Aciu Interativa n° 538

Publicado em 17/02/2022

Sucesso

A campanha Umuarama Liquida reeditou o sucesso do segundo semestre do ano passado. Lojistas consultados pela Aciu relataram terem elevado o fluxo de vendas consideravelmente, com destaque para o grande movimento no Sabadão (12). Consumidores empolgados não por acaso. Os descontos chegaram a 70% e já no início da tarde era possível se deparar com várias bancas vazias. Sucesso!

Tributo às mulheres

O Dia Internacional da Mulher se aproxima e o Conselho da Mulher Emrpesária e Executiva da Aciu prepara uma homenagem muito especial. A bem da verdade, oito. Vale a pena aguardar e conferir em breve nas nossas redes sociais.

Empregabilidade

No mês passado, passaram pela Agência do Trabalhador de Umuarama 1.811 pessoas procurando emprego e 547 deram entrada no seguro-desemprego. Recentemente, são destaques oportunidades nos mais diversos segmentos, fator que mantém Umuarama como um dos principais polos geradores de emprego do interior do Estado. Interessados devem entrar em contato com a agência (avenida Rio Branco), que atende presencialmente das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, respeitando as orientações sanitárias. Para evitar aglomeração, o atendimento pode ser agendado no site da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (www.justica.pr.gov.br).

Parque industrial

A prefeitura anunciou a implantação do Parque Industrial 5. A previsão é disponibilizar 22 lotes para empreendimentos de médio e grande porte nas mais variadas áreas. A facilidade de acesso tanto pela rodovia PR-468 (saída para Mariluz) quanto pela PR-323 é um dos atrativos. Conforme o projeto, o novo parque terá duas quadras, três ruas asfaltadas e 22 lotes com metragens que variam de 2.066 m² a até 12.554 m². Os lotes terão concessão de direito real de uso de imóvel público com base nos critérios técnicos e legais do Programa de Desenvolvimento de Umuarama (Prodeu).

Promupe

O Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe) será reativado. A iniciativa estimula a geração de empregos para os jovens de 16 a 24 anos e, em contrapartida, as empresas participantes poderão abater parte dos tributos municipais. As empresas podem contratar até 200 jovens aprendizes ao longo do ano, mas a ideia é elevar esse limite para 500 vagas, a partir de 2023. As inscrições para os interessados, bem como a adesão dos empregadores, serão feitas a partir de março.

PR-323

Empresários e integrantes da Comissão pela Duplicação da PR-323 participaram de uma reunião na Aciu. A redução da largura do acesso ao Parque Industrial, alterando o projeto original, foi um dos pontos mencionados. Segundo os empresários, a mudança poderá dificultar manobras de entrada e saída de caminhões. O grupo deve requerer ao prefeito Hermes Pimentel que busque explicações junto aos órgãos de fiscalização e execução.

Avanço importante

As obras da estrada Boiadeira atingiram um marco importante nesta semana. Estão 80% concluídas e, salvo problemas de última hora, a finalização deve ocorrer no segundo semestre. São mais de cinco décadas de expectativa. A Boiadeira foi dividida em três lotes e as obras atuais fazem parte do chamado Lote 1. O DNIT está concluindo o chamamento da empresa que venceu a licitação do Lote 2, entre Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste. Serão 37 quilômetros de obras, passando pela localidade de Lovat e coexistindo com a PR-323.

Aeroporto

O plano diretor do aeroporto Orlando de Carvalho foi entregue pelo governo do Estado à prefeitura nesta semana. O documento é um guia para que o local possa receber e manter voos regulares de passageiros. O terminal contou com aporte de quase R$ 1 milhão para aquisição de diversos equipamentos estruturais e de tecnologia. Umuarama figura entre as novas linhas inauguradas ao longo de 2021 pela Azul (aviões ATR).

PF em Umuarama

Encontro entre o delegado-chefe da Polícia Federal em Guaíra, Mário Cesar Leal Junior, e o prefeito Hermes Pimentel tratou da possibilidade da instalação de um posto avançado da PF na cidade. Um documento oficial solicitando o benefício foi entregue ao comandante da corporação. Leal adiantou que existe, sim, a possibilidade de ‘em pouco tempo’ Umuarama tornar-se uma subseção judiciária da PF. Primeiramente ocorreria a instalação de um posto avançado para emissão e renovação de passaportes.

Grana inesperada

A falta de dinheiro aliada ao aumento de custos têm sido fatores que dificultam a recuperação do faturamento dos donos de pequenos negócios ao patamar registrado no período anterior à pandemia. Nesse contexto, os cerca de R$ 8 bilhões esquecidos pelos brasileiros nos bancos públicos e privados podem ser uma boa oportunidade para os empreendedores. Tanto empresas quanto pessoas físicas podem consultar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, lançado pelo Banco Central, para saber se têm valores a receber.

1. "Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz..."- Machado de Assis
  2. Excelente final de semana
  3. A Aciu é a Casa do Empresário!