Aciu Interativa n° 488

Publicado em 07/01/2021

Normalidade

A prefeitura editou novo decreto suspendendo restrições no horário de funcionamento do comércio e do setor de serviços. Conforme o decreto 02/2021, voltam a valer os horários definidos pelo decreto 201/2018, que faculta o horário de funcionamento das 8h às 22h em dias úteis, domingos e feriados, com observância às normas trabalhistas reguladoras da duração e condições de trabalho.

Reação

Em novembro, 71% dos 399 municípios do Paraná apresentaram saldo positivo na criação de postos de trabalho com carteira assinada. Ou seja, 284 cidades tiveram mais admissões do que demissões no período. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 92 cidades (23%) fecharam com estoque negativo de emprego.

Umuarama bem

Umuarama ocupa posição de destaque no cenário estadual, com 1.682 postos formais no acumulado de janeiro a novembro. O município ficou atrás de Curitiba (6.861),Ponta Grossa (5.854), Cascavel (2.773), Ortigueira (2.676), Toledo (2.602) e Arapongas (1.982). Relatório do Caged indica que a criação de empregos está pulverizada no Estado, com a indústria da transformação e a construção civil puxando a retomada.

Desburocratizando

Começou a valer nesta semana a isenção automática da taxa de licenciamento para o Microempreendedor Individual (MEI). A medida segue a diretriz do programa Descomplica, do Governo do Estado, que tem o objetivo de desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas. A facilidade para o MEI é fruto da integração do sistema do Corpo de Bombeiros, o Prevfogo, com o portal Empresa Fácil.

Instantaneamente

A isenção automática ocorre quando o MEI realiza a abertura ou alteração da sua empresa por meio do portal Empresa Fácil. O sistema identifica e faz automaticamente o protocolo de isenção da taxa, não sendo mais necessária a solicitação de isenção junto ao Corpo de Bombeiros. Com esse avanço, o MEI enquadrado nos critérios do licenciamento simplificado obterá o documento do Corpo de Bombeiros instantaneamente. Acesse https://bit.ly/39dR2J2 para mais informações sobre a classificação.

IPVA em cinco vezes

O pagamento do IPVA poderá ser feito em até cinco parcelas mensais. Até então, o parcelamento máximo era de três meses. A decisão foi motivada para facilitar a vida do contribuinte paranaense, tendo em vista as dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus. O calendário de pagamento começa no dia 18 de janeiro, com desconto de 3% para pagamento à vista.

IPTU

Os boletos do IPTU referentes em Umuarama começam a ser distribuídos aos contribuintes na primeira quinzena de fevereiro. Foram lançados 66.641 carnês com correção de 4,6%, de acordo com a variação do IPCA. Tanto quem optar pela quitação à vista (com desconto de 6%) quanto pelo parcelamento em 10 mensalidades sem juros iniciará o pagamento no dia 15 de março.

Formulário para artesãos

A prefeitura de Umuarama criou um formulário para conhecer um pouco mais sobre os artesãos, artesãs e colecionadores de objetos em atividade. O objetivo é atualizar e organizar as informações para posteriormente desenvolver um planejamento robusto em prol do setor, segundo o Executivo. Para acessar o cadastro basta visitar o site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br) e clicar sobre o banner “Artesão e Colecionador”, na parte inferior da página.

Inadimplentes

O governo federal decidiu não excluir do Simples Nacional as empresas inadimplentes em 2020. Todos os anos são excluídas entre 600 mil a 700 mil empresas desse regime especial de tributação. A solicitação feita pelo Sebrae levou em consideração a realidade vivida pelas micro e pequenas empresas no ano passado, com o duro impacto provocado pela pandemia do coronavírus.

Executivo e Legislativo

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola encaminhou ofícios congratulando o prefeito reeleito, Celso Pozzobom, seu vice, Pimentel, e o novo quadro do Poder Legislativo, 60% renovado. A Aciu reforça a intenção de ampliar a parceria histórica com o Paço da Amizade e a Câmara de Vereadores em prol da sociedade organizada.

Redutor de luz

A Aciu disponibiliza para os filiados uma novidade que tem tido grande adesão no estado, possibilitando reduzir a tarifa da conta de luz em até 20%. A energia é gerada por meio de fontes renováveis e plugada à rede da Copel. Nos períodos em que a fatura tende a ser mais 'salgada', o redutor garante descontos maiores. Confira - https://bit.ly/3hejqOS.

"A verdadeira felicidade vem da alegria de atos bem feitos, do sabor de criar coisas renovadas - Saint-Exupéry

Excelente Semana

A Aciu é a Casa do Empresário!