Aciu Interativa n° 529

Publicado em 30/10/2021

Natal de Esperança

A campanha Natal de Esperança é a maior do Paraná, como você já sabe. Com o estrondoso sucesso, já na primeira semana, a Aciu reforça alguns pontos cruciais: aos colaboradores dos estabelecimentos participantes que não preencham cadastros em seus nomes, pois tal participação é rigorosamente vedada; aos empresários que ainda não aderiram, que não percam tempo e solicitem uma visita do departamento comercial pelos telefones (44) 3621-6700/98422-1805 (WhatsApp)/99985-3765.

Outubro Rosa

O Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu esteve muito bem representado na roda de conversa com médicos no Rotary Catedral, evento de destaque da programação alusiva à campanha Outubro Rosa. A presidente, Carla Regina Moreira Frasquette, a 2ª vice-presidente, Valmira Costa Pugas, e a 2ª secretária, Aline Ruge, elogiaram a organização e consideraram extremamente válida a iniciativa, a exemplo do 2o Empreendedorismo Rosa, capitaneado pelo Conselho e ocorrido às vésperas. Conteúdo relevante e adesão maciça dos segmentos organizados.

Marco histórico

Será publicado na próxima semana, no site da prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br), o edital do processo seletivo de caráter público para o projeto de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Umuarama. A pessoa jurídica vencedora ficará responsável por implantar e administrar a ZPE, uma zona de livre comércio que funcionará como um condomínio de empresas, com produção voltada ao mercado internacional, aproveitando as isenções fiscais concedidas pelos governos federal, estadual e municipal.

Saldo positivo

Umuarama mantém nove meses seguidos de saldo positivo na geração de empregos e permanência de empregados no mercado de trabalho, um crescimento de 8,26% que se coloca acima das médias nacional (6,38%) e estadual (6,14%). Em setembro, o Cadastro Geral (Caged) registrou 1.459 admissões e 1.215 desligamentos – saldo positivo de 244 empregos. As contratações ocorreram nos setores do comércio (481), serviços (também 481), indústria (393), construção civil (100) e agropecuária (4).

Setores equiparados

O saldo de contratados no município, no último mês, era de 32.834 trabalhadores com predominância da prestação de serviços (12.420 empregos), seguida pelo comércio (10.420) e indústria (7.421). No acumulado do ano, as áreas que mais contrataram foram o comércio (4.185 trabalhadores), seguido pelo setor de serviços (3.756) e a indústria (3.268 admissões). Descontadas as demissões registradas no período (janeiro e setembro), resta um saldo de 2.505 novos empregos gerados em 2021, em Umuarama.

Curso gratuito

Para atender à crescente demanda, a prefeitura e o Senai lançaram mais um curso profissional gratuito. O objetivo é formar auxiliares qualificados para a manutenção predial. O conteúdo, abrangente, prevê 160h de aulas. Para matrícula o interessado deve se cadastrar pelo link https://bityli.com/vm8Ld.O início está previsto para 8 de novembro. As aulas serão das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta. Para participar é necessário ser maior de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o ensino fundamental (incompleto). Mais informações pelo fone (44) 3621-1100.

Pacote emergencial

Empresas de Umuarama e região podem procurar a Casa do Empreendedor para acessarem um pacote emergencial de recursos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para se recuperarem de prejuízos provocados pelo vendaval da última semana. O financiamento tem taxa de juros inferior a 1% ao mês. O financiamento se destina a capital de giro e socorre empresas que tiveram prejuízos com alagamento, destelhamento, problemas estruturais, perda de maquinários, equipamentos, matéria-prima e estoques.

Golpe recorrente

Empresários de Umuarama e região denunciam um golpe recorrente, aplicado por supostas empresas de marketing que ofertam publicidade das marcas em catálogos físicos e virtuais (sites). A proposta de contrato é encaminhada após interlocução e a assinatura pode sacramentar a materialização do golpe, já que não se trata de uma proposta, mas de um contrato com cláusulas dúbias. Além de vigência imediata, não contempla o cancelamento antes que o contratante salde 12 parcelas de, em média, R$ 300 mensais.

Opções

Existem inúmeras queixas a respeito da empresa, TellCom Marketing (www.tellcommkt.com.br), Brasil afora. Aos que, infelizmente, caíram no golpe, mesmo que por mera distração, a recomendação é registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e em seguida entrar em contato com a TellCom por telefone ou email exigindo o imediato distrato do contrato sem ônus. É possível que o representante proponha algum acordo, geralmente em prejuízo da empresa contratante e sob ameaças de negativação junto ao SPC/SERASA. Nesse caso, com o BO em mãos, contate um advogado imediatamente.

Dica Sebrae

A dois meses do fim do ano, é chegado o momento em que os empreendedores precisam verificar se estão em dia com o pagamento de tributos e obrigações junto ao governo. O Sebrae iniciou uma mobilização com o objetivo de orientar os microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas, sobre como aproveitar instrumentos que oferecem um conjunto de alternativas para a regularização tributária. O Programa de Retomada Fiscal, por exemplo, contempla parcelamentos em até 145 meses e até 100% de descontos em multas, juros e encargos. Há também oportunidades específicas para os setores mais impactados pela pandemia, tal como a transação criada pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

"Mais afronta a mesura do adulador que a bofetada do inimigo" - Padre Antônio Vieira

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!