Aciu Interativa n° 487

Publicado em 20/12/2020

Balanço positivo

Umuarama chega ao final do ano figurando entre os principais geradores de empregos do estado. Ótima notícia em um período de economia conturbada. Curitiba lidera o ranking, com saldo de 6.861 novos postos de trabalho, seguida de Ponta Grossa (5.854), Cascavel (2.773), Ortigueira (2.676), Toledo (2.602), Arapongas (1.982), Rolândia (1.825), Matelândia (1.706), Umuarama (1.682) e Colombo.

Estado vai bem

O Paraná criou 61.586 empregos formais de janeiro a novembro e se mantém como o segundo maior empregador com carteira assinada do País. O saldo acumulado até novembro é o dobro do registrado até outubro. Especificamente em novembro, o Estado manteve a trajetória de recuperação de vagas no mercado de trabalho e registrou 29.818 mil novos empregos formais.

Balança comercial

A agropecuária paranaense sofreu em 2020 os efeitos de estiagem severa, os impactos da pandemia que provocou paralisação de atividades, alterações de consumo e influenciou, de forma contundente, a comercialização de produtos. Mesmo assim, o setor superou os desafios, e o resultado positivo da balança comercial mostrou que o agronegócio foi sua principal base de sustentação. As três safras renderam um total de 40,5 milhões de toneladas, volume 13% acima da anterior (18/19).

Cidadão honorário

A Câmara de Umuarama concedeu título de cidadão honorário ao deputado estadual Márcio Nunes, atualmente secretário de estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. A honraria foi uma proposição do vereador Junior Ceranto, mas também recebeu assinaturas dos vereadores Newton Soares, Ronaldo Cardoso, Maria Ornelas, Noel do Pão e Toninho Comparsi e foi aprovada por unanimidade pelos pares da casa.

Horário do comércio

De olho na tradição brasileira de deixar para última hora, a maioria das lojas umuaramenses esteve aberta nesta quinta (24) até 16h. Os supermercados também registraram movimento intenso. Por outro lado, diversos segmentos optaram por dar folga aos colaboradores. No sábado (26) haverá horário especial de atendimento, das 9h às 17h.

Luzes e conscientização

Quem visitou o comércio de Umuarama desde a noite de sexta (18) conferiu um caminhão de som com trilha sonora temática, evocando natais inesquecíveis, e o Papai Noel. A iniciativa da Aciu aliou simbolismos de época à conscientização, contando com a locutora Marta Costa, e recebeu elogios de lojistas e consumidores.

Abertura de empresas

O Paraná abriu 31.079 mil empresas a mais em 2020, em comparação ao ano anterior, tendo como base os meses de janeiro a novembro. Conforme os dados gerados pela Junta Comercial, em 2019, foram 184.202 empresas abertas nos meses citados, enquanto em 2020, o número chegou a 215.281 no mesmo período, um aumento de 17%. Do total de aberturas deste ano, 165.073 são Microempreendedores Individuais (MEI’s). As baixas foram 3% menores.

Responsabilidade

Com as seguidas festividades e o clima da estação, autoridades sanitárias reforçam a importância dos protocolos referentes ao enfrentamento da pandemia, principalmente a partir dos índices de ocupação dos leitos destinados aos pacientes acometidos por Covid nas enfermarias e UTIs das redes pública e privada. Consciência em prol da coletividade pode ser compreendida como comemorações e lazer moderados, sem aglomerações. Reflita.

Terceiro no estado

O Procon de Umuarama ostenta a terceira posição no ranking de atendimentos no estado, graças à modernização da sua estrutura física e aumento do efetivo. A metodologia do órgão consiste na gestão integrada dos atendimentos, acompanhamento das demandas, controle dos processos administrativos e geração de relatórios.

Efetividade

Em 2020, 5.995 procedimentos foram solucionados no primeiro atendimento (cerca de 90% de efetividade imediata). Foram realizadas 37 pesquisas de preço, nos setores de cesta básica, gás de cozinha e combustíveis, e 25 fiscalizações nas mais variadas áreas de prestação de serviços, principalmente em filas de banco. Ocorreram 531 audiências conciliatórias e 119 decisões administrativas foram proferidas.

Redutor

A Aciu disponibiliza para os filiados uma novidade super atrativa, que possibilita reduzir a tarifa da energia em até 20%. A energia é gerada por meio de fontes renováveis e plugada à rede Copel. Nos períodos em que a fatura de energia tende a ser mais 'salgada', como o atual, o redutor garante descontos maiores, pois o mecanismo independe das bandeiras tarifárias. Confira - https://bit.ly/3hejqOS.

"É mais útil algumas vezes a extirpação de um erro que a descoberta de muitas verdades" - Marquês de Maricá

Excelentes e ponderados Natal e Ano Novo

A Aciu é a Casa do Empresário!