Aciu Interativa n° 456

Publicado em 22/05/2020

Reestruturação da 323

Entre as estratégias anunciadas para a retomada da atividade econômica paranaense, fortemente afetada pela pandemia do coronavírus, o governo do Estado destaca investimentos de R$ 600 milhões em infraestrutura, desenvolvimento urbano e a aceleração dos projetos de concessões. No pacote está inclusa a reestruturação da rodovia PR-323, entre Umuarama e Cianorte. Em nota, a Casa Civil considera a obra um "projeto estratégico de infraestrutura, capaz de ampliar a capacidade de escoamento da produção agrícola, a segurança do tráfego e propiciar a rápida geração de um número considerável de empregos”.

Solidariedade

O programa Mesa Brasil, do sistema Fecomércio, arrecada alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras. Os donativos podem ser entregues no Sesc e na Aciu (térreo do edifício Centro Comercial). Também é possível contribuir sem sair de casa. Basta ligar para (44) 3621-6700/998422-1493 e uma equipe irá até o local. A arrecadação será distribuída para famílias socialmente vulneráveis do município.

Campanha do Agasalho

O Sesc também está empenhado na Campanha do Agasalho. Além da unidade local (rua Domingos de Paula), a Aciu e estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade funcionam como postos de arrecadação. As doações podem ser feitas até 31 de agosto.

Transformações em curso

A pandemia do coronavírus está provocando transformações no mundo todo. Saúde, relações sociais e economia, nada será como antes. As empresas e o setor produtivo em geral foram atingidos em cheio pelos reflexos da Covid-19. Para refletir sobre esse momento desafiador, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) criou o programa Fecomércio Entrevista, em que ouve empresários e representantes de entidades empresariais sobre os impactos e desafios do coronavírus em empresas de diferentes segmentos e no comércio.

Vivências

Neste momento de mudanças e incertezas, a instituição apresenta o parecer e a opinião sincera dos empreendedores e representantes de instituições ligadas ao setor empresarial sobre a Covid-19 e seus impactos para o varejo e serviços, as medidas adotadas pelas empresas para evitar a disseminação do vírus entre trabalhadores e clientes e, é claro, quais as expectativas para quando essa crise passar. Porque ela vai passar e a vida e os negócios voltarão a fluir, de um jeito diferente, com certeza.

Acervo

Já estão disponíveis as entrevistas de Paulo Salesbram, presidente do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc Paraná), e de Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR. Recomendamos. Acesse https://bit.ly/3e84gI8.

Queda no ICMS

A arrecadação do Governo do Paraná segue em queda em razão da pandemia da Covid-19. Nos primeiros 15 dias de maio, a receita com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi de R$ 1,26 bilhão. O montante é R$ 631,4 milhões menor em relação ao mesmo período do ano passado, já corrigido pela inflação e sem contabilizar entradas relativas a combustíveis, energia e parcelamentos.

Não Estacione Suas Vendas

A Aciu retoma a campanha Não Estacione Suas Vendas, voltada à utilização consciente das vagas de estacionamento na região central. Até que o processo de licitação da prefeitura outorgue a concessão para uma empresa com o devido know-how, é um compromisso da entidade atuar efetivamente na disseminação de conteúdos que enfatizam a relevância do bom senso e a prioridade para os clientes. Mais do que nunca, o comprometimento do empresariado e colaboradores é imprescindível.

Injeção

O Cartão Comida Boa está contribuindo com a movimentação do comércio em todo o Paraná. Entre os dias 11 e 20 de maio, 522.979 cadastrados receberam seus cartões. Até agora, 421.110 já usaram o benefício e gastaram R$ 20,5 milhões em compras de alimentos em algum dos 2,1 mil estabelecimentos comerciais parceiros do programa.  O benefício é voltado para quem está inserido no Cadastro Único (CadÚnico) nacional, além de autônomos e microempreendedores individuais que tiveram sua renda afetada pela pandemia. O cartão deve ser usado exclusivamente para compra de produtos da cesta básica.

Palestra online

Uma boa dica da Faculdade Anhanguera é a palestra online Conectando Propósito, Conhecimento e Protagonismo, com Alê Prates, educador executivo com mais de duas décadas de experiência, somando mais de 700 apresentações em todo o território nacional, impactando mais de um milhão de pessoas. Os participantes da palestra ao vivo, no próximo dia 27, às 19h30, concorrerão a cinco tablets e cinco mentorias online, além de receber o livro digital A Reinvenção do Profissional. Inscreva-se já e garanta sua vaga: https://suacarreiraempauta.com.br/eventos.

"Ninguém pode achar que falhou a sua missão neste mundo, se aliviou o fardo de outra pessoa - Charles Dickens

Excelente Semana!

A Aciu é a casa do Empresário!