Aciu Interativa n° 505

Publicado em 13/05/2021

Startup Day

Idealizado pelo Sebrae, o Startup Day ocorre simultaneamente em todo o território nacional. A sexta edição será no próximo dia 22. Gratuito e 100% online, o evento visa fomentar o ecossistema inovador brasileiro e apresentar a experiência Sebrae Like a Boss de atendimento às startups em todo o Brasil. Imperdível. As pré-inscrições já estão abertas, neste link: https://bit.ly/3tIoEqR.

Fomento Paraná

O governo do Estado anunciou redução de 4 pontos percentuais ao ano nas taxas de juros das operações de microcrédito da Fomento Paraná. Com essa medida, o Banco da Mulher Paranaense, que tinha taxas a partir de 0,76% ao mês, passa a oferecer empréstimos e financiamentos a partir de 0,45% ao mês. No Banco do Empreendedor a menor taxa mensal passa de 0,91% para 0,60%.

Microcrédito

O microcrédito da Fomento Paraná é composto por empréstimos e financiamentos de até R$ 20 mil, com até três meses de carência e prazo total de 36 meses para pagamento. É destinado a empreendedores informais, MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. O limite de crédito varia de acordo com o período de atividade do empreendedor ou empreendimento e do seu faturamento.

Campanha referencial

A véspera e a antevéspera do Dia das Mães tendem a referenciar a atividade do comércio varejista umuaramense por um bom tempo. Ocasiões com expedientes especiais e um bom volume de vendas, com esforço concentrado para aprimorar os protocolos sanitários. Um bom exemplo para as próximas campanhas (Namorados, Pais e Dia das Crianças), infelizmente ainda sob a aura da prolongada pandemia - ao que tudo indica.

Cresce abertura de empresas

O saldo de empresas constituídas no Paraná no primeiro quadrimestre deste ano, 64.001, foi 20,05% superior ao mesmo período de 2020. Os números levam em conta as aberturas e baixas ocorridas no período. Considerando apenas as empresas abertas, o percentual comparativo sobe para 27,46%. Segundo a Jucepar, a digitalização dos processos colaborou muito no aumento considerável.

Adequação

Sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do novo coronavírus. Isso é o que revelou uma pesquisa feita pela Serasa Experian com 508 empreendedores, realizada no mês de fevereiro. Desse total, 83,1% pretendem manter a realização dos negócios pela internet mesmo quando a pandemia acabar. Dentre os canais mais utilizados para as vendas estão as redes sociais, principalmente o WhatsApp (72%).

UEM 4.5

Orgulho paranaense, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) completou na terça (11) 45 anos de reconhecimento, dado por meio de um decreto federal. Outras datas importantes são: 6 de novembro de 1969, quando a Lei Estadual 6.034 criou a universidade, que está com 51 anos e meio de uma grande história; e 28 de janeiro de 1970, momento em que a fundação de direito público da UEM foi criada pelo Decreto Estadual 18.109.

Linda trajetória

O reconhecimento de 1976 permitiu à UEM oferecer, com totais condições, novos cursos de graduação e atestava que ela era capaz de funcionar plenamente como uma legítima instituição de ensino superior brasileira, possibilitando sua expansão e consolidação de departamentos, colegiados de cursos e centros de ensino. O recredenciamento institucional mais atual da UEM data de 12 de março de 2020 e tem validade de dez anos.

Show da Vida

A Aciu possui cartelas da campanha Show da Vida, em prol do hospital Uopeccan Umuarama. A unidade custa R$ 10 e ao adquirir você concorrerá a um Chevrolet Ônix 0 km e quatro motos. O sorteio será pela Loteria Federal no dia 7 de agosto. A causa é nobre. A sede da entidade fica no térreo do edifício Centro Comercial (praça Hênio Romagnolli) e o atendimento, se segunda a sexta, é ininterrupto no horário comercial.

"Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo" - Rui Barbosa

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!