Aciu Interativa n° 484

Publicado em 03/12/2020

Requisições ao COE

O presidente Orlando Luiz Santos e outros diretores compilaram manifestações de um número significativo de associados e repassaram ao Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) sob a forma de requisições que certamente podem contribuir para o aprimoramento dos protocolos preventivos em vigência.

Adequações

Em síntese, a Aciu requer nornalização dos horários de atividades como mecanismo para coibir aglomerações. Mediante análise de experiências interessantes em diversas cidades, é perceptível a melhor aplicação do 'beabá' (máscara, álcool e distanciamento) e a ambiência mais aconchegante para os consumidores.

Natal

A Aciu põe em prática a campanha de Natal, adequada ao momento. Dada a ausência de ícones consagrados, como o próprio Papai Noel, e da sempre belíssima iluminação temática que abrange vias e praças, a entidade sugere fortemente a decoração caprichada dos ambientes internos e vitrines. Marcaremos presença como nunca nas redes sociais, com um vídeo especialmente concebido para a época, diversas mensagens que aliam responsabilidade aos atrativos ímpares do nosso comércio e muito mais.

Turma quase fechada

Estamos perto de fechar a primeira turma do curso de técnico em comércio coordenado pelo colégio estadual Vereador José Balan, pioneiro no Estado. O projeto conta com o respaldo da Aciu. A entidade está empenhada na divulgação. Se puder, divulgue também. Informações pelo telefone (44) 3622-1872. O link para as inscrições é https://forms.gle/qRzP48EdnqkSYBiS7.

Ótima impressão

O início das atividades da rede Atacadão é destaque na agenda regional. Construída em curto espaço de tempo – cerca de 150 dias – a unidade local tem 4.900 m² e 215 vagas de estacionamento (103 cobertas). Não houve inauguração, para evitar aglomeração por conta da pandemia de coronavírus. Além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos, o Atacadão oferece grande variedade de produtos (mix com mais 7 mil itens). A expectativa da empresa é atender entre 70 mil e 100 mil clientes por mês.

Boiadeira

O distrito de Santa Eliza integra o trecho 3 do Lote 1 da revitalização da BR-487. A modernização envolve três partes com intervenções distintas entre Porto Camargo e Umuarama. As obras começaram em abril de 2019 e ganham fôlego agora, graças à soma de esforços por parte dos governos estadual, federal e Itaipu Binacional, via convênio de R$ 223,8 milhões para concluir a rodovia.

Orgulho

Umuarama concentra um polo importante de produção de portas, janelas e estofados. O Sindicato das Indústrias Moveleiras, Marcenarias e Afins de Umuarama e Região (Simur), contabiliza cerca de 30 empresas do ramo moveleiro, madeireiro e de estofados que, juntas, empregam diretamente 2.800 pessoas. Produtos só encontrados no complexo ou em fornecedores mais especializados constituem um senhor diferencial.

Vale o registro

Registramos aqui a mais recente atualização do cronograma de obras visando a modernização da PR-323, no trecho que diz respeito ao perímetro urbano de Umuarama. Segundo o governo do Estado, O trevo Gauchão será transformado em um grande viaduto de duas alças a partir de 2021. Ele é uma das quatro partes integrantes – e a mais simbólica – do edital de licitação. Abertura de propostas no próximo dia 16.

Complemento

Haverá duplicação nos 4,4 km que separam o Gauchão e o acesso a Mariluz, no entroncamento com a PR-468, vias marginais com acessos à rodovia principal, além da intersecção em desnível no trevo de Mariluz. O investimento será de R$ 81 milhões. Na altura do Gauchão, a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens.

100% digital

A abertura de processos na Junta Comercial passou a ser realizada apenas no formato digital no dia 1º de dezembro. As cerca de 1,2 mil solicitações recebidas diariamente não são mais aceitas fisicamente. A medida faz parte do projeto Junta 100% Digital, em parceria com o Programa Descomplica, que facilita e desburocratiza os processos, reduz prazos, aumenta a segurança jurídica e moderniza o registro empresarial.

Fortalecimento

A preparação dos empresários, em diversos campos da gestão, é um fator fundamental para obter bons resultados. Mas, não é o suficiente. Outras condições também podem contribuir para o sucesso dos pequenos negócios, como políticas públicas favoráveis, acesso ao crédito, desburocratização, acesso a mercados, inovação, associativismo e educação empreendedora. Neste sentido, o Sebrae/PR tem uma linha de atuação dedicada ao ambiente de negócios. São ações e programas que impactam no desenvolvimento dos empreendimentos e, por consequência, das pessoas. Saiba mais no portal do Sebrae - https://bit.ly/2VvTF2m.

"Tudo que você precisa fazer é mover as pessoas só um pouquinho para mudanças acontecerem. Não precisa ser algo enorme" -. Viola Davis

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!