Aciu Interativa n° 569

Publicado em 07/10/2022

Sabadão imperdível

Mai uma edição do Sabadão com excelentes perspectivas para o varejo de Umuarama. Os que ainda não compraram presentes para os baixinhos têm muito mais tempo para aproveitar a infinidade de opções, promoções e condições facilitadas de pagamento. Portas abertas das 9 às 17h.

Lembrete importante

Algumas empresas terão expediente especial no próximo domingo (9), antevéspera do Dia das Crianças. Os estabelecimentos devem atentar para o cumprimento da cláusula 25.2 da Convenção Coletiva de Trabalho, que engloba hora extra acrescida (100%), concessão de folga e comunicação antecipada ao Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecomu) e ao Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojistas).

Redução de tempo

Em setembro foram necessárias apenas 15 horas para a criação de um empreendimento no Estado. Esse é o menor tempo da história recente. Em setembro de 2019, por exemplo, o empresário paranaense levava 3 dias e 19 horas para o mesmo expediente. . No mesmo mês de 2020, 3 dias e 14 horas. Em 2021, 1 dia e 10 horas. O resultado de setembro é o terceiro melhor do País.

Saldo

Apenas em setembro, os empresários do Paraná abriram 22.990 empresas, número superior ao mesmo período de 2021, quando foram criados 21.017 empreendimentos. No ano foram 213.122 novas empresas, sendo 160.865 MEIs e 45.180 LTDAs. O saldo total, que leva em consideração a diferença entre essas aberturas e baixas de empresas (91.437) e representa o crescimento efetivo das atividades econômicas, está em 121.685.

Estágio

O Centro de Incentivo a União Escola/Empresa (Ciunem) anunciou a disponibilidade de 32 vagas de estágio para estudantes de Umuarama e região. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3621-2840 ou comparecerem pessoalmente ao Ciunem, no entorno da praça Mascarenhas de Moraes (na estrutura da Fundação Cândido Garcia). Currículos podem ser encaminhados para o e-mail [email protected].

Expressividade

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 72% dos quase 1,9 milhão de empregos gerados de janeiro ao início de outubro. O setor de serviços é o mais forte entre os micro e pequenos empresários, correspondendo a cerca de 50% deles, enquanto o comércio é o segundo,com cerca de 30%. No Brasil, 99% de todas as empresas são micro e pequenas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI). Ao todo, são cerca de 20 milhões de empresas, sendo 14 milhões de MEI.

Data especialíssima

A Aciu congratula o Bispo Emérito da Diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone, pela passagem dos 90 anos, muito celebrados nesta quinta-feira (6), especialmente na missa de ação de graças ocorrida na Catedral do Divino Espirito Santo. A celebração também foi transmitida pela página da Diocese nas redes sociais.

Histórico inspirador

Dom José Maria Maimone foi o primeiro bispo da Diocese de Umuarama (esteve à frente por quase 30 anos). Ele foi nomeado bispo aos 41 anos e ordenado na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa São Paulo VI.

"Passado: É o futuro, usado" - Millôr Fernandes

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!