ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

História

Aciu: décadas de dedicação ao empreendedor umuaramense

Empresários visionários vislumbraram no associativismo a melhor alternativa para impulsionar a representatividade e no dia 22 de setembro de 1964, uma terça-feira de temperatura amena, foi fundada a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

Eram, originalmente, quatorze associados: Amyr Bussmann, primeiro presidente, em caráter interino; Luiz Catarin – primeiro presidente eleito por voto direto; Luiz Carlos Miranda; João Pereira de Almeida; Luiz Carlos Stefani; Napoleão de Alencar Filho; Massayuki Okumura; Nicanor dos Santos Silva; Santo Guerrer; Artur Fernandes; Kami Mitusi; Armando Luiz Bretas; Braz Pereira de Marins e Gilberto Lopes.

O primeiro estatuto foi registrado no dia 22 de outubro do mesmo ano. Apresentava os objetivos preliminares, com ênfase para o desenvolvimento das atividades de comerciantes, industriais e prestadores de serviço. Aproximadamente seis décadas depois, a Aciu é reconhecida como uma das mais relevantes entidades representativas do Estado, congregando mais de 1,4 mil associados.

Atua efetivamente em prol das causas de interesse da sociedade organizada, sempre através de parcerias com as mais diversas entidades e instituições. Por tudo isso, mais do que nunca, a Aciu é a Casa do Empresário!

Objetivos

  • Pugnar pela defesa das classes que representa, mantendo elevados seus níveis moral e intelectual;
  • Desenvolver entre os comerciantes, industriais e representantes do setor de serviços o espírito de solidariedade;
  • Manter todas as funções que o código comercial e demais leis do País, concernentes às associações comerciais e industriais;
  • Procurar dirimir amigavelmente as questões por ventura surgidas entre as classes que represente, ou entre seus associados.
Estatuto ACIU