Aciu Interativa n° 473

Publicado em 18/09/2020

Endividamento

O Paraná registrou em agosto o menor nível de endividamento desde o início da pandemia. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela CNC e pela Fecomércio, 89,4% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida em agosto. Em julho, o percentual foi de 90%.

Melhores condições

As condições de pagamento das dívidas e a inadimplência também melhoraram no mês passado, o que pode indicar o início da recuperação da situação financeira das famílias. O percentual de endividados com contas em atraso caiu de 30,4% em julho para 29,5% em agosto.

Vilão

O cartão de crédito continua concentrando a maior parte das dívidas no Estado e apresentou crescimento na variação mensal, ao subir de 69,9% em julho para 71,6% em agosto. Os outros motivos que levam às dívidas são o financiamento imobiliário, que passou de 9,9% em julho para 9,0% em agosto, e a compra de veículos, que teve queda sutil de 9,8% em julho para 8,9% no mês passado.

InovaInvest

A Invest Paraná, agência governamental voltada à atração de investimentos, vai promover as soluções desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia entre seus parceiros no mercado nacional e internacional. A proposta do programa InovaInvest é selecionar ferramentas para serem utilizadas e divulgadas nas ações de promoção da Invest, que envolvem empresas nacionais, compradores internacionais e investidores estrangeiros.

Expectativa & realidade

Rodovias movimentadas e defasadas registram um volume exacerbado de acidentes, com muitas mortes e feridos. Para o Noroeste, a PR-323 é o caso mais emblemático. Após tantas décadas, conceber a duplicação total segue como algo quase utópico, ou muito distante. Infelizmente...

Paliativo

Por hora, o máximo anunciado pelo governo do Estado é a inclusão da rodovia no programa destinado a melhorar a trafegabilidade e a segurança. Serão construídos 560 quilômetros de terceiras faixas na PR-280, que corta todo o Sudoeste; na PR-323, entre Maringá e Umuarama, e na PR-092, no Norte Pioneiro.

O trabalho que te espera

Acontecerá no próximo dia 30 o Fórum Virtual da Escola de Liderança do Paraná com a temática “O trabalho que te espera”. O evento abordará as tendências do trabalho em home office, inteligência artificial e as transformações digitais. O fórum será no canal do Youtube da Escola de Liderança: bit.ly/youtube-elp. Inscrições pelo link: bit.ly/forumdotrabalho. O evento é gratuito.

Lapso

Milhares de estabelecimentos comerciais participaram do programa Comida Boa, movimentando R$ 113 milhões e ajudando pessoas economicamente vulneráveis. No entanto, alguns mercados, apesar de terem se cadastrado como pessoa jurídica, indicaram conta corrente de pessoa física, o que impossibilita o pagamento.

Reparo

Para que não haja incompatibilidade nas informações bancárias, os comerciantes precisam providenciar conta corrente em nome da pessoa jurídica, constando o mesmo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) utilizado para se habilitar no Comida Boa. O cadastro deve ser feito por meio do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br até o dia 25.

Isenção

O Estado vai isentar do ICMS as empresas que doarem equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e face shields, que serão usados pelo pessoal que trabalhará no processo eleitoral. O primeiro turno está previsto para 15 de novembro.

Debate prioritário

Durante a pandemia, o estímulo às micro e pequenas empresas está no centro do debate sobre a recuperação da economia. O acesso ao crédito, as campanhas de compras nos pequenos negócios e a criação de políticas de incentivo têm sido alguns dos principais elementos.

Guia do candidato

Pensando na criação de políticas públicas e de um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, o Sebrae disponibiliza o Guia do Candidato Amigo do Pequeno Negócio. O material busca apoiar e embasar os planos de governo de candidatos a prefeitos e vereadores com sugestões de ações estratégicas. Manual completo disponibilizado no site https://bit.ly/3iFWEzr.

Registro digital

A partir de 1º de dezembro será adotado o registro exclusivamente digital, não sendo mais possível a apresentação de documentos de forma física na Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A medida atende instrução normativa do Departamento Nacional de registro Empresarial e Integração.

Certificado

Para que toda a tramitação aconteça pela internet, o contador ou empresário precisa obter o certificado digital, um documento eletrônico assinado digitalmente por um órgão certificador, com a mesma validade jurídica do documento em papel assinado de próprio punho.

Umuarama Liquida

O Conselho da Mulher encontrou adesão maciça em uma ampla consulta e encabeçará a campanha Umuarama Liquida, uma alternativa mediante a impossibilidade de realizar a tradicional Feira Ponta de Estoque. Os comerciantes farão promoções em seus próprios estabelecimentos. Nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Mais detalhes em breve.

"Não precisa correr tanto, o que tiver de ser seu às mãos lhe há de vir" - Machado de Assis

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!