Aciu Interativa n° 543

Publicado em 22/03/2022

Curso formará vendedores

Um curso adquirido pela prefeitura para formar vendedores já está com inscrições abertas. As aulas serão aplicadas de 11 de abril a 14 de julho, das 19h às 22h, de segunda a quinta-feira, no Senac. A Agência do Trabalhador disponibilizou 30 vagas para os interessados, que deverão se inscrever até 4 de abril, e a duração é de 160h/aula. O objetivo é capacitar o vendedor, atividade que conta com grande quantidade de vagas ofertadas diariamente pelo sistema público de emprego.

Quesitos

Para participar é necessário ter 16 anos ou mais e ter concluído o ensino fundamental. Para a matrícula, os interessados devem apresentar RG e CPF na agência – caso sejam menores de 18 anos, devem comparecer acompanhados do pai ou mãe munidos de documentos pessoais. Conforme o conteúdo programático, além de adquirir conhecimentos para organizar ações e planos de venda os participantes terão noções de merchandising, prospecção, estudo de mercado, vendas diretas, indiretas, consignadas, online, no balcão e telefone, planilha eletrônica, internet e correio eletrônico e segurança do trabalhador, entre outros pontos, além de conhecimentos para realizar a pré-venda, venda e suporte pós-venda.

Vagas em alta

Várias das centenas de vagas disponíveis nos últimos dias na Agência do Trabalhador se destinam a vendedores interno, porta a porta e pracista, além de auxiliares de vendas. Mais informações podem ser obtidas na Agência do Trabalhador (avenida Rio Branco, 4211, esquina com rua Governador Ney Braga) ou pelo telefone (44) 3621-1100. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Noroeste Garantias

Investir no próprio negócio nem sempre é tarefa fácil para micro e pequenos empresários, e com a exigência de garantia pelas instituições financeiras, conseguir um empréstimo pode ser um desafio. É neste momento que sociedades garantidoras de crédito como a Noroeste Garantias fazem a diferença: atuando em cidades do Paraná e São Paulo, a entidade facilita a obtenção de crédito com juros acessíveis, avalizando operações de capital de giro, investimento e ampliação de negócios junto às instituições financeiras.

Performance

Somente em 2021 foram aprovados R$ 48,8 milhões em crédito, superando 1,4 mil operações. Para ter acesso a um empréstimo com aval da Noroeste é preciso entrar em contato com o agente de crédito em Umuarama, Eduardo Viar, pelo telefone (44) 99973-8147 ou e-mail [email protected]. Para cooperados do Sicoob, Sicredi e Cresol, que são instituições parceiras da Noroeste, basta conversar com o gerente da agência para iniciar o processo.

Parcelamento

Os micro e pequenos empresários e os microempreendedores individuais terão até 29 de abril para aderirem ao parcelamento especial de dívidas com o Simples Nacional. A adesão pode ser feita na Secretaria Especial da Receita Federal, no caso de débitos inscritos em dívida ativa; e nas secretarias de Fazenda dos estados e dos municípios, para débitos com governos locais. A renegociação abrangerá os débitos com o Simples Nacional vencidos até a competência de fevereiro de 2022, com parcelas pagas em março.

Facilitação

Os débitos poderão ser parcelados em até 188 meses (15 anos e oito meses). As empresas pagarão uma entrada parcelada em até oito vezes mais 180 prestações. Cada parcela terá valor mínimo de R$ 300 para as micro e pequenas empresas e de R$ 50 para o microempreendedor individual. Haverá desconto de até 90% nas multas e nos juros de mora e de até 100% dos encargos legais.

Páscoa

As vendas do comércio varejista voltadas para a Páscoa devem ser 1,9% maiores este ano, na comparação com 2021. Apesar disso, ainda vão ficar ficar 5,7% abaixo do patamar pré-pandemia, em igual período de 2019. A previsão é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em relação aos preços, a cesta de bens e serviços, composta por oito itens tipicamente consumidos durante a celebração da Semana Santa, deverá ficar 7% mais cara, a maior alta desde 2016.

Olho no 'Leão'

Seja por falta de atenção, por erro ou por falta de documentos, uma das obrigações mais tradicionais do brasileiro pode acabar em dor de cabeça. Em vez de receber restituição, o contribuinte pode ser obrigado a refazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e a prestar contas adicionais ao Fisco. Nos piores casos, a Receita Federal pode cobrar uma multa de até 75% do imposto devido.

Atenção

O prazo de entrega vai até 29 de abril e a Declaração do Imposto de Renda exige cuidados. No ano passado, 869,3 mil contribuintes caíram na malha fina, de um universo de 36,8 milhões de declarações enviadas. O principal motivo foi a omissão de rendimentos, com 41,4% das ocorrências, seguido por falta de comprovação de dedução, responsáveis por 30,9% das declarações retidas em 2021.

"Nada é insubstituível. Um hábito não é uma necessidade" - Gloria Hurtado

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!