Aciu Interativa n° 534

Publicado em 10/12/2021

Sorte chama

Com a participação de aproximadamente 26 mil consumidores de Umuarama e região, a campanha Natal de Esperança atingiu nesta sexta (10) 200 mil cupons cadastrados. Ninguém quer ficar de fora da maior promoção do Estado, que já contemplou felizardos com uma moto e milhares de reais em vales-compra. Ainda não foi premiado? Não desanime. Vem muita coisa boa por aí. A segunda moto Honda Biz, por exemplo, sairá na extração da Loteria Federal da próxima quarta (15). Dedos cruzados e não deixe cupons mofando na gaveta.

Horários especiais

Atenção para o horário diferenciado de atendimento do comércio de Umuarama por conta das festas natalinas. Teremos dois Sabadões (11 e 18), com expediente das 9h às 17h. A partir de segunda (13), os estabelecimentos atenderão das 9h às 22h (segunda a sexta). Noel chegou nesta sexta (10). A dica é programar um passeio noturno para curtir as luzes, atrativos especiais e ao mesmo tempo aproveitar as super promoções e produtos de primeira do nosso comércio para zerar a lista de presentes sem estresse.

Licitações

Com algumas alterações e novas oportunidades, a Prefeitura de Umuarama atualizou a agenda de licitações. Na próxima segunda (13) haverá um pregão eletrônico para contratar empresa para fornecimento de medicamentos para as unidades de atendimento médico. Outros dois ocorrerão na sexta-feira (17) para contratação de empresas para prestação de serviços de transporte escolar e para contratação/fornecimento de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

Zona de livre comércio

O único processo seletivo de caráter público será realizado no dia 13 de janeiro e tem o objetivo de buscar empresa para administrar uma zona de livre comércio a ser implantada na cidade, parte do projeto da Zona de Processamento de Exportação de Umuarama (ZPE/UMU). Todos os processos licitatórios estão programados para acontecer sempre no mesmo horário: às 9h. A programação completa pode ser acessada no site www.umuarama.pr.gov.br, no banner do Portal da Transparência.

Técnico em Comércio

A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed) prorrogou o prazo das pré-matrículas para os cursos subsequentes, para quem já concluiu o Ensino Médio, e especialização técnica. Em Umuarama, alguns destaques são os cursos de Técnico em Comércio e Técnico em Recursos Humanos, ministrados no colégio Vereador José Balan. Os interessados têm até o dia 15 (quarta) para realizar a pré-matrícula.

Parceria

O curso gratuito de Técnico em Comércio é o primeiro do Estado e conta com o respaldo da Aciu, que, além da divulgação, viabiliza visitas técnicas e busca estabelecer parcerias com empresas para que os participantes possam apreender o conteúdo prático. O teor será ministrado em dois semestres, capacitando profissionais que atuam ou pretendem atuar no comércio. Informações - (44) 3622-1872.

Injeção de ânimo

A segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público municipal injetará, na próxima segunda (13), mais R$ 4,2 milhões na economia de Umuarama. No total, o 13º dos servidores municipais neste ano somou R$ 11,2 milhões e beneficia 2.749 trabalhadores ativos e 780 inativos. A primeira parcela foi paga em 23 de junho. Os recursos são importantes para aquecer o comércio no tradicional período de fim de ano.

Novas empresas

O Paraná teve um aumento de 8,47% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro, levando em consideração as aberturas e baixas, no comparativo com o mesmo período de 2020. Os dados são da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Considerando apenas as aberturas de empresas, o crescimento chega a 16,11%. Foram 20.646 empresas abertas só em novembro, somando, assim, 253.415 em todo o ano. Em 2020, foram 218.261.

Inadimplência

Dados divulgados pela Faciap/SPC Brasil mostram que o número de inadimplentes do Paraná cresceu 7,48% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado. A faixa etária mais expressiva entre os devedores é entre 30 e 39 anos, registrando 25,17% dos inadimplentes. Quando dividida por gênero, 50,18% são mulheres e 49,82% homens. O valor médio da soma de todas as dívidas de cada consumidor no Estado é de R$ 3,9 mil. A pesquisa ainda aponta que 30,85% dos consumidores do estado têm dívidas de até R$ 500 e 46,32% até R$ 1 mil.

"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal" - Oscar Wilde

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!