Aciu Interativa n° 461

Publicado em 25/06/2020

Data sempre marcante

Umuarama comemorou o 65º aniversário nesta sexta (26). Em um momento absolutamente atípico. Embora a tradicional programação, comumente recheada de eventos que celebram de forma fraternal a bela história do município, tenha sido cancelada por motivos óbvios, ficam registradas as mais sinceras congratulações por parte da Aciu e seus associados. Certamente em breve voltaremos a enaltecer, com uma agenda adequada e em grande estilo, a dádiva de residir nesta cidade maravilhosa.

Sem lockdown por hora

Embora o burburinho, não há nenhuma confirmação de lockdown para Umuarama até o momento. O prefeito Celso Pozzobom tem ouvido o COE (Centro de Operações de Emergência), profissionais da saúde, representantes de hospitais, vigilância e fiscalização. Diversas reuniões importantes foram realizadas nos últimos dias. Reforçando, não há previsão de lockdown.

Incompreensível

Chega a cansar reiterar tanto, mas sim, muitos ainda desrespeitam os protocolos. Sequer máscara usam, e de forma ignóbil zombam ao serem interpelados, numa assombrosa manifestação de desrespeito ao semelhante. O uso de máscaras, a higienização, o distanciamento social e a não realização de festas são focos, após ampla conscientização, de um trabalho específico de fiscalização, passível de punição.

Quase no fim

O prazo para entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) dos Microempreendedores Individuais (MEI) para a Receita Federal termina na terça-feira (30).  Excepcionalmente, este ano, o Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou o prazo de entrega de 31 de maio para 30 de junho de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus.

Obrigatório

O envio da DASN é uma obrigação do MEI que comprova o valor total das vendas de produtos e prestação de serviços (em dinheiro, cheque e/ou cartão) efetuadas com ou sem emissão de notas fiscais, sem dedução de nenhuma despesa, referente ao ano anterior. Os formalizados até 31 de dezembro de 2019 devem entregar a declaração.

Sanções

O MEI que não entregar a DASN ficará impedido de emitir os boletos mensais das obrigações tributárias (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS), além de estar sujeito a multa e ainda juros pelo atraso no pagamento dos tributos . Os empreendedores inadimplentes poderão ainda perder os benefícios adquiridos com a formalização como, por exemplo, o direito à Previdência Social. Também ficará impedido de tirar certidões negativas de débito junto à Receita Federal enquanto não quitar todos os boletos, ou pelo menos, solicitar e ficar em dia com um parcelamento destes valores.

Help

O Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV), que cortou pela metade a contribuição das empresas para manutenção do Sistema S no meses de abril e maio. A matéria será encaminhada à sanção presidencial. O Sistema S reúne um conjunto de entidades privadas vinculadas ao sistema sindical patronal responsável por aplicar recursos na formação profissional e na prestação de serviços sociais aos trabalhadores. As entidades são mantidas pelas contribuições, pagas compulsoriamente pelos empregadores, que incidem sobre a folha de salários com alíquotas variadas.

Relatório de Gestão

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola recebeu a bela publicação referente ao relatório de gestão do sistema Fecomércio Sesc Senac do ano passado. Com capa dura e belíssimo projeto gráfico, traz mensagem do presidente Darci Piana. Destaques para o programa Mesa Brasil, que já beneficiou mais de 120 mil pessoas, e o recorde da Campanha do Agasalho, que arrecadou em 2019 aproximadamente 600 mil peças de vestuário, calçados e cobertores. Somente o Senac contabilizou mais de nove milhões de horas aula e mais de 104 mil atendimentos.

Gestão e inovação

O 1º Meetup com Gestores de Indústrias - Gestão, Inovação e Superação, evento online gratuito, será realizado de 30 de junho a 3 de julho. A iniciativa do Sebrae e do Núcleo das Indústrias da Aciu reunirá gestores para trocar experiências sobre boas práticas de gestão e ferramentas de inovação para superar os obstáculos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus. Confira a programação e efetive a inscrição o quanto antes visitando https://bit.ly/2BDkuLm.

Sábado tem comércio

Algumas publicações recentes de terceiros nas redes sociais geraram confusão ao dar a entender que o comércio de Umuarama fecharia no próximo sábado (27), um dia após o feriado correspondente ao aniversário do município. Nada a ver. Os estabelecimentos atenderão no horário habitual, até 13h.

O segredo para fazer os sonhos se tornarem realidade pode ser resumido em quatro C’s: Curiosidade, Confiança, Coragem e Constância, e o maior de todos esses é a Confiança - Walt Disney

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!