Aciu Interativa n° 474

Publicado em 25/09/2020

Otimismo

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), mensurado pela CNC e pela Fecomércio, teve crescimento pelo terceiro mês consecutivo e marca 92,6 pontos em setembro. Na comparação com agosto, a elevação foi de 14,2%, o que demonstra a recuperação gradual das expectativas favoráveis dos comerciantes do Estado na retomada das atividades econômicas.

Porte da empresa

Na segmentação por porte das empresas, a pesquisa mostra que os empresários de estabelecimentos com mais de 50 empregados (médio e grande porte) estão mais confiantes, com pontuação de 120,2 pontos e alta mensal de 20,2%. Já entre as empresas de micro e pequeno porte o ICEC é de 92,2 pontos, com elevação de 14,0% na comparação com agosto.

De olho no cronograma

Os donos de pequenos negócios precisam ficar atentos ao calendário. Aqueles que optaram por prorrogar os pagamentos dos tributos federais do Simples Nacional relativos aos meses de março, abril e maio, terão de cumprir esse compromisso a partir de outubro. Após seis meses de prorrogação dos vencimentos, devido à pandemia do coronavírus (Covid -19), não há sinalização por parte do governo de um novo adiamento.

Reinvente

Lançado o programa Reinvente sua Cidade – da Crise à Oportunidade, ação que integra o pacote de iniciativas que visam a retomada econômica. Em uma parceria entre o governo do PR, Sebrae, AMP e apoio estratégico de diversas entidades, o Reinvente tem como foco proporcionar aos municípios ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas através do trabalho em rede, entre entidades e demais forças do setor produtivo.

Suporte

A adesão dos municípios será voluntária. Será disponibilizado um conjunto de produtos, serviços, além de apoio institucional. Todas as ações são gratuitas. A Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participam com a oferta de linhas de crédito voltadas para os municípios e pequenas empresas.

Troca de ideias

Entre os dias 5 e 9 outubro, serão promovidos eventos regionais, onde as prefeituras, lideranças e entidades locais poderão participar para entender como estruturar as forças-tarefas dentro de seus respectivos planejamentos. Os encontros serão virtuais por meio de plataformas digitais dos parceiros. Aqui na Amerios, será no dia 5 (segunda), das 14h às 17h.

Alívio

O Indicador de Custos Industriais caiu 1,5% no segundo trimestre de 2020, comparado ao período anterior, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade considera a redução “um alívio” para o setor, mas espera para os próximos meses aumento do preço dos insumos, por impacto da alta do dólar.

Fraudes disparam

Levantamento da Febraban mostrou o crescimento de tentativas de fraudes financeiras durante a pandemia de Covid-19. Neste período, as instituições registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing – que se inicia por meio de recebimento de emails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos.

Golpes múltiplos

Mensagens com ofertas atrativas, clonagem de contas de WhatsApp e avisos para que as pessoas recadastrem urgentemente seus dados junto a uma instituição são algumas das situações usadas para os golpes. Houve ainda alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.

Alerta

Os dados pessoais do cliente jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras. Seja pelo telefone, por e-mail, pelas mídias sociais, SMS, o fraudador comumente solicita dados como números de cartões e senhas. Atualmente, 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele forneça informações confidenciais.

Campanhas empolgantes

Contagem regressiva para duas campanhas simultâneas que devem animar comerciantes e empolgar consumidores de toda a região. Uma voltada para o Dia das Crianças e outra inovadora, o Umuarama Liquida. Dada a impossibilidade de realizar a tradicional Feira Ponta de Estoque, uma grande sacada do Conselho da Mulher. Aguarde..

Ponte da Amizade reabre

Muita gente aguardava com ansiedade a reabertura da Ponta Internacional da Amizade, anunciada pelo governo paraguaio e válida a partir da próxima terça (29). A entrada de turistas brasileiros ocorrerá das 5h às 14h, e a saída do Paraguai com destino ao Brasil até às 18h.

"Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore desde o interior" - Frida Kahlo

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!