Aciu Interativa n° 553

Publicado em 03/06/2022

Inesquecível

Em uma noite agradabilíssima, a 23ª Diretoria Executiva da Aciu foi empossada para o triênio 2022/2025. O presidente Miguel Fuentes Romero Neto agradeceu a presença de autoridades, representantes da sociedade organizada e imprensa, bem como reiterou o anseio de reforçar e ampliar parcerias em prol do desenvolvimento integrado do município.

Sabadão

No clima do Dia dos Namorados, o comércio de Umuarama atende em horário especial no tradicional 'Sabadão'. Das 9h às 17h, os estabelecimentos identificados com o cartaz da Aciu são certamente as melhores opções para comprar com critério e usufruir de condições facilitadas de pagamento e promoções especiais. As possibilidades de agradar o 'mozão' são muitas e incríveis.

Contratações em alta

Mais uma vez a Agência do Trabalhador de Umuarama foi destaque no volume de contratações em todo o Paraná. Entre os dias 2 a 31 de maio deste ano, 297 trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho por intermédio da agência, o que alçou Umuarama à quarta colocação entre os 216 municípios que contam com unidades de atendimento ao trabalhador. No comparativo com os grandes centros do Noroeste do Estado, Umuarama também se destacou em relação a Cianorte (257 contratações), Campo Mourão (84) e Paranavaí (21).

Ações integradas

Para o gerente, Reginaldo Barros, uma das razões para o bom resultado é a captação ativa de vagas, que são buscadas diariamente pela equipe junto aos mais diversos segmentos do comércio, indústria e prestação de serviços. Ações itinerantes também contribuem. Entre janeiro e maio 1.214 vagas foram preenchidas.

Reconhecimento

A Casa do Empreendedor de Umuarama foi contemplada com o Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). A honraria, referente ao desempenho em 2021 – quando a coordenação estava a cargo de Rômulo Jonas Rauen – é resultado de uma avaliação que leva em conta vários critérios de pontuação para aferir a qualidade do atendimento prestado aos usuários.

Preparativos

Empresários e gestores de segmentos ligados ao turismo – como hotéis, restaurantes e lanchonetes, eventos e o setor de serviços – conheceram um pouco mais sobre a 30ª edição do Rally dos Sertões, que tem Umuarama no roteiro na segunda quinzena de agosto. Para aproveitar as oportunidades, com impacto altamente positivo na economia, entra em cena a parceria entre o município, a Aciu e o Sebrae, possibilitando a preparação dos empreendedores. O lançamento ocorreu no Centro de Eventos Caiuá (Hotel Caiuá).

Treinamento intensivo

Estão previstos programas de treinamento para empresas em geral, do ramo de artesanato e indicação de empresas e serviços para o catálogo do guia turístico, a partir do próximo dia 6. Haverá workshops sobre presença digital, formação de preço de produtos e serviços, atendimento, pratos típicos com ingredientes locais, boas práticas na manipulação de alimentos, criatividade e desenvolvimento de produtos, com a indicação de empresas para o Programa Umuarama Acolhedora e o concurso gastronômico, além de exposições de produtos na Villa Rally dos Sertões.

Projeto inédito

A contratação de pessoas com deficiência (PcD) é obrigatória para empresas com mais de 100 funcionários – a cota varia de 2% a 5% e muitas têm dificuldade para preencher esse quadro de colaboradores. Um projeto inédito pode gerar centenas de vagas em Umuarama. Segundo a proposição, muitas empresas (indústrias principalmente) têm vagas consideradas ‘de risco’, com funções que seriam de alta periculosidade para PcD. Desta forma, essas vagas jamais serão preenchidas.

Iniciativa

O objetivo é que esses estabelecimentos repassem o dinheiro que teriam de pagar de salário a esses trabalhadores PcD, para instituições que possam disponibilizar vagas que não ofereçam risco. uma espécie de ‘compensação’. Através da parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Agência do Trabalhador, a Prefeitura pode ser a primeira a contratar PcD para suas secretarias.

"É parte da cura o desejo de ser curado" - Sêneca

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!