Aciu InterAtiva nº 310
Publicado em 12/04/2019
LIVRAI
Controvérsias à parte, o final – mesmo que temporário – da Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo de Umuarama, tem trazido outros grandes problemas, que seguramente vão afetar em cheio o caixa das empresas. Como ‘tá tudo liberado’, os primeiros a ocupar as vagas em frente às lojas são, via de regra, carros dos próprios empresários, gerentes e funcionários. E o cliente, menina dos olhos de todo comerciante, vai estacionar onde? Reclamações pipocam sobre a falta de vagas, porém só com a conscientização de empresários e funcionários pode ser que isso se resolva.
SIGA
O Procurador Federal do Trabalho, André Vinicius Melatti, participou de bate-papo com empresários na Aciu na manhã desta quinta-feira (11). Ele abordou o tema “Convenção Coletiva de Trabalho e Funcionamento do Comércio em Umuarama”. Ele também falou sobre a compensação de horas por meio do Banco de Horas.
VÁ
Dr. André Melatti comentou a pesquisa realizada pela Aciu sobre o horário de funcionamento do comércio em Umuarama, abordando principalmente a questão da abertura em dois sábados por mês. O procurador federal esclareceu que as empresas podem abrir até quatro sábados por mês, desde que cumpram à risca a legislação trabalhista, que assegura, dentre outras coisas, o respeito ao limite de 44 horas semanais (mais duas extras por dia).
CONTINUE
Uma alternativa para que as empresas possam abrir dois sábados por mês, das 9h às 17h, é o estabelecimento de um Banco de Horas, que é a compensação do trabalho por folga, detalhando que o excesso de horas em um dia é compensado pela correspondente diminuição em outro dia, ou seja, se o empresário quer que o empregado trabalhe no sábado três horas a mais, basta reduzir essas três horas na semana anterior.
NOTE
Porém Dr. Melatti fez questão de esclarecer que o Banco de Horas possui várias modalidades e que pode depender de acordo com o sindicato dos empregados. Ele citou os exemplos: ‘Anual’ (deve ser elaborado por meio de negociação coletiva), ‘Semestral’ (pode ser elaborado por meio de acordo individual escrito), ‘Mensal’ deve ser elaborado por meio de acordo individual escrito ou tácito e o ‘Semanal’, que não se exige acordo prévio individual ou coletivo, limitando a duas horas extras diárias. Veja aqui o resumo de cada modalidade de Banco de Horas, em resumo preparado pelo próprio Procurador Federal do Trabalho.
VOLTE
Por sugestão dos empresários presentes e do próprio Dr. Melatti, a Aciu deve promover um encontro entre os presidentes dos sindicatos dos Empregados no Comércio (Sindecomu) e Patronal (Sindlojistas). O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, reafirmou que é com muita satisfação que a instituição tenta contribuir para que haja um ordenamento na definição da CCT.
VENHA
A 2ª Semana Aciu de Gestão – Atender Melhor, Vender Mais, chega com foco nas vendas para o Dia das Mães. Serão cinco dias de palestras, treinamentos e capacitações especiais com muita informação para empresários e profissionais de vendas, sem custo algum para associados e seus colaboradores. Será de 22 a 26 de abril, sempre das 7h45 às 9h, com café da manhã.
APRECIE
O consultor Kenny Gonçalves abre a Semana (segunda-feira, 22) com a capacitação “Você é Apaixonado Pelo Problema de Seu Cliente?”, abordando como turbinar as vendas com um olhar diferenciado no que realmente importa. Na terça-feira (23) o empresário e master coach André Oliveira (leia-se CredFacil) apresenta a palestra “Inteligência Emocional Nos Negócios”, abordando formas de influenciar pessoas.
APRECIE II
Quarta-feira (24) é vez do professor Rodrigo Resende, da Faculdade Alfa, apresentar o treinamento “Tudo É Venda”, indicando que se prometa menos e se entregue mais ao cliente. Quinta-feira (25) o também professor Ricardo Botelho Camargo aborda o tema “Como Vender e Surpreender o Cliente”, apresentando técnicas para se vender muito mais. O consultor regional do Sebrae, Adriano Pereira, encerra a missão com a capacitação “Indo Além do Óbvio”, mostrando como identificar oportunidades para conquistar o cliente e fidelizar vendas.
LIGUE
Como as vagas são limitadas, as inscrições para a 2ª Semana Aciu de Gestão devem ser feitas já, pelo telefone (44) 3621-6700 ou e-mail [email protected], lembrando que a participação é gratuita, porém limitada a duas pessoas por empresa.
CONTROLE
Restam poucas vagas para o super curso de quatro dias com Braz Vendramini, a capacitação “Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas”, entre os dias 15 e 18 de abril, na sala de treinamentos da Aciu, com aulas sempre das 19h às 22h30. Nos dias 15 e 16 de abril (segunda e terça) será “Análise de Crédito” e nos dias 17 e 18 de abril (quarta e quinta) “Cobrança de Dívidas”. Ligue (44) 3621-6700 ou envie e-mail para [email protected].
DOE
Destine seu imposto a pagar na Declaração Anual de Imposto de Renda para a manutenção de pelo menos 20 entidades assistenciais de Umuarama, assistidas pelo Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Fale com seu contador que quer doar e qualquer dúvida entre em contato com o Conselho pelo telefone (44) 3906-1092 ou e-mail [email protected].
SAIBA
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) quer que os honorários pagos a procuradores do Estado pelas empresas ao aderirem ao Refis Estadual seja revisto. Para a Faciap, os honorários previstos no programa de parcelamento de débitos tributários devem ser reduzidos ou até extintos. Na legislação federal que trata do tema não há incidência de honorários para as empresas e o Paraná poderia seguir o mesmo modelo, segundo o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.
CONECTE-SE
O Sebrae apresenta a “Conect Agro Indústria 4.0 – Startups e Transformação Digital”, no dia 15 agora, às 15h. Aprenda com as melhores práticas do Brasil e do Vale do Silício e desmistifique o que está acontecendo no mundo sobre nova era exponencial e transformação digital. Um evento exclusivo para empresários e líderes da indústria de alimentos. Informe-se pelo (44) 3623-8100.
CONHEÇA
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza em Umuarama o 1º Simpósio de Tecnologia e Gestão do Agronegócio, de 15 a 17 de abril, com início sempre às 19h e entrada gratuita. Tendo como temas centrais Cooperativismo Financeiro, Piscicultura, Pecuária Leiteira e Homeopatia e Nutrição Animal, o evento é uma realização do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Mais informações pelo telefone (44) 3361-6200.
FOCO
Especial é quem luta sem medo. Importante é quem defende a família e os amigos. Exemplo dá quem não tenta subir destruindo o próximo. Livre é quem vai dormir com a certeza de que não passou ninguém para trás. Feliz é aquele que tem amigos verdadeiros por tudo o que ele representa e não pelo que ele aparenta. A Aciu é a Casa do Empresário e suas portas estão sempre abertas para as boas ideias.