiou mais uma empresa com a concessão de terreno para ampliação da atividade industrial. A Noroeste Metais, especializada em reciclagem de metais como alumínio, cobre, bronze e ferragens em geral, assinou contrato de concessão de direito real de uso de imóvel público municipal e a expectativa é de haver a contratação de 20 funcionários. A Aciu faz parte do Prodeu, um verdadeiro estímulo que a Prefeitura oferece aos empresários.
AGITO
E por falar em Prefeitura, a Associação dos Clubes de Mães com o Provopar Municipal ainda tem vagas para vários cursos de qualificação, que permitem iniciar uma nova profissão, empreender e aumentar a renda doméstica. Os cursos são de cabeleireiro, pintura em tecido, confecção de lingerie, crochê, manicure e bordados manuais, com aulas em dias e horários variados. Para mais informações entre em contato pelo telefone (44) 3624-1730 ou diretamente no Provopar (na Castelo Branco 4547).
FOCO
Boas parcerias privilegiam ambas as partes envolvidas. Sozinho tudo se torna mais difícil. Acompanhado, até tarefas desestimulantes ficam mais agradáveis. E o melhor é que o espírito do cooperativismo pode ser desenvolvido, estimulado, iniciado a qualquer momento: basta pensarmos que a união sempre será de grande valia para o ser humano. É por isso que a Aciu existe. É por isso que sempre estamos focados em promover o fortalecimento da classe empresarial. Venha para a Aciu e traga suas ideias. Bom Carnaval!