Aciu InterAtiva nº 317

Publicado em 31/05/2019

PONTOS

A advogada Erica Peteno Kovalechen foi a convidada especial para a reunião mensal de associados Aciu realizada na última quarta-feira (29) no auditório da entidade. Ela falou sobre Direito do Trabalho, abordando algumas mudanças apresentadas pela Reforma Trabalhista. Sobre os direitos que podem ser negociados diretamente entre patrões e empregados, ela destacou a jornada de trabalho (desde que obedeça os limites constitucionais), banco de horas, intervalo interjornadas, teletrabalho, troca de dia de feriado, participação nos lucros e resultados da empresa, demissão e outros.

ÔNUS

Dentro de um ano exatamente, todas as empresas privadas do país, incluindo micros e pequenas e microempreendedores individuais (MEIs), deverão aderir ao e-Social, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas criado pelo Governo Federal. O tema, bastante atual, foi abordado pelo engenheiro de segurança do trabalho Pablo Copceski durante a reunião mensal de associados Aciu realizada na última quarta-feira (29).

DIRETRIZ

O engenheiro adiantou que não há como fugir da responsabilidade de ingressar no e-Social, explicando que o objetivo do governo é centralizar informações importantes sobre cada trabalhador brasileiro. E todo aquele que contratar um prestador de serviço (funcionário) terá de enviar as informações exigidas, cadastrando diretamente na base do sistema, que reunirá dados para o Ministério do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica Federal.

GUIA

Pablo Copceski chama a atenção para os documentos que as empresas terão de disponibilizar para fiscalização já a partir de 2020, com o objetivo de atender a legislação: PCMSO (NR07), PPRA (NR09), AET (NR17), LTCAT (Previdenciário) e LIP (Insalubridade). Em alguns casos, de acordo com a atividade, pode ser necessário um número maior de documentos, todos eles produzidos profissionais autorizados e empresas especializadas e registradas no Crea, acrescentando que as multas pela falta desses documentos chegam facilmente a R$ 10 mil. Quem precisar de mais informações sobre o tema, anote os contatos do engenheiro: Interclínicas – [email protected] – (44) 3622-3714 – Whatsapp: (44) 99996-9442.

TEMPO

Sábado agora, dia 1º de junho, o comércio de Umuarama vai ficar aberto em horário especial, até as cinco da tarde. Algumas lojas vão deixar para abrir até as cinco apenas no segundo sábado do mês, semana que vem, dia 8 de junho. De qualquer forma, aproveite para pesquisar preços e escolher o presente do seu amor.

CORAÇÃO

Não esqueça: dia 12 de junho é Dia dos Namorados (quarta-feira da semana que vem). Investir no amor garante sorrisos. Mas quer realmente ver seu amor feliz? Acerte no presente!!!! Compre o presente do Dia dos Namorados no comércio de Umuarama e garanta sorrisos, beijinhos, afagos, declarações, …

O consultor em Planejamento Financeiro Adriano Rodrigues apresenta a palestra “Cadê o Lucro do Meu Negócio”, especialmente para associados da Aciu da cidade de Perobal. O evento, gratuito, será dia 13 de junho no salão paroquial da Igreja Matriz às 19h30. Dentre outros temas Adriano vai falar sobre a jornada até o lucro, custos, vilões do lucro e estratégias financeiras. Reservas de vagas e informações pelo telefone (44) 3621-6700 com Rafael.

BASE

O Samu Noroeste realiza na Aciu o treinamento especial “Suporte Básico de Vida”, abordando formas de socorro a paradas cardíacas, crises convulsivas, desengasgos e acionamento do Samu 192. O evento é uma ação do Núcleo de Educação Permanente em parceria com a Supera Mentes Brilhantes e o convite é dirigido a empresários e seus colaboradores, sem custo algum. São duas oportunidades: dia 11 de junho, às 19h30 na Aciu e dia 12 de junho, às 19h30 na Supera (anexo ao Cidade Canção da Av. Paraná). Reservas de vagas pelo telefone (44) 3621-6700 com Rafael ou whatsapp (44) 98422-1493.

REDE

Umuarama conta com aproximadamente 30 instituições beneficentes, Organizações Não-Governamentais (Ongs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCs). Cada uma, à sua maneira, realiza trabalhos fantásticos e são divididas em serviços de convivência e fortalecimento e acolhimento institucional. Os desafios enfrentados são muitos e por isso a participação de todos é fundamental. Doe sua nota fiscal, seu tempo e uma parte de seus recursos, pois assim teremos uma sociedade com menos dor.

FOCO

Abra bem seus olhos, pois oportunistas estão por toda a parte. Não dê audiência para quem tem pouco ou nada para melhorar a cidade e se apresenta como salvador da pátria. Tenha certeza de que trabalhar, ter boas ações e pensamentos são pilares importantes para que sua vida seja sempre coroada de sucesso. A Aciu é a Casa do Empresário e precisa de sua participação. Boa semana!