Aciu Interativa n° 549

Publicado em 06/05/2022

No clima

O Dia das Mães é a segunda data no ranking de relevância para o varejo. No clima, o comércio de Umuarama atende neste sábado (7) das 9h às 17h. Os estabelecimentos identificados com o cartaz da campanha da Aciu reservam promoções imperdíveis e condições facilitadas de pagamento. Com a queda de temperatura, artigos como blusas, cachecóis, botas e luvas rivalizam com celulares, flores, perfumes e outros itens a preferência do consumidor.

Pleito tranquilo

Por 254 votos a 98, a chapa Unidos por Umuarama foi eleita para o triênio 2022/2025, na condição de 23ª diretoria da Aciu. O pleito transcorreu em clima de normalidade nesta quarta quarta (4). O presidente eleito, Miguel Fuentes Romero (Sorvetes Guri), destaca o binômio união e inovação para implementar ações que aproxirmem ainda mais a entidade do associado. A data de posse será definida e anunciada nos próximos dias.

Licitações

A Diretoria de Licitações e Contratos da prefeitura divulgou a agenda de licitações de maio. O documento traz 26 oportunidades de negócios – são 16 pregões eletrônicos, sete tomadas de preço e três concorrências públicas – que podem ser disputados por empresas de todos os portes. Os detalhes estão no Portal da Transparência mantido no site da Prefeitura. Basta acessar o endereço www.umuarama.pr.gov.br e clicar no banner eletrônico ‘Licitações’.

Descontos de até 35%

Em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a Aciu está oferecendo descontos de até 35% para aquisição ou renovação do certificado digital. A promoção funciona através da concessão de cupons de desconto e dezenas de associados ainda podem ser contemplados.

Até o dia 17

A CertiSign, IDtech com mais de duas décadas de atuação no mercado e líder em certificação digital, também é parceira da iniciativa, que abrange emissões e renovações de certificados CNPJ A1 e CPF A1. A promoção é válida até o próximo dia 17. Os cupons podem ser requeridos pelos telefones (44) 3621-6700/99803-2241 e também pelo email [email protected].

Golpe do Pix

O Procon alerta para um novo golpe com o sistema Pix. O golpista se passa por um gerente de banco e solicita que a vitima efetue transferências financeiras para "testes" em sua conta. Já houve uma vítima no Paraná. Ela perdeu R$ 20 mil. Segundo o órgão, os golpistas usam de diversos meios para conseguir informações confidenciais. Assim, achando que está falando com alguém confiável, a pessoa acaba passando seus dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária.

Prevenção

É preciso ter em mente que bancos não entram em contato fazendo esse tipo de abordagem. A prevenção é o melhor caminho para não cair em golpes. No caso de perceber algum contato telefônico suspeito, denuncie às forças de segurança e ao Procon. As denúncias ajudam e tornar público esses casos, evitando que os criminosos façam novas vitimas. Golpes no Pix têm sido recorrentes. É preciso ter atenção.

Dicas importantes

Uma fraude conhecida é a criação de páginas falsas para enganar os usuários. A estratégia é redirecionar os alvos do golpe para sites falsos e, neles, roubar seus dados bancários. O golpe do WhatsApp clonado já era explorado muito antes do surgimento do Pix, mas essa nova forma de pagamento torna o golpe ainda mais eficiente. Há, ainda, falsas centrais de atendimento. A principal orientação para prevenção é buscar sempre meios oficiais, evitando clicar em links recebidos; nunca compartilhar o código de verificação; e não fornecer senhas fora do site do banco ou do aplicativo.

Quase cem mil

O Paraná ganhou 92.695 novas empresas no primeiro quadrimestre. Os dados são da Junta Comercial do Paraná . O Estado tem atualmente 1,5 milhão de empresas ativas. São, mês a mês, 23.339 em janeiro, 23.730 em fevereiro, 24.397 em março e 21.229 em abril, com dois grandes feriados no mês. O saldo (diferença entre aberturas e baixas) ficou em 54.680. Essa dado aponta que a velocidade de abertura de novos negócios supera em muito os fechamentos.

"A calma é um elemento criador. Purifica, recolhe, põe em ordem as forças internas, compensando o que o desordenado movimento dispersa" - Stefan Zweig

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!