Aciu Interativa n° 539

Publicado em 25/02/2022

Carnaval

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Umuarama e Região (Sindilojistas) e a Aciu, mediante diversos telefonemas manifestando dúvidas a respeito do expediente do varejo no início da próxima semana, reiteram que o comércio local funcionará normalmente durante o Carnaval. Ou seja, estabelecimentos abrirão nos horários habituais na segunda (28) e na terça-feira (1). O Sindilojistas destaca que uma lei federal e a convenção coletiva de trabalho consideram essas datas dias normais de trabalho.

Fique atento

A Viação Umuarama também emitiu comunicado salientando que as as linhas seguirão o fluxo habitual. As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas. A prefeitura adotou ponto facultativo e apenas os serviços considerados essenciais estarão em atividade.

Promupe

O Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe) acaba de ser reativado. A Casa do Empreendedor iniciará na próxima quinta-feira (3) o cadastramento de jovens que desejam entrar para o mercado de trabalho. Há oportunidades para os mais diversos ramos e os candidatos devem ter entre 16 e 24 anos. Segundo a lei, até 200 jovens aprendizes podem ser cadastrados anualmente. O objetivo é aumentar esse limite para 500 vagas.

Empresas

O principal benefício para as empresas participantes é que 40% do salário mínimo nacional pago ao trabalhador transforma-se em crédito fiscal, que pode ser utilizado para pagamento de tributos municipais como o IPTU, o ISSQN e o ITBI, entre outros. O público-alvo são os jovens sem experiência profissional, em dia com as obrigações civis e militares, e que tenham a Carteira de Trabalho em branco, sem nenhum registro de emprego.

Espaços no antigo IBC

A prefeitura divulgou os editais de concorrência pública para escolher empresas que queiram se instalar no CID (Centro Industrial Diversificado), o antigo barracão do IBC. Três indústrias serão contempladas com a concessão de direito real de uso de salas com 104,57 m², 284,68 m² e 506,41 m². Os processos licitatórios estão agendados para os dias 28, 30 e 31 de março. Os espaços serão destinados para a implantação de empresas que pretenderem explorar a atividade compatível com o local e o tamanho da área.

Especificidades

Elas devem ter produção industrial ou processos com aplicações tecnológicas, como todos os tipos de confecções, produtos decorativos, brindes e impressões digitais, sistemas de software ou equipamentos de tecnologia digital ou de comunicação e produtos farmacêuticos, entre outros. As licitações serão na modalidade concorrência, sendo escolhida a melhor oferta, mediante maior número de vagas de empregos oferecidas. Os editais podem ser conferidos em detalhes pelo link https://bit.ly/3BNtV69.

Alerta

A Vigilância Sanitária comunica que em hipótese alguma entra em contato com as empresas solicitando informações por telefone: todas as abordagens e tratativas são feitas presencialmente, por profissionais devidamente identificados e uniformizados. Se alguém ligar para sua empresa dizendo ser da Vigilância Sanitária e que se trata de denúncia sobre a falta de uso de máscaras, ignore e jamais forneça quaisquer informações.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, contará com uma programação especial em Umuarama. Um dos eventos em destaque, 'Mulheres que se superam", será realizado no Ximbas Lounge (avenida Pernambuco), com a participação da master coach Carina Previato, que abordará o tema do evento. Em seguida ocorrerão shows com a banda Live Angels e com Aline Monteiro, destaque do universo sertanejo. Os convites, a R$ 80, são limitados. Incluem coquetel e open bar (chope) até 22h. Assegure já sua participação pelos telefones (44) 3621-6700/99952-4580.

Homenagens

Ainda a respeito do Dia Internacional da Mulher, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva prepara uma série especialíssima de homenagens. Acompanhe pelas redes sociais da Aciu, de 1 a 8 de março. Vale a pena aguardar...

Prospecção

Fundada em 2004, a rede Café Cultura é considerada uma das melhores do país, estando presente nos estados da região Sul, no Rio de Janeiro e projetando expansão para outros estados do Sudeste e Centro Oeste. Segundo estimativas, serão mais de 50 lojas até o final do ano. Umuarama é um município visto como promissor pela rede. Interessados em conhecer mais sobre a franquia podem entrar em contato com Tiago Gomes - (51) 99183-1230. Email - [email protected]

"A borboleta nos acha pesados; o pavão, mal vestidos; o rouxinol, roucos; e a águia, rastejantes" - Joaquim Nabuco

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!