Aciu Interativa n° 496

Publicado em 04/03/2021

Repercussão

A obra de Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, inspirou o vídeo criado pela Aciu para expressar o drama do empresariado com o fechamento imposto pelos mais recentes decretos estadual e municipal. A mensagem é forte e tem reverberado intensamente, inclusive em outros estados. O material foi produzido pela agência Salla.

A união faz a força

Aciu, Sindilojistas e Sindecomu assinam ofício encaminhado ao governador Ratinho Junior, requerendo que os estabelecimentos comerciais tenham permissão para abrir imediatamente em horário reduzido, das 10h às 16h e, fora desse período, possam atuar por delivery e drive thru. O documento enfatiza que o comércio, definitivamente, não é responsável pela disseminação do vírus. E, principalmente, que é um dos principais aliados dos entes governamentais, a começar pelo zelo ininterrupto no tocante ao cumprimento dos protocolos.

Homenagem emocionante

Uma data absolutamente especial se aproxima. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (próxima segunda, 8), a Aciu e o Conselho da Mulher Empresária e Executiva capricharam na produção de dois vídeos, um deles já reverberando nas redes sociais e emocionando muita gente. O segundo será veiculado nesta sexta (5). Vale conferir e compartilhar.

Aniversário da Uopeccan

A Aciu saúda o Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama pelos inestimáveis préstimos ao longo de cinco anos de atividades. Uma celebração à altura não é oportuna, mas é exatamente no momento mais delicado do enfrentamento à pandemia de Covid-19 que o valoroso corpo de profissionais demonstra as razões pelas quais a unidade se tornou referência em tão pouco tempo.

71 mil atendimentos

A entidade atende toda a macrorregião, que engloba mais de 80 municípios. Além do atendimento oncológico de excelência, consta como marco histórico a definição da unidade, em março do ano passado, como uma das referências estaduais no acolhimento e atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. São mais de 71 mil atendimentos em cinco anos, dos quais cerca de 600 especificamente ligados ao ciclo pandêmico.

Fake news

A prefeitura de Umuarama esclarece ser falsa uma informação que circula pelas redes sociais a respeito de um tal programa Vale Mercado 2021. A mensagem contém um link para cadastro que daria direito ao recebimento de R$ 121 mensais. O Executivo esclarece que as informações oficiais são divulgadas no site www.umuarama.pr.gov.br e nas páginas oficiais. Em caso de dúvida, é sempre recomendável pesquisar nos meios de comunicação, como sites e jornais.

Data alterada

O interesse de empresas de Umuarama e região que não poderiam participar na data originalmente divulgada para o treinamento Propulsor Empresarial levou os organizadores a alterarem o cronograma. A imersão será ministrada por Maicon Roberto e Fabiano Zanzin nos dias 15 e 16 de abril, no hotel Caiuá. O evento apresentará ferramentas poderosas, concebidas para que os empreendedores alcancem diferenciais. A Aciu é parceira da iniciativa. Inscrições - https://propulsorempresarial.com.br/.

Inadimplentes

Foram publicados no Diário Oficial do Estado decretos que regulamentam leis restabelecendo os termos do acordo de parcelamento do ICMS dos contratos cancelados por inadimplência em decorrência do não pagamento das parcelas de março a junho de 2020, bem como estendendo o benefício às empresas em recuperação judicial.

Reinvenção

Apesar de quase metade (49%) das micro, pequenas e médias empresas terem sofrido impactos negativos devido à crise gerada pela pandemia de covid-19, 90% acreditam que o momento abriu novas oportunidades. Esses são os resultados da pesquisa feita pela Serasa Experian ouvindo 521 empreendedores de pequeno e médio porte.

Apontamentos

Para 38% dos empresários, a crise abriu espaço para aprender novas modalidades de vendas, 33% acreditam que o momento permite empreender e inovar, enquanto 33% estão revendo as parcerias e os fornecedores. Outras oportunidades citadas pelos micro e pequenos empreendedores foram: aplicar estratégias de acordo com o perfil dos clientes (26%), investir em novas tecnologias (26%) e ter mais tempo para planejamento e gestão (21%).

Impactos

Fora os 49% que afirmam ter sofrido os efeitos negativos da crise, 36% disseram não ter tido perdas e 15% conseguiram ter um saldo positivo no período. A principal mudança estrutural promovida pelas empresas foi a alocação de recursos para trabalhar e atender de forma remota, mencionada por 53,2%, seguida pelos investimentos em tecnologia para as vendas não presenciais (51,7%). A gestão financeira foi um ponto em que 39,4% dos empreendedores fizeram alterações importantes para passar pelo período.

"Acate bons conselhos com vinho, mas sempre tome decisões com água" - Benjamin Franklin

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!