Aciu Interativa n° 544

Publicado em 31/03/2022

Sabadão

Abril começa com o tradicional Sabadão (2), ocasião em que o comércio de Umuarama atenderá das 9h às 17h. Tradicional, o Sabadão é a melhor expressão da diversidade e qualidade do varejo, com promoções que atraem consumidores de toda a região. Condições facilitadas de pagamento também configuram um atrativo imperdível.

Prestação de contas

Será realizada na próxima quinta-feira (7), no auditório da Aciu, a assembleia ordinária para prestação de contas da entidade (primeira convocação às 8h e segunda às 8h30). Um balanço do segundo triênio da gestão de Orlando Luiz Santos também será incorporado à Revista da Aciu 2022, em fase de produção.

Feirão do Emprego

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Agência do Trabalhador, promoverá no dia 26 de abril o 1º Feirão do Emprego. A proposta é reunir no mesmo espaço empresas que tenham vagas a serem preenchidas e desempregados em busca de oportunidades. Os empregadores terão estandes para expor suas vagas e os interessados acesso facilitado a empregos na sua área de atuação. Para participar, as empresas devem se cadastrar antecipadamente na Agência do Trabalhador. Também serão realizadas entrevistas.

Segurança no trabalho

Prevenir acidentes de trabalho para viver bem e com mais segurança. Este é o principal objetivo da campanha ‘Abril Verde’, lançada pela prefeitura em parceria com a Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (Cist) da 12ª Regional de Saúde. A campanha busca a conscientização e a prevenção de doenças e acidentes do trabalho. O prefeito Hermes Pimentel sancionou a Lei 4.524/2022, instituindo a campanha no Calendário de Eventos Oficiais do município.

Saúde na Àrea

Um megaevento com serviços gratuitos de saúde está programado para sábado (2), no Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Umuarama. Entre as muitas atividades, o “Saúde na Área” vai disponibilizar coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero e PSA (próstata), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, escuta psicológica e orientações sobre parkinson, tudo em referência ao Dia Mundial de Saúde. O evento será das 8h30 às 12h.

Linha de crédito

Graças à parceria com a Agência Fomento Paraná, a Casa do Empreendedor tem à disposição dos empreendedores informais, microempreendedores individuais (MEI) ou microempresas – com faturamento de até R$ 360 mil ao ano – uma linha de crédito especial com juros a partir de 0,45% ao mês. Os recursos podem custear reformas, aquisição de maquinário, equipamentos e mobiliário para modernização ou ampliação de um empreendimento, além de capital de giro – uma das maiores necessidades dos empreendedores.

Conscientização

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região (AMA) desenvolve uma programação alusiva à campanha Abril Azul, de conscientização sobre o autismo. Uma das ações conta com o apoio da Aciu e consiste em incentivar as empresas a usarem, de alguma forma, a cor azul, adotada como símbolo dada a prevalência do autismo no sexo masculino. Conceito interessante para por em prática, não? Principalmente por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (sábado, 2).

Consumo

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses segue a trajetória de crescimento. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o indicador ficou em 104,1 pontos em março, acumulando alta de quatro pontos percentuais no primeiro trimestre do ano. Este também foi o maior nível registrado desde abril de 2020, quando chegou a 109,3 pontos.

Endividamento

A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, no país atingiu 77,5% em março deste ano. Essa é a maior proporção de endividados desde o início da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em fevereiro, o percentual era de 76,6%. Já em março do ano passado, a taxa era de 67,3%. O percentual de inadimplentes, ou seja, famílias com contas ou dívidas em atraso, chegou a 27,8%

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos" - Confúcio

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!