Aciu Interativa n° 501

Publicado em 15/04/2021

Compra de vacinas
A Aciu está empenhada em um projeto voltado à aquisição de vacinas contra a Covid-19. O esforço é coordenado pela presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Carla Regina Moreira Frasquette. A frente prioritária é a compra com aporte direto. Além de uma carta de intenções junto a entes importadores, a entidade promove uma enquete para aferir o universo de colaboradores das empresas associadas passível de imunização. Responder o questionário é rápido e de grande importância. Para tal, acesse https://forms.gle/pH4kivXgU8Posk4v7.

Duplicação
Teve início o ciclo de serviços preliminares para a duplicação de mais um trecho urbano da rodovia PR-323, entre o trevo do Gauchão e o entroncamento com a rodovia PR-468, que liga Umuarama a Mariluz e Goioerê. A obra compreende a duplicação da PR-323 em trecho com extensão de 4,489 km, implantação de duas interseções em desnível (viadutos), implantação de vias marginais, passeios (calçamento) e acostamentos. O valor estimado da contratação é de R$ 81,8 milhões e o prazo de execução é de 12 meses.

Ajustes
Já vigora o decreto 107/2021, de autoria do Executivo Municipal, com ajustes na estratégia de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. A legislação complementa outro decreto, do governo estadual. O documento, de 23 páginas, está disponível na nossa central de donwloads - https://www.aciupr.com.br/central-de-downloads.

Expediente nos feriados
Via acordo entre os sindicatos patronal e dos comerciários, o comércio de Umuarama irá funcionar nos próximos feriados nacionais. No dia de Tiradentes (21 de abril), uma quarta-feira, o atendimento será no horário convencional, das 8h às 18h. Já no Dia do Trabalhador (1o de maio), um sábado, o horário será em horário diferenciado, das 9h às 17h.

Consultoria gratuita
Uma oportunidade imperdível para os associados. Através da parceria com a Cacier, Sebrae, Sicoob e Sicredi, disponibilizamos consultorias gratuitas na área de gestão, individuais e especializadas, contemplando diagnóstico a partir dos seguintes critérios de avaliação: liderança, estratégia e planos, clientes, processos, pessoas, finanças e resultados. Não perca tempo e ligue para 3621-6700.

Prado do IR dilatado
Aprovado o projeto que prorroga, até 31 de julho, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020. No ano passado, em razão da pandemia da Covid-19 no país, a Receita Federal prorrogou por 60 dias o prazo para entrega das declarações.

Contribuinte solidário
O cidadão ou empresa que quiser contribuir para ações sociais por meio dos fundos municipais do idoso e da criança e do adolescente pode destinar parte do seu Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou jurídica. Ambas as contas são na Caixa Econômica Federal, agência 0570, operação 006. Para o fundo da criança e do adolescente a conta é nº 100248-0 e para o idoso, conta 100258-8.

Dezenas de entidades
O contribuinte vai direcionar parte do seu tributo para auxiliar na manutenção de mais de 20 entidades assistenciais assistidas pelos fundos, que são administrados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos do Idoso (CMDI) de Umuarama. A opção pela doação de até 3% no caso de pessoa física e 1% para pessoa jurídica pode ser feita antecipadamente ou no momento da declaração.

Eventos
A Aciu encaminhou ofício à prefeitura solicitando atenção especial para o setor de eventos, um dos mais duramente afetados pela pandemia de coronavírus. A não realização de centenas de eventos tornou a situação dramática para muitas empresas e profissionais autônomos. Dada a gravidade da situação, a Aciu requisita a isenção (do pagamento do alvará e taxas) correspondente ao último exercício.

Dica Sebrae
O Sebraetec oferece mais de 270 soluções nos eixos de desenvolvimento tecnológico, produção e qualidade, design e sustentabilidade para pequenos negócios do comércio, serviços, indústria e agronegócio. O propósito é promover e melhorar processos, produtos e serviços, aumentar a produtividade, desenvolver novos produtos, desenvolver a inovação e transformação tecnológica, entre outras melhorias. Confira: https://sebraetec.com/.

"Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos seres" - Hilda Hilst

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!