Aciu Interativa n° 547

Publicado em 22/04/2022

Recrutamento e seleção

Muitos empreendedores dão pouco valor às técnicas de recrutamento e seleção, mas elas são de suma importância. A assertividade no processo de contratação pode fazer toda a diferença no ambiente de trabalho e nos resultados do negócio. Eis um quesito que, quando bem resolvido, surte reflexo direto (positivo) na performance da equipe. A oficina Recrutamento e Seleção, gratuita, é o segundo conteúdo da coleção Dia a Dia, parceria Sebrae/Aciu. O curso será na próxima terça-feira, 26/4, das 8h às 12h, no auditório da Aciu. Mas, atenção, as vagas são limitadas. Assegure a sua o quanto antes acessando https://bit.ly/3EErjcb.

Feirão do Emprego

A Casa do Empreendedor é um dos parceiros envolvidos na realização do Feirão do Emprego, promovido pela Prefeitura de Umuarama, que acontece na próxima terça-feira, 26, na frente do Centro Cultural Vera Schubert. Durante todo o dia, os visitantes terão acesso a mais de 320 vagas nas mais variadas áreas, podendo agendar ou até realizar entrevistas diretamente com as empresas empregadoras. Além das oportunidades de trabalho, empreendedores que visitarem o Feirão terão a possibilidade de conhecer, tirar dúvidas e acessar financiamentos pelo programa Microcrédito Fácil. Outro serviço previsto é a realização de cadastros para o Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe) - serão ofertadas 100 vagas destinadas a jovens de 18 a 24 anos.

Transporte gratuito

O 1º Feirão do Emprego terá transporte gratuito de alguns pontos da cidade. Somente a Levo Alimentos disponibilizou 250 postos de trabalho para o segundo turno. Foram disponibilizados dois micro-ônibus que farão o deslocamento às 8h do dia 26, partindo do Centro da Juventude. Às 8h10 eles passarão no Cras I (Parque Dom Pedro), por volta das 8h20 na Escola Municipal do Conjunto Ouro Branco (ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro) e às 8h30 estarão na UBS do Conjunto Sonho Meu. A Aciu marcará presença com uma ação itinerante, realizando consultas gratuitas e disponibilizando informações sobre a situação cadastral com restrições de débitos presentes no SPC Brasil e Serasa.

Panificação - curso gratuito

A Agência do Trabalhador abriu as inscrições para o curso Serviços de Panificação, mais uma opção de qualificação profissional gratuita. O treinamento, com duração de 72 horas, será realizado pelo Senac. As inscrições serão recebidas até o próximo dia 28. O curso tem início previsto para 4 de maio e duração até 22 de julho, com aulas às quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h. Os interessados deverão ter 18 anos ou mais e 5º ano do Ensino Fundamental. Para matrícula é necessário procurar a Agência do Trabalhador e apresentar RG e CPF. São ofertadas 15 vagas e as aulas serão ministradas no Senac/Umuarama.

Cartão Futuro

O coordenador de Gestão do Trabalho e Emprego da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), Walmir dos Santos, esteve em Umuarama na terça-feira (19) para sanar dúvidas do empresariado a respeito do Cartão Futuro, programa que incentiva a manutenção de empregos e a contratação de jovens aprendizes. O encontro ocorreu no auditório da Aciu. Santos A iniciativa abre as portas do primeiro emprego para jovens entre 14 e 21 anos. O governo estadual paga uma parte do salário, facilitando a adesão de micro e pequenas empresas. O auxílio é de R$ 300 mensais por jovem aprendiz, mas pode chegar a R$ 450 para jovens portadores de necessidades especiais, egressos de unidades prisionais ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2,7% na passagem de março para abril. Foi a quarta alta consecutiva do indicador, que atingiu 78,5 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos, o maior nível desde maio de 2020 (81,7 pontos). O indicador ainda continua abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde abril de 2015. Na comparação com abril de 2021, houve uma alta de 11,1%, de acordo com a CNC.

Saldo positivo

Umuarama teve saldo positivo no balanço entre a abertura e o fechamento de empresas, entre 1º de janeiro e 10 de abril deste ano, conforme dados do Sistema Gerenciador da Redesim (SigFácil), que acompanha a evolução das inscrições de estabelecimentos, alterações de endereço, interrupção temporária, reativação e pedidos de baixa no município. Foram 240 aberturas e 153 baixas – saldo positivo de 87. Houve também um ligeiro aumento no volume de aberturas em comparação ao mesmo período do ano passado (232), números positivos se considerados os efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia local e global.

Panorama local

A variação positiva é corroborada pelo desempenho no mercado de trabalho. Umuarama manteve a condição de grande geradora de empregos em março. A Agência do Trabalhador de Umuarama ficou com a quarta colocação no ranking das agências do Paraná, com 290 contratações – atrás apenas de Foz do Iguaçu (656), Cascavel (376) e Francisco Beltrão (335). A cidade melhorou duas posições em relação ao desempenho de fevereiro, quando ficou em 6º lugar no Estado, e evoluiu bastante em comparação com março do ano passado, quando ocupou o 12º lugar, com 172 colocados.

"Muitos cuidam da reputação, mas não da consciência" padre Antônio Vieira

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!