Aciu Interativa n° 530

Publicado em 05/11/2021

Sabadão na área

Neste sábado (6), o comércio de Umuarama ficará aberto das 9h às 17h. Como já se tornou tradição, todo primeiro e segundo sábado do mês as lojas abrem suas portas no horário especial. Tempo adequado para realizar compras com critério e segurança, aproveitar as promoções carinhosamente preparadas pelos nossos associados e, de quebra, acumular cupons da campanha Natal de Esperança, que já premiou alguns felizardos com vales-compra.

Carreata natalina

A Aciu realizará no dia 13 (sábado) uma carreata para badalar a maior promoção do Paraná no segundo semestre. O Natal de Esperança já é sucesso e os primeiros vales-compra já saíram. Para os interessados em participar, a saída será no lago Aratimbó, às 10h. A carreata percorrerá as avenidas Paraná, Celso Garcia Cid, Brasil e Castelo Branco. Os principais prêmios da campanha, três automóveis zero quilômetro, serão expostos ao longo do percurso. Vem com a gente.

Geração de empregos

O desempenho da Agência do Trabalhador de Umuarama colocou a cidade mais uma vez em posição de destaque no Estado, de acordo com relatório do Departamento do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família. A Capital da Amizade ocupou a 6ª colocação em número de trabalhadores contratados com a intermediação de mão de obra. No mês passado, com a atuação da agência, 252 pessoas foram empregadas nas mais diversas áreas.

Bons números

As contratações acumuladas desde janeiro somam 2.321. Conforme o ranking, dentre as 216 agências do trabalhador do Paraná, as que mais contrataram foram as de Francisco Beltrão (483), Curitiba (473), Colombo (410), Cascavel (344), Cianorte (323) e Umuarama (252). Neste ano a agência recebeu mais de 1.500 novas inscrições de trabalhadores, captou mais de 3.500 vagas e superou 12 mil encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Golpe do Pix

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) está alertando os lojistas sobre a ocorrência de uma nova modalidade de estelionato na praça: o golpe do PIX. Criminosos estão se aproveitando das novidades dessa transação financeira para ludibriar empresários. O golpe ocorre mediante um agendamento de PIX para pagamento de uma compra.

Máxima atenção

O golpista faz o agendamento do PIX para pagar uma compra e o empresário que recebe o comprovante pensa que a conta está paga e entrega a mercadoria. Na sequência o golpista cancela o agendamento e deixa o empresário no prejuízo. Portanto, mais do que nunca, cabe destacar que os empresários devem ficar atentos para ver se o comprovante é de pagamento ou de agendamento.

E se cair no golpe?

A advogada Caroline Taborda Dallegrave, coordenadora do Departamento Jurídico da Faciap, diz que se trata de um crime de estelionato e orienta as vítimas para que coletem todas as informações possíveis, como nome, comprovante do agendamento do PIX, número de telefone e outros dados possíveis e procure a delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência. E, com o registro policial em mãos, a vítima também pode entrar em contato com a instituição financeira para buscar as alternativas para ser ressarcida.

Retoma Paraná

Criado pela lei número 20.634/2021, o programa Retoma Paraná teve sua proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A iniciativa considera que as dificuldades econômicas impostas pela pandemia são ainda maiores para as empresas que entraram em recuperação judicial, tendo como objetivo alavancar a recuperação. Para a adesão ao programa, basta informar o CPF dos sócios ou diretores da empresa.

Como proceder

Podem pedir o parcelamento todos os contribuintes que tenham solicitado recuperação judicial e que não tenham sentença de encerramento transitada em julgado. Os débitos tributários do ICMS, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de junho de 2021, poderão ser parcelados em até 180 meses com redução de multas e juros e de honorários advocatícios. Os débitos terão redução de 85% a 95% de multas e juros, a depender da natureza das penalidades atribuídas.  O programa pode ser acessado pelo link https://retomapr.sefa.pr.gov.br/refis.

PR-323 interditada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) fará neste sábado (6) o bloqueio total da PR-323 para transporte e lançamento das vigas de concreto do novo viaduto de Água Boa, distrito de Paiçandu.  As atividades terão início a partir das 6h da manhã e têm previsão de término às 19h, com a pista podendo ser liberada antes, caso a operação termine mais cedo. Se as condições climáticas não forem favoráveis, o transporte das vigas poderá ser estendido ao dia seguinte (7) também.

Inscrições gratuitas

Referência pela tradição no ensino superior, a Universidade Paranaense (Unipar) disponibiliza mais de 90 opções, somando as modalidades presencial, semipresencial e educação a distância. As inscrições para o próximo vestibular já podem ser feitas no site www.unipar.br, gratuitamente. Neste ano, o processo seletivo acontece de várias formas – prova agendada on-line, nota do Enem de 2010 a 2020, validação do histórico escolar do ensino médio, nota de redação de vestibulares anteriores e diploma do ensino superior.

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer" - Amyr Klink

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!