Aciu Interativa n° 455

Publicado em 14/05/2020

Campanha

A Aciu é parceira de uma iniciativa muito legal, o programa Mesa Brasil, do sistema Fecomércio. Trata-se de uma campanha estadual de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras. O que for arrecadado será direcionado às entidades assistenciais cadastradas e aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Como a unidade local do Sesc está fechada por conta da pandemia de Covid-19, donativos podem ser entregues na Aciu (térreo do edifício Centro Comercial).

Mega aglomeração

A Aciu emitiu uma nota de repúdio à organização de caravanas de apoio ao presidente Bolsonaro. Partindo de Umuarama, Londrina e outras localidades, apoiadores almejam engrossar o movimento '300 de Brasília', mantenedor de um acampamento na capital federal. O ápice, segundo os organizadores, será no próximo domingo (17). As principais bandeiras das excursões, que na maioria dos casos não exigem o uso de máscaras, são 'Fora, Maia', 'Contra a ditatoga do STF' e 'Fechados com Bolsonaro'.

Concurso para agentes de trânsito

A prefeitura abriu concurso para o cargo de agente da autoridade de trânsito, com jornada de 40 horas semanais sob o regime estatutário. O município está ofertando 10 vagas para ampla concorrência e duas vagas destinadas exclusivamente a pessoas com necessidades especiais (PCN). O salário inicial é de R$ 1.825,17. A taxa de inscrição para os interessados é de R$ 60 e os requisitos básicos são ensino médio completo e CNH 'AB' ou superior. O edital está disponível no site da prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br). O período de inscrições vai até 19 de junho.

Fundo de Aval

Já está operando o Fundo de Aval Garantidor das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná. Gerenciado pela Fomento Paraná, o fundo poderá alavancar mais de R$ 140 milhões em operações de crédito contratadas pela Fomento e BRDE. Obrigatoriamente, 30% do patrimônio do fundo deverá ser aplicado em garantias para microempresas (faturamento anual até R$ 360 mil) e o restante para pequenas empresas (faturamento anual até R$ 4,8 milhões). Uma das características mais importantes é cobrir áreas em que outros fundos garantidores não atuam.

Inovação em qualquer tempo

As startups do Faciap Inovalab vão apresentar seus negócios no próximo dia 21, em Curitiba. Elas passaram por um processo de pré-aceleração durante nove semanas e agora farão pitchs (exposições) com suas ideias empreendedoras para demonstrar a capacidade de entregar boas soluções ao mercado. Os produtos e serviços serão apresentados num evento online que contará com a participação de uma banca especializada, sob a observação atenta de investidores e líderes empresariais. O terceiro Demoday ocorrerá às 17h30 em uma plataforma de vídeo chamada. As apresentações serão transmitidas ao vivo, bastando se inscrever através do link: https://www.sympla.com.br/faciap-inovalab---demoday-3-batch__849066.

Importância da UEM

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) comemora, sem solenidades físicas em função da pandemia, seus 50 anos de fundação. No dia 11 de maio de 1976, a universidade recebeu o reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura. A vocação regional da UEM é reforçada por uma trajetória de sucesso e uma atuação de destaque nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, firmando-se entre as principais instituições de ensino superior brasileiro, o que é facilmente comprovado nos diversos rankings, nacionais e internacionais.

Golpistas

Um novo golpe aplicado em associações comerciais foi registrado pela Faciap. Pessoas se passando por empresários se filiam às entidades para se aproveitar dos benefícios oferecidos aos associados. Os casos aumentaram durante o período de pandemia da Covid-19.  A recomendação é que as associações reforcem os procedimentos de segurança, verificando a identidade do candidato à filiação e de possíveis sócios, e se a empresa é verdadeira, com os devidos registros legais. A busca pode ser feita dentro da própria associação, no banco de dados do SPC e também na Junta Comercial e na Receita Federal.

Entusiasmo

Dentro do possível, o saldo do Dia das Mães trouxe alento para o empresariado umuaramense. O momento é oportuno para reforçarmos as medidas preventivas, respirar fundo e focar nas próximas datas de destaque do calendário: o Dia dos Namorados (12 de junho) e o Dia dos Pais (9 de agosto). Avante!

Transformar

Lembra daquela frase: “Pare o mundo que eu quero descer”? Pois é, se o mundo parou, descer não vai transformá-lo. O que você está fazendo para a roda girar e o que realmente importa continuar em sua vida? Quais sementes você tem plantado e em que raízes você se sustenta e sustenta suas relações? Aproveite a quarentena e faça uma horta! De temperos, flores, árvores, amor, boas energias e dos frutos que você quer colher (ou, ao menos, semear para futuro)!

Excelente Semana

A Aciu é a Casa do Empresário!