Aciu Interativa n° 454

Publicado em 08/05/2020

Situações evitáveis

As aglomerações no exterior das agências da Caixa levaram à adoção de medidas como a ampliação do horário de atendimento e o aumento do número de colaboradores prestando informações e monitorando  o cumprimento das medidas restritivas. A Aciu está empenhada em disseminar informações relevantes: a maioria das pessoas procura as agências para pedir informações e não para sacar o auxílio emergencial. O cadastro e o acompanhamento não são feitos nas agências. Não é preciso madrugar nas filas. Evite espera excessiva e aglomerações. Fique atento ao calendário de pagamento e atualize o aplicativo para ter acesso a novas funcionalidades.

Ajuda federal

Em abril, houve queda R$ 448,6 milhões nas receitas de ICMS, principal tributo estadual. A previsão para maio é de redução de até R$ 740 milhões. Com isso, o estado receberá aproximadamente R$ 2 bilhões do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.  Segundo a tabela de destinação de recursos federais, divulgada nesta quarta (6), caberá a Umuarama R$ 12,9 milhões.

LDO

A Prefeitura de Umuarama realizará a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021) na próxima segunda (11), a partir das 15h. Respeitando decreto municipal, a participação do público será exclusivamente online. Todo cidadão pode acessar o site oficial do município (www.umuarama.pr.gov.br) para conhecer o projeto e contribuir para a elaboração do plano, encaminhando sugestões para o email [email protected] até o próximo dia 13. A transmissão da audiência será realizada por meio dos canais oficiais do município (site e redes sociais).

Boa notícia

Em visita ao prefeito Pozzobom, o novo gerente da Plusval em Umuarama, Rodrigo Francisco, confirmou o início do abate de frangos na unidade de Umuarama para a segunda quinzena de junho, com a previsão inicial de 60 mil aves por dia. Informou ainda que a contratação de trabalhadores deve ser ampliada a partir do próximo dia 15, com a ocupação de mais 390 postos de trabalho – totalizando cerca de 600 operários na planta industrial e em setores administrativos, para o início das operações.

Prêmio Mulher Empreendedora

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio Faciap Mulher Empreendedora. O prêmio tem como objetivo valorizar cases de sucessos de empreendedorismo de mulheres empresárias que transformaram seus sonhos em realidade, além de fomentar o empoderamento feminino e a forte representatividade de mulheres em cargos de direção. Serão selecionadas 12 finalistas, uma de cada região abrangida pelas coordenadorias do sistema Faciap. Elas receberão troféu e certificado alusivo ao título de ganhadora do prêmio.

Regulamento e Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet através do link https://materiais.faciap.org.br/ii-premio-faciap-mulher-empreendedora. Antes de realizar a inscrição é importante que a candidata leia atentamente o regulamento do prêmio e o guia de redação, pois será necessário enviar o relato junto com o Formulário Eletrônico de Inscrição. O prêmio é destinado a mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, associadas a uma entidade pertencente ao sistema Faciap. A cerimônia de premiação ocorrerá em local e data a serem definidos pela comissão.

Recorde

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) registrou, desde o dia 23 de março, mais de 1.500 pedidos de crédito e financiamento por parte de empresas paranaenses, que buscam recursos para manter o fluxo de caixa das empresas e amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus. As solicitações somam R$ 2,9 bilhões, recorde de pedidos chegando a três vezes o número total de pedidos durante 2019.

Sinais animadores

Na contramão da queda de atividade que muitos setores estão enfrentando, efeitos positivos na geração de empregos são notados em áreas consideradas essenciais. Construção civil, supermercados e hospitais contribuíram de forma significativa para a contratação de 85 trabalhadores em abril em Umuarama. Esse foi o saldo das dezenas de entrevistas e encaminhamentos intermediados pela Agência do Trabalhador, apesar da economia local atravessar um momento difícil em razão da pandemia do coronavírus.

Alto índice

Umuarama superou a casa dos 2 mil casos confirmados de dengue desde agosto do ano passado e existem 4.373 casos suspeitos em investigação. No total, o município contabiliza 9.310 notificações, das quais 2.856 foram descartadas (exames deram resultado negativo). O alto índice de infestação predial (IIP) e a circulação do vírus contribuem para esses números.

Laboratório de Agravos

A equipe da Vigilância em Saúde ambiental mantém ações constantes de prevenção e combate ao mosquito da dengue por todo o perímetro urbano. A Secretaria de Saúde alterou o horário de funcionamento do ambulatório de agravos, implantado para atendimento exclusivo aos casos de suspeita de dengue. A partir desta quinta (7), o ambulatório – que atende de segunda a sábado – passa a funcionar das 7h às 19h. A alteração objetiva atender melhor a demanda, com grande volume a partir das 7h.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis" - José de Alencar

Uma semana de perseverança

A Aciu é a Casa do Empresário!