ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Aciu InterAtiva nº 173

Publicado em 22/08/2016

Sucesso

A Feira Ponta de Estoque de Umuarama, maior e mais tradicional evento de vendas do varejo local, teve início na noite de quinta-feira no Parque de Exposições Darío Pimenta Nóbrega. Mesmo com tempo instável, o público presente foi o maior dos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia, houve até fila de espera nas áreas de estacionamento. As lojas ficaram lotadas e o sucesso foi comemorado pelas integrantes do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, responsável pela realização da Feira, que está em sua 41ª edição.

 

Sucesso II

E ainda dá tempo de aproveitar as excelentes oportunidades apresentadas pelos mais de 60 expositores, que oferecem descontos reais de até mais de 70% em confecções, calçados, moda country, trajes de festa (masculino e feminino), gestante, infantil e teen, lingeries, artigos esportivos, bijuterias, camas e colchões, moda em branco e várias outras opções. A Praça de Alimentação é outro destaque e conta com lanches, pastéis, pizzas, chawarma, cachorro-quente, crepes e restaurante. Tem brinquedos para a criançada e o estacionamento é gratuito.

 

Venha!

A Feira Ponta de Estoque de Umuarama vai hoje (sexta-feira, 19) até às 22h e amanhã (sábado, 20) das 9h até às 18h. Convide os amigos para um chopinho e leve a família, porque o evento está realmente uma festa!

 

Olhai...

O momento econômico anda meio turbulento e quando as possibilidades de venda aparecem, é normal que o empresário acaba vendendo sem tomar as devidas precauções. Mas alertamos a todos os nossos associados que as tentativas de golpe estão cada vez mais frequentes em nossa cidade. Consultar o banco de dados do SCPC deve ser condição essencial antes de se conceder crédito (vender a prazo). Infelizmente várias empresas fizeram vendas sem consultar o SCPC e vão ter um prejuízo grande com uma compradora que tentou fazer um limpa no comércio local.

 

...e vigiai

E prestem muita atenção, senhores associados, a um golpe gravíssimo que pode ser aplicado em sua empresa: venda digitada. Um empresário local passou por esse calvário e teve um prejuízo de mais de R$ 10 mil. Um suposto cliente ligou interessado em um produto x. Negociou o preço e combinou que “seu filho” passaria para finalizar a compra e levar a mercadoria. Logo mais apareceu o dito, trazendo todos os dados de um cartão de crédito válido e a venda a prazo foi aprovada pela rede. Ele levou o produto e essa venda foi cancelada no dia seguinte pelo comprador. Quando o empresário ligou para a rede, foi informado que a operadora do cartão era obrigada a cancelar quaisquer compras, se a solicitação for pedida pelo titular do cartão de crédito. Ou seja, se eximiu de ter de garantir o valor negociado, deixando o fumo para quem vendeu.

 

Trágico

Vejam a gravidade do problema: o empresário confia em vender a prazo aceitando cartões da rede e essa rede não oferece segurança alguma ao pobre empresário! É evidente que juridicamente dá uma briga boa, pois essa questão da responsabilidade há de ser entendida e garantida por nossa Justiça. O departamento jurídico da Aciu já foi acionado para estudar o caso e em breve voltaremos a abordar esse – polêmico – golpe, comum até então apenas em cidades de porte muito maior que Umuarama. A Aciu está de olho e seguramente não se furtará em reprimir golpistas.

 

Desordem

A Polícia Militar de Cianorte entrou em contato com o responsável pela Associação de Praças do Estado do Paraná (Apra) sobre denúncia de que alguém, usando o nome da associação, estaria pedindo contribuições de R$ 500 aos comerciantes de Cianorte. O comandante da 5ª Cia Independente da PM orienta a população para não contribuir, pois trata-se de um golpe. Se aparecer alguém por aqui com o mesmo discurso, não hesite: comunique a polícia.

 

Lupa

Prepare-se para um evento imperdível: reunião com o ex-presidente do Observatório Social do Brasil, Áter Cristófolli, que vem a Umuarama para o encontro “Transparência e Controle Social”. Será no auditório da Aciu no dia 1º de setembro, às 17h, com entrada franca. O empresário é um dos maiores conhecedores brasileiros dos sistemas de monitoramento de compras públicas e traz suas ideias para apresentar aos associados Aciu. Reserve já sua vaga pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail [email protected].

 

Verde

Vem aí um evento para ser encampado por toda a classe empresarial: o Abraço Ambiental, uma organização do IFPR (Instituto Federal do Paraná) que tem como objetivo principal a conscientização da população para a importância da arborização urbana. Será no Dia da Árvore, 21 de setembro, às 9h no Bosque Uirapuru. Os organizadores pedem que as empresas mandem seus colaboradores uniformizados para a manifestação, que participa de ranking nacional. No ano passado o Abraço Ambiental conseguiu a participação de 1.400 pessoas e para este ano pretende-se a reunião de 3 mil para a conquista do recorde nacional. Anotem na agenda: 21/09.

 

ZOOM

  • A Faciap convida empresários da região para a 26ª Convenção Anual, de 30 de novembro a 1º de dezembro em Foz do Iguaçu. O jantar de lançamento do “Congresso Empresarial Paranaense” será no Restaurante Madalosso, dia 29 agora em Curitiba. Mais informações pelo e-mail [email protected].

     

  • A comunidade da Paróquia Matriz São Francisco de Assis convida para as comemorações ao Dia do Padroeiro de Umuarama (São Francisco de Assis), de 25 de setembro a 4 de outubro. Quermesse na rua Cambé, almoço e novena. Programação completa e mais informações no site www.matrizsaofrancisco.com.br.

 

Foco

O filósofo Mário Sergio Cortella, que esteve em Umuarama esta semana, disse certa vez que “é necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”. Pense nisso, caro associado, e só permita atitudes éticas em sua vida, cerque-se de pessoas éticas, lute pela ética, porque sem ela vamos nos enveredar por caminhosos tortuosos. O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, manda um recado: fique na Aciu, porque aqui é a Casa do Empresário. Boa semana.