Aciu Interativa n° 450

Publicado em 11/04/2020

Judiciário

A juíza Sandra Lustosa Franco concluiu que o Juizado Especial da Fazenda Pública de Umuarama não tem competência para julgar pedido da defensoria pública para o retorno do fechamento do comércio de Umuarama, derrubando parte do decreto municipal vigente. Franco extinguiu o processo sem resolução de mérito, ou seja, sem analisar o conteúdo da ação e determinou a remessa dos autos a uma das Varas da Fazenda Pública da Comarca de Umuarama, que ficará responsável pela questão. O comércio de Umuarama segue aberto conforme as normas do decreto 82/2020.

Coisa séria

Os organismos de segurança de Umuarama estão dispostos a atuar para coibir aglomerações observadas nas imediações de agências bancárias e casas lotéricas nos primeiros dias da retomada das atividades do comércio. Isso porque os gerentes relatam situações absurdas, culminando com agressões verbais a funcionários. A presença maciça de idosos, na maioria das vezes desnecessária, e de muitas crianças, são fatores preocupantes.

Fomento Paraná

A Fomento Paraná recebeu mais de 10 mil propostas de financiamento em pouco mais de uma semana. O movimento começou desde que o governo do Estado lançou o pacote de medidas emergenciais de apoio a empreendedores informais, MEI, micro e pequenas empresas para preservação de empregos e salários. O número representa duas vezes o volume total de operações contratadas durante todo o ano de 2019, quando a instituição bateu o recorde em contratações de microcrédito, com 5.361 empreendimentos beneficiados.

Adequações

A demanda pelo crédito foi muito maior do que o esperado. Por conta do volume de recursos solicitado, e da situação de emergência, a Fomento Paraná está alterando todo o modelo de processamento para concessão do crédito, com uma nova plataforma digital. Enquanto o crédito não é liberado, empreendedores que já possuem contratos com a instituição são alertados sobre a possibilidade de solicitar a suspensão dos pagamentos das parcelas do crédito concedido por até 90 dias.

Todos pela causa

O setor de fiscalização da prefeitura de Umuarama tem elogiado a postura do comércio em geral, que não tem medido esforços para conscientizar colaboradores e consumidores, tornando efetivos todos os procedimentos de higienização e assegurando o número ínfimo de pessoas no interior do estabelecimentos.

Cesta inflacionada

O Procon apurou as variações de preços de 35 itens de alimentação, higiene e limpeza que compõem a cesta básica. A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 em seis supermercados de Umuarama. Na média, a cesta básica apresenta alta de 0,27%, custando R$ 559,35. Molho de tomate (159%), leite em pó integral (60%), tomate (55%) apresentam as maiores elevações. Por outro lado, batata, sabão em pó e banana registraram reduções expressivas, segundo o Procon (-29%, -25% e -23%, respectivamente).

Boa informação

Confira no site da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (www.aciupr.com.br) matérias sobre linhas de crédito emergenciais para MEI, empresas de pequeno porte e outros conteúdos relevantes e recentes sobre o cenário econômico em tempos de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Preocupação

A Associação Médica de Umuarama demonstrou, na manhã desta quarta-feira (8), por meio de um comunicado, preocupação em relação ao número de novos leitos disponibilizados pelo Paraná para atendimento de pacientes com coronavírus na cidade. O comunicado é assinado pelo presidente da entidade, Ronaldo de Souza.

Sem histeria

A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta à população que não é necessário ir ao CRAS para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Neste momento de enfrentamento ao coronavírus, as filas devem ser evitadas e o órgão não é responsável por este benefício temporário.

Alívio

O Banco Central (BC) facilitou a concessão e renegociação de crédito para pequenas e médias empresas. A medida tem o potencial de liberar aproximadamente R$ 3,3 bilhões que poderão ser usados em novas operações de crédito para o segmento e permite reestruturação de R$ 228 bilhões em operações de crédito dessas empresas. Para liberar esses recursos, o BC diminuiu o requerimento de capital das operações de crédito destinadas a pequenas e médias empresas.

"É melhor falhar na originalidade do que ter sucesso na imitação" - Herman Melville

Excelente semana!

A Aciu é a Casa do Empresário!