Aciu Interativa n° 464
Publicado em 17/07/2020
Índice de confiança
Após ter alcançado o menor patamar da série histórica no mês passado, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou crescimento de 6,6% em julho, passando de 66,7 pontos para 69,3 pontos. Foi o primeiro avanço mensal do indicador em quatro meses, desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Precaução
Em tempos de crise econômica, causada pela pandemia, os donos das micro e pequenas empresas estão, cada vez mais, buscando meios para manter ou retomar seus negócios. Uma das alternativas é o acesso ao crédito e o Sebrae mantém uma coletânea com mais de 170 linhas que podem ser usadas por esses empreendedores para vencer as dificuldades e prosseguir com investimentos. Porém, é importante adotar alguns cuidados ao procurar um empréstimo, seja ele em instituições financeiras privadas ou oficiais.
Pronampe
O alerta é feito por especialistas do setor. Um dos principais meios para os pequenos negócios obterem recursos é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Apresenta oito meses de carência e pode ser adquirido em mais de um banco, desde que o valor do empréstimo não ultrapasse 30% do faturamento de 2019. O Sebrae oferece o aval por meio do Fampe, mas não atua como instituição financeira. Porém, dá toda a assistência ao empreendedor, desde a solicitação até a liquidação do crédito.
Zona Azul
A prefeitura realizará no dia 31 de agosto a licitação, na modalidade de concorrência, para concessão da exploração do estacionamento rotativo, para a melhoria da mobilidade urbana. A concessão contempla a implantação, operação e gestão da Zona Azul em formato digital, incluindo a distribuição de créditos, disponibilização de tecnologia aos munícipes através de aplicativo digital e a manutenção de todos os elementos do sistema operacional.
Visita do governador
O governador Ratinho Junior conheceu nesta semana o frigorífico Levo Alimentos, inaugurado na semana passada, e destacou a geração de empregos no setor. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a empresa negociam um financiamento de R$ 30 milhões para investimentos dos produtores rurais na reforma e construção de aviários, que fornecerão matéria-prima para o frigorífico.
Modelo
A Levo Alimentos é um dos frigoríficos que segue todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as medidas necessárias estão a adoção de um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do coronavírus, em articulação com a Vigilância Epidemiológica do município em que a planta industrial está instalada, e uso de equipamentos de proteção individual.
Pauta de interesse geral
O governador afirmou que a duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo, corredor de exportação de Umuarama, será concluída em dezembro. A intervenção na estrada tem uma extensão de 20,75 quilômetros, com investimento de R$ 78,7 milhões, e envolve um viaduto entre Água Boa e Doutor Camargo, uma trincheira, além de vias marginais em Paiçandu e Água Boa.
Melhor Hora Paraná
Uma solução criada pela Receita Estadual, com base na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas em farmácias e supermercados, permite que os consumidores paranaenses possam escolher os horários com menor fluxo de pessoas nos estabelecimentos e fazer suas compras com mais tranquilidade e segurança. O Melhor Hora Paraná está disponível para computadores e celulares Android e iOS no endereço http://www.melhorhora.pr.gov.br.
Transparência
O Instituto Paranaense de Compliance (Ipacom) está lançando uma carta aberta à classe política em defesa das boas práticas de transparência nos mandatos de prefeitos e vereadores que se iniciam em janeiro de 2021. Esta ação está sendo desenvolvida com apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e será estendida às associações comerciais em todo o Estado.
Renegociação
O Plenário do Senado aprovou, em sessão remota deliberativa, proposta que permite ao governo federal parcelar os débitos fiscais das micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional. Poderão ser negociadas as dívidas com a União em fase de cobrança administrativa, já inscritas na dívida ativa e em cobrança judicial. O projeto também estende o prazo de adesão ao Simples para novas empresas em 2020. Elas terão 180 dias para fazer a adesão, a contar da data de abertura de cada empresa.
EAD e Covid
Com o aumento do número de casos de Covid-19, e, ao mesmo tempo, a preocupação dos empresários em manter suas operações e sustentar postos de trabalho, o LIDE Paraná, em parceria com o Instituto Mix de Profissões, está oferecendo de forma totalmente gratuita um curso EAD para que empresas e seus colaboradores possam entender os riscos e formas de se prevenir do contágio da Covid-19. O curso está disponível em https://bit.ly/30iT6uN.
120 dias
O decreto nº 10.422 prorrogou os prazos para celebrar os acordos de redução proporcional de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais. Os acordos firmados entre empregador e empregados, tanto de redução quanto de suspensão de jornada de trabalho, poderão ser validados, no total, por 120 dias.
Soluções trabalhistas
De grande relevância a videoaula 'Soluções Trabalhistas para Enfrentar a Crise', com o juiz federal Marlos Melek. Colocações objetivas para que empresários, contadores, profissionais de RH, gestores e interessados em geral possam tomar decisões com segurança jurídica em um momento complexo. Entenda com propriedade as leis e os riscos trabalhistas conferindo o conteúdo no Youtube da Aciu - https://youtu.be/zBcn0z02Oao.
"Liderança é baseada em imaginação, não dominação; em cooperação, não intimidação" - William Arthur Ward
Excelente semana
A Aciu é a Casa do Empresário!