Aciu Interativa n° 497

Publicado em 11/03/2021

Audiência sobre pedágio

A população de Umuarama poderá acompanhar a oitava audiência do ciclo que debate o modelo de pedágio proposto pelo governo federal para as rodovias do estado nesta sexta (12). As anteriores foram presenciais e, desta vez, os deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar sobre o Pedágio optaram por uma audiência totalmente on-line. Os debates terão início às 9h30 com transmissão pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Quem desejar poderá participar através do aplicativo Zoom pelo link da reunião: https://bit.ly/3eHCJB9.

Clamor

A Aciu, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojistas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecomu) encaminharam ofício ao Executivo municipal requerendo a flexibilização do decreto vigente referente ao enfrentamento da pandemia, em prol da abertura do comércio nos próximos sábados, em horário especial (9h às 17h). As entidades entendem ser plenamente concebível, uma vez que mesmo com o fechamento recente o número de casos positivos de Covid-19 segue uma escalada preocupante. Entendem que o comércio, definitivamente, não é disseminador e que o horário dilatado pode contribuir para que não ocorram aglomerações.

Bom desempenho

A Agência do Trabalhador de Umuarama obteve um bom desempenho no encaminhamento de trabalhadores para contratação pelo mercado em fevereiro. Ao todo, 163 trabalhadores conseguiram empregos com a intermediação da agência, que atendeu 2.068 pessoas que estavam procurando empregos e outras 330 que deram entrada no Seguro-Desemprego. Em termos comparativos, as contratações de fevereiro foram superiores às do mês anterior.

Entrega de currículos

No momento, a agência está recebendo currículos para a linha de produção de um abatedouro. Não é necessário agendamento. Basta entregar na recepção, no horário de expediente – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (44) 3621-1100. A agência fica na Avenida Rio Branco, 4211, esquina com Rua Governador Ney Braga, na região central.

Construção civil

A relação de projetos aprovados para execução pela Diretoria de Planejamento Urbano da Prefeitura mostra que fevereiro teve o melhor desempenho para o mês, nos últimos quatro anos – atrás apenas de 2017. Com menos dias úteis, fevereiro inclusive levou vantagem sobre janeiro. Foram aprovados 13.976,14 m² de obras civis, incluindo construções novas, ampliações e melhorias. No ano passado, o mesmo mês teve apenas 9.667,95 m² de obras, 13,2 mil m² em 2019 e 11,5 mil m² em 2018.

Pacote

Medidas econômicas para auxiliar a população afetada pela pandemia do novo coronavírus foram anunciadas pelo governo do Estado e poderão ser acessadas na Casa do Empreendedor de Umuarama. São novas linhas de crédito da Fomento Paraná e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O detalhamento sobre as regras para acesso aos recursos estará disponível já na próxima segunda (15).

Medidas complementares

Estão suspenso por 60 dias os pagamentos contratuais em andamento da linha de crédito Paraná Recupera (de até R$ 6 mil). O cliente deverá formalizar o pedido de suspensão. O Estado também reativou o Paraná Recupera para novos clientes, com limite máximo por financiamento de até R$ 5 mil para a pessoa jurídica e de R$ 1,5 mil para pessoa física. Serão mantidas as mesmas condições de análise simplificada, com juros de 4,39% ao ano, que dá 0,36% ao mês. O Microcrédito Banco do Empreendedor e o Banco da Mulher Paranaense continuam com as mesmas condições diferenciadas já praticadas.

Curso de e-commerce gratuito

O Senac Umuarama está com pré-inscrições para o curso gratuito 'E-commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico', com carga de 42 horas. As aulas serão ministradas à distância, ao vivo, das 19h às 23h , às segundas, quartas e sextas-feiras, de 29/3 a 23/4. A pré-inscrição pode ser efetivada até o próximo dia 21, pelo link https://bit.ly/30CjjFr. . Os interessados devem ter no mínimo 16 anos, renda familiar (por pessoa) inferior a dois salários mínimos e possuir acesso a internet.

Empreendedorismo feminino

No mês dedicado à mulher, compilamos alguns dados interessantes sobre o empreendedorismo feminino no Estado. Segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), de cada três empresas ativas no Estado, uma é comandada por representante do sexo feminino (33,5%). Em números absolutos, as mulheres participam do quadro societário de 505.378 de um total de 1.506.089 empreendimentos ativos no Paraná.

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito".- Pitágoras

A Aciu é a Casa do Empresário

Excelente final de semana!