Aciu Interativa n° 499

Publicado em 01/04/2021

Sabadão retorna

O comércio de Umuarama retoma, com grande expectativa, o horário especial de atendimento. Graças a um aditivo dos sindicatos, o tradicional Sabadão terá expediente das 8h às 18h. Mais tempo pode representar um aliado no enfrentamento à pandemia. Coibir aglomerações é um dos protocolos sanitários mais relevantes. Outra recomendação é não levar crianças às compras.

Caged animador

Um alento em tempos de pandemia prolongada. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indica que, entre janeiro e fevereiro, indústria, comércio e prestação de serviços registraram saldo positivo de mais de 200 empregos em Umuarama. Dada a complexidade do momento, a mera manutenção dos postos de emprego formais já seria motivo para comemorar.

Cenário estável

O maior volume de admissões no bimestre ocorreu na produção de bens e serviços industriais, seguida por serviços e vendedores do comércio (lojas e supermercados) e serviços administrativos. A performance valeu o 11º lugar entre as 20 cidades com melhor saldo por crescimento percentual no estado, à frente de grandes centros, como Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Londrina.

Consultoria gratuita

A Aciu firmou uma parceria muito bacana com a Cacier, Sebrae, Sicoob e Sicredi, viabilizando consultoria em gestão gratuita para associados. A mesma será individual e agendada, contemplando liderança, estratégia e planos, clientes, processos, pessoas, finanças e resultados. Para detalhes, ligue na Aciu - (44) 3621-6700.

Prazo prorrogado

A prefeitura prorrogou por trinta dias o prazo para pagamento do alvará e taxas inclusas, que poderá ser feito à vista até 30 de abril ou em três pagamentos sem juros. O prefeito Pozzobom reconhece se tratar de uma contribuição pequena mediante as dificuldades que os empresários estão passando, sob os efeitos da pandemia, mas estima que a medida pode dar um pouco de fôlego para muita gente.

IPTU

Por sua vez, foi prorrogado para a próxima segunda (5) o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de Umuarama (IPTU 2021), em cota única com desconto de 6% e também para a primeira parcela caso o contribuinte opte pelo pagamento em dez vezes. É a segunda prorrogação de prazo oferecida pelo município para que mais contribuintes possam aproveitar o desconto.

Novo governador

É com enorme satisfação que a Aciu felicitou, via ofício, o empresário Paulo José dos Santos, o Paulinho da Casa das Bombas, eleito novo governador do Distrito 4630 do Rotary Club. Ele foi aclamado por unanimidade para o mandato de 2023 a 2024. Vale lembrar que, em 55 anos, Umuarama teve apenas dois governadores: Kaled Abrão Chain (gestão 1997/1998) e monsenhor José Dantas de Sousa (2003/2004).

Trabalhadores para a 323

A Agência do Trabalhador de Umuarama está encaminhando trabalhadores para a empresa contratada pelo governo do Estado para as obras de duplicação da rodovia PR-323, entre o trevo do posto Gauchão e o entroncamento para Mariluz. Os interessados devem agendar o atendimento no site www.justica.pr.gov.br e pegar o encaminhamento na agência. As vagas disponíveis são para pedreiro, servente, armador, carpinteiro, motorista (com CNH categoria C), apontador, operador de rolo e operador de escavadeira hidráulica.

Reinvenção na crise

Com avanço da pandemia, os donos de micro e pequenas empresas são expostos todos os dias a novos desafios. Reinventar-se virou palavra de ordem. Nesse contexto, o Sebrae tem reforçado seu papel de incentivo à educação para empreendedores e para futuros empresários. Confira vinte cursos que podem ajudar os empresários a se reinventarem na crise - https://bit.ly/3sHoiB5.

As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes - Augusto Cury

Excelente Páscoa

A Aciu é a Casa do Empresário!