Aciu Interativa n° 485

Publicado em 11/12/2020

Sábado & Natal

Neste sábado (12), nosso comércio redobra os cuidados e entra definitivamente no espírito de Natal, atendendo das 9h às 17h. Um vídeo que circula pelas redes sociais sintetiza os princípios norteadores da campanha: "Pelo nosso comércio e nossa gente, as palavras de ordem são SUPERAÇÃO e UNIÃO. Aproveite com segurança condições imbatíveis e faça excelentes compras. Fortaleça a economia local".

Ranking Exame

Mais uma vez Umuarama obteve destaque nacional, aparecendo bem situada em quatro dos seis segmentos avaliados – comércio, mercado imobiliário, educação e agropecuária - do estudo 'Melhores Cidades para Fazer Negócios', publicado pela Revista Exame (desde 2014). Para a elaboração, a consultoria Urban Systems avalia dados e indicadores das cidades com mais de 100 mil habitantes

Mercado imobiliário

A expansão imobiliária, resultado da confiança dos investidores no potencial de crescimento da cidade e também do desenvolvimento socioeconômico da população, que obtém mais acesso à casa própria, coloca Umuarama na 86ª colocação entre as 100 melhores cidades para investimentos do país. O ranking é determinado pelo volume de negócios e perspectivas do setor.

Comércio

Com bom desempenho em tantos setores os efeitos positivos são sentidos pelo comércio, onde Umuarama aparece na 90ª colocação entre as 100 melhores cidades do Brasil. O crescimento da economia se sustenta há alguns anos. O comércio é o setor que mais emprega e gera arrecadação, portanto é comprovadamente um dos motores da economia, particularmente às vésperas do Natal.

Reforçando

Reiterando algumas das informações mais relevantes do mais recente decreto municipal: o horário de funcionamento do comércio e prestadores de serviço vigente é das 9h às 20h de segunda a sexta-feira e das 9h às 17h aos sábados. Nas padarias, mercearias e mercados está proibido o consumo de alimentos e bebidas no local acessível ao público.

Comitê efetivo

O Comitê Territorial de Desenvolvimento Arenito Caiuá lançou recentemente o Sistema Regional de Inovação (SRI). Com pouco mais de um ano de atuação, o comitê tem possibilitado que lideranças do setor público e privado desenvolvam ações para fortalecer a economia de Umuarama e outros dezoito municípios. Articulação intensa para que novidades sejam divulgadas em breve.

Bem estruturado

O comitê possui câmaras técnicas que lideram os projetos por áreas, como compras públicas, simplificação e desburocratização (estimulando a implantação da Rede Simples nos municípios para facilitar os processos de abertura de empresas), fomento ao acesso a opções de crédito, educação empreendedora, associativismo e estímulo de ações inovadoras e tecnológicas.

Cartão Futuro

Empresas de Umuarama já podem se cadastrar no programa Cartão Futuro, criado pelo governo do Estado para incentivar a abertura de vagas de trabalho para 15 mil jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa busca dar a primeira oportunidade de emprego para pessoas que têm dificuldades de colocação no mercado de trabalho, com incentivos para as micro e pequenas empresas contratarem aprendizes.

Subsídios

As empresas recebem subsídios de R$ 300 para jovens já contratados e R$ 500 por jovens que serão contratados pelo prazo mínimo de cinco meses – o auxílio será pago em parcelas mensais pelo prazo de 90 dias. Existem algumas exigências que devem ser observadas. As empresas interessadas podem realizar o cadastro no endereço www.cartaofuturo.pr.gov.br. O cadastro também pode ser validado na Agência do Trabalhador - (44) 3621-1100.

Baixa procura

A Agência do Trabalhador de Umuarama contava com aproximadamente 150 vagas abertas na manhã desta quinta-feira (10). Por conta dos auxílios emergenciais e também devido aos efeitos da pandemia de coronavírus, a procura tem ficado abaixo do esperado há algumas semanas. O final do ano é uma das opções mais promissoras para a obtenção de um posto de trabalho. Vale conferir consultando online (como prevenção à pandemia) - https://bit.ly/37PcP9n.

Descontos para associados

A Unipar preparou uma campanha de descontos especiais para associados Aciu interessados em ingressar na instituição através do processo seletivo de 2021. Os descontos são válidos para a totalidade de mensalidades dos cursos de Administração (30%), Ciências Contábeis (30%) e Direito (até 15%).

Isenção

A campanha contempla ainda isenção da taxa de inscrição no processo seletivo, nos três cursos, e 50% de desconto na matrícula. Os interessados devem enviar enviar mensagens para os emails [email protected], [email protected] e [email protected].

"Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento" - Érico Veríssimo

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!