Aciu Interativa n° 468

Publicado em 13/08/2020

Cenário de crescimento

As vendas do comércio paranaense continuam em um cenário de crescimento, depois dos impactos negativos da pandemia do novo coronavírus no varejo. O volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui todas as atividades, inclusive materiais de construção e veículos, aumentou 9% em junho deste ano, na comparação com junho de 2019. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE.

Balanços

O resultado é também 5,9% superior a maio, que já vinha com um crescimento de 28,8%, depois de dois meses de quedas impulsionadas pela restrição das atividades. O acumulado no primeiro semestre, porém, ainda é negativo: as vendas no Estado tiveram redução de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses o crescimento foi de 0,5%.

Indústria

A produção industrial, por sua vez, cresceu 5,2% entre maio e junho. É o segundo indicador positivo em sequência depois do impacto mais emblemático da crise provocada pelo novo coronavírus no setor. Os maiores avanços foram em bebidas (26,3%), produtos de metal (18,2%), móveis (13,1%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,7%), produtos alimentícios (3,8%), derivados de petróleo e biocombustíveis (3,3%), produtos minerais não metálicos (3,1%) produtos de borracha e material plástico (2,1%).

Contra a inadimplência

A Fomento Paraná iniciou uma campanha de reforço no contato com os mutuários para evitar e reduzir a inadimplência. Estão sendo disparados e-mails, mensagens de texto (SMS) e feito contato direto por telefone pelos agentes de crédito e colaboradores com toda a base de clientes de microcrédito da instituição financeira estadual. As condições são atrativas: sem tarifas, carência de 90 dias e parcelamento do restante do financiamento em até 60 vezes.

Construção civil em alta

A aprovação de projetos para obras civis teve o maior índice mensal do ano em julho, em Umuarama. Segundo a Diretoria Municipal de Planejamento Urbano, foram liberados 25.366,96 m² de construções – volume pouco superior a maio (25.028,93 m²), até então o maior índice mensal de 2020 – e bem acima da média dos últimos quatro anos. A construção civil também vem se destacando na geração de empregos, contribuindo para a posição de destaque do município no comparativo com as demais regiões do Estado.

Linhas de crédito

O Sebrae tem monitorado as ações de instituições financeiras, principalmente em relação ao acesso a crédito, considerado essencial para a sobrevivência das micro e pequenas empresas durante a crise. São 183 linhas de crédito disponíveis para o segmento, a maior parte oferecida por bancos regionais, agências de fomento regionais e OSCIPs de microcrédito. Confira em https://bit.ly/2XSWg8n.

Dica Sebrae

Um dos principais alertas para os empreendedores que pretendem abrir o próprio negócio neste momento de crise é avaliar criteriosamente a estrutura da empresa. Em um contexto ainda fortemente marcado pela retração do consumo, as micro e pequenas empresas precisam ser muito “enxutas”. Todo custo que não agrega valor ao cliente deve ser eliminado. É fundamental também que o empreendedor trabalhe com o conceito de omnichannel. Em outras palavras, isso significa que todos os canais da empresa devem atuar em perfeita sintonia e articulação.

Complemento

Os potenciais empresários precisam ainda estar sintonizados com as tendências de consumo mais presentes no momento de pandemia. Quem pretende abrir uma empresa deve observar que os conceitos de saúde, vida saudável, vida ao ar livre e bem-estar nunca estiveram tão em alta. Faça uma relação das atividades que você gosta de fazer, escolha aquelas em que você tem um desempenho acima da média e observe se essa atividade onde gosta de atuar e na qual tem um excelente desempenho vai ao encontro das necessidades das outras pessoas.

Sempre alerta

A equipe de fiscais da Vigilância Sanitária, do setor de Arrecadação da Prefeitura e da Guarda Municipal mantém fiscalização sobre o cumprimento das medidas de enfrentamento à epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19) no comércio de Umuarama. As ações acontecem todos os dias, com maior intensidade nos finais de semana, e mostram que a maioria da população tem respeitado as normas preventivas.

Feriado

Com o feriado da Assunção de Nossa Senhora, o comércio em geral estará fechado em Umuarama neste sábado (15). A exceção são restaurantes e supermercados, em conformidade com decretos e convenções trabalhistas vigentes.

Gestão financeira industrial

Em breve a série de encontros de gestão financeira para pequenas empresas (parceria Sebrae/Cacier/Aciu). A programação sofreu uma pequena alteração, ficando com o seguinte roteiro: 26/8 - Como calcular os custos da Indústria, 31/8 - Como calcular preço de venda para Indústria, 2/9 - Como elaborar fluxo de caixa para Indústria, 8/9 - Como realizar a gestão de estoque para Indústria e 10/9 - Como calcular e gerir Capital de Giro para Indústria.  Sempre das 19h às 21. O investimento, de  R$ 200, pode ser parcelado em até 2 vezes no cartão ou boleto. Inscrições pelo telefone (44) 3623-8101.

"Alguns fracassos são inevitáveis. É impossível viver sem fracassar em alguma coisa, a não ser que você viva tomando tanto cuidado com tudo que você simplesmente não viva"- J. K. Rowling, escritora britânica conhecida pela série Harry Potter

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!