Aciu Interativa n° 550

Publicado em 13/05/2022

Posse

A diretoria recém-eleita da Aciu realizou nesta semana a primeira reunião, que definiu a data da cerimônia de posse. Será no dia 2 de junho, às 19h30, em local a ser definido. O presidente Miguel Fuentes Romero reforçou o compromisso de amplificar as ações da entidade, a partir do binômio união/inovação.

Open Innovation

Com a concorrência cada vez mais acirrada em diversos setores, utilizar a Open Innovation, uma mudança na forma de desenvolver soluções e de fazer negócios, configura estratégia essencial. Estabelecer uma cultura de inovação dentro da empresa é preciso e a introdução de metodologias inovadoras passa pelo planejamento da Open Innovation, tema da palestra que será ministrada na Aciu no próximo dia 25, das 8h às 9h.

Assegure sua vaga

O conteúdo será disponibilizado pela parceria Sebrae/Aciu e terá como palestrante Nickolas Zeni Kretzmann, gestor regional de programas para startups, empresas de tecnologia e inteligência digital do Sebrae. As vagas são limitadas. Assegure já a sua acessando https://bit.ly/3FGoRCm.

Fecoum

As melhores empresas da construção civil, tecnologia, móveis e decoração estarão reunidas no maior evento de negócios do setor no noroeste do Paraná, a 2ª Fecoum (Feira da Construção de Umuarama). Uma grande oportunidade para exposição e venda dos mais diversos produtos e serviços em uma grande estrutura, com a participação de milhares de visitantes. A Fecoum será realizada de 23 a 26 de junho, em uma área de três mil metros quadrados no interior do Shopping Palladium. A expectativa é reunir mais de oitenta expositores.

Parcerias

O evento conta com o apoio da Aciu. A entidade, inclusive, terá um estande no local. Várias imobiliárias já confirmaram participação, assim como o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR). Superada a fase aguda da pandemia de coronavírus, o primeiro evento do Noroeste voltado à construção civil retorna com o objetivo de estipular números expressivos. Os organizadores projetam mais de 10 mil visitantes e a geração de milhões de reais em negócios.

Golpe via Pix

A ocorrência crescente de golpes envolvendo o sistema de pagamento instantâneo (Pix) levou o Banco do Brasil (Bacen) a criar novas medidas para combater as práticas, mas a criatividade dos criminosos continua a surpreender. Em Umuarama, utilizando o nome da Aciu, uma mulher ludibriou uma floricultura através de uma compra realizada pelo aplicativo WhatsApp. A empresa amargou um prejuízo de R$ 310.

Simulação

Após combinar o envio de um buquê de 24 rosas, a golpista indagou se seria possível fazer a cobrança na sede da Aciu, se passando por colaboradora da entidade. Em seguida mudou de ideia, requerendo o Pix da empresa. Após o recebimento da encomenda, a mulher simulou o pagamento via Pix encaminhando um print para a empresa. Para não serem vítimas de golpes do gênero, os comerciantes devem averiguar se o comprovante recebido do cliente se refere à transferência já confirmada.

Atenção máxima

Não basta ver a tela que mostra o valor a ser pago, já que ela não garante que o pagamento foi efetivado pela instituição financeira. A conferência é primordial. Além disso, é essencial manter-se sempre bem informado e acompanhar as notícias sobre o tema para saber como se proteger. Caso o golpe seja sacramentado, é importante comparecer à delegacia com os prints para a confecção de um boletim de ocorrência.

Cursos profissionalizantes

O governo estadual está em processo de definição sobre os cursos que serão implantados nos municípios para qualificar os trabalhadores. Para cadastrar as demandas está sendo utilizada a plataforma Supertec. As empresas podem escolher os cursos que mais se enquadram em suas necessidades de contratação. Segundo avaliação da Secretaria de Estado da Família, Justiça e trabalho, a região de Umuarama apresenta algumas especificidades em termos de demandas.

Demandas regionais

Informática e matemática; instalação, montagem, reparação e manutenção e produção têxtil são alguns dos cursos apontados como prioritários em Umuarama e região. Os empresários interessados em contribuir devem acessar www.supertec.gov.br. Basta realizar o cadastro e selecionar os cursos mencionados ou os demais disponíveis. Com esse cadastro e indicação será possível delimitar um plano de trabalho para suprir as demandas de qualificação.

Aniversário de Umuarama

O aniversário de 67 anos de Umuarama, comemorado em 26 de junho, terá programação especial durante todo o mês, incluindo espetáculos culturais, shows, feiras, encontros, exposições e até torneio de pesca. Entre a programação cultural, destaque para a volta do Festival de Música Capital da Amizade (Femucam), Mostra de Dança, Mostra de Esquetes, exposição histórica e o Encontro de Pioneiros.

Eventos diversos

Todos os dias a Fundação Cultural terá uma atração especial, no Centro Cívico e também no Lago Aratimbó, onde serão centralizadas apresentações musicais e a Festa das Nações. O município será sede do 1º Congresso Estadual de Direito do Consumidor e a Secretaria de Meio Ambiente coordenará o 1° Torneio de Pesca no Lago Aratimbó. Destaque ainda para a Caminhada Ecológica e o Arraiá & Viola.

"O sentido poético mais profundo sobrevive à loucura, a melodia sobrevive à lógica, o ritmo à palavra" - Stefan Zweig

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!