Aciu InterAtiva nº 309

Publicado em 05/04/2019

PERFIL
Em resposta aos pedidos de associados, a Aciu realizou esta semana uma pesquisa de opinião sobre o horário de abertura do comércio em Umuarama. Cento e cinquenta empresários responderam ao questionário enviado e os resultados fazem uma leitura do pensamento médio da categoria.

CONTEÚDO
A pesquisa continha nove perguntas e espaço para manifestação do associado. Todas elas com o objetivo de recolher dados para a programação de uma agenda comum sobre o tema “horário de atendimento do comércio”. O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, esclarece que o resultado desse levantamento serve apenas como sugestão ou orientação, jamais como determinação ou imposição, ok?

BÚSSOLA
A primeira pergunta do questionário foi “Você acha que o comércio de Umuarama deve atender em dois sábados (1º e 2º) por mês até às 17h?” E 83 dos 150 entrevistados – ou seja, 55,3% – respondeu “SIM”. Desta forma, muitas empresas que estavam em dúvida com relação ao tema, agora podem passar a atender nos dois primeiros sábados de cada mês. Desde que queiram, é sempre preciso frisar.

CÂNONE
Assim como no Jogo do Bicho, onde vale o escrito, a legislação trabalhista brasileira é clara no estabelecimento do limite de horas que um empregado pode trabalhar: 44 horas por semana. Acima disso, horas extras, banco de horas, compensações, acordos, etc, desde que acordado entre as partes. Por isso, se sua empresa quiser abrir todos os dias das 9h às 22h, fique à vontade, porém contrate mais profissionais e organize sua escala de trabalho, pagando os direitos com rigor. No mais, foque nas vendas.

DIRETRIZ
A pesquisa completa sobre o horário de atendimento do comércio em Umuarama está disponível no site da Aciu (www.aciupr.com.br). No site também já estão registrados na agenda as datas escolhidas pelos empresários para atendimento especial, como para o Dia das Mães (abrir sexta-feira (10/05) até às 20h), para o Dia dos Pais (abrir na sexta-feira (9/08) até às 20h) e Dia das Crianças (abrir na sexta-feira (dia 11/12) até às 20h).

CHIP
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) acaba de promover mudanças importantes para a abertura de empresas. Dentre elas está a necessidade de fazer a certificação digital, documento emitido em Umuarama na Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) nos modelos A1 e A3. De acordo com o presidente da entidade, Orlando Luiz Santos, a Resolução 5/2019 chegou para dar mais agilidade no processo de abertura de um novo empreendimento.

HIGH TECH
Com essa inovação, a Junta Comercial consegue analisar super rápido os processos e em poucos dias o empreendedor já consegue ter seu negócio formalizado. Para se ter uma ideia, se não for um negócio de risco – que exija documentações específicas –, em duas ou três horas após a inscrição feita com assinatura digital, a empresa vai estar pronta. Lembrando: a Aciu representa os certificados digitais da Certisign, uma das principais certificadoras do Brasil, e com custos reduzidos para associados. Ligue (44) 3621-6700 e informe-se.

PRODÍGIOS
E por falar em alta inovação, o Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação da Aciu acaba de assinar seu estatuto. As principais empresas de Umuarama ligadas à informática, processamento de dados, meios digitais, etc, estão reunidas com vários objetivos comuns, mas o principal deles é o de fortalecer o setor por meio de ações desenvolvidas com apoio do consultor Adriano Rodrigues. No cooperativismo todos saem ganhando.

MAIS
Inclusive o Núcleo Setorial de Franqueadoras também vai de vento em popa e reúne os top empresários que vendem suas ideias Brasil afora. E o próximo Núcleo Setorial a ser formado dentro da Aciu é o de Casa de Carnes. Uma primeira reunião já foi realizada e mais empresários já confirmaram presença para encontro na próxima semana. União de forças para o bem comum é o espírito do cooperativismo.

TIMONEIRO
O professor universitário João Codato, mestre em Administração da Unipar, traz para a Aciu o super curso “Treinamento em Líder Coach”, com vagas limitadas. Será nos dias 19 e 20 de julho (sexta-feira das 19h às 22h e no sábado das 8h às 19h) com um mergulho em temas sobre gestão empresarial. Associados Aciu e seus colaboradores têm desconto. As inscrições podem ser feitas no endereço https://pag.ae/7UKQxRM2G e para mais informações o whats (44) 98418-3271.

SATURDAY
A maioria das lojas do comércio de Umuarama vai atender em horário especial, até as cinco da tarde, neste sábado, dia 6 de abril.

FOCO
A palavra é prata, o silêncio é ouro, diz o dito árabe. Significa que temos, sim, de falar, de nos expressar, porém aquele que tem a humildade de ouvir mais e falar menos, conquista mais sapiência. Em tempos de mídias sociais, onde todos podem manifestar seus pensamentos e opiniões, muitas vezes vemos prevalecer a intolerância e o ódio. Fique atento: se não for para edificar, só ouça. E siga em paz, sempre. A Aciu, você sabe, é a Casa do Empresário.