Aciu InterAtiva nº 319

Publicado em 14/06/2019

ÂMAGO
Com o objetivo de direcionar recursos para a construção de sua nova sede, foi decidido que não haverá jantar de posse da 22ª Diretoria Executiva da Aciu – e nem coquetel. A cerimônia protocolar oficial de posse será no dia 18 de junho, às 19h30, no salão do Hotel Caiuá. Além de empossar a nova Diretoria Executiva, Orlando Luiz Santos, presidente reeleito para o triênio 2019/2022, também dará posse aos membros do Conselho Fiscal, Conselho Suplente, Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Conselho do Jovem Empresário e Diretorias Setoriais.

ESPELHO
A corrida para a implantação definitiva do Cadastro Positivo deu mais um salto na última segunda-feira (10). Emissoras de rádio e TV de todo o país começaram a veicular uma campanha institucional e obrigatória por lei, promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), com o intuito de esclarecer a população sobre como será o funcionamento do novo banco de dados, que tem o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) como um dos seus gestores.

IMAGEM
A campanha, que ficará um mês no ar, informará a todos os consumidores sobre a inclusão automática no cadastro a partir de 9 de julho e da possibilidade de cancelamento em qualquer gestor. O pedido de exclusão do cadastrado pode ser feito a qualquer tempo e de forma gratuita. O retorno ao Cadastro Positivo é permitido mediante solicitação aos gestores dos bancos de dados também a qualquer momento e sem custo algum. As informações do histórico de pagamentos dos consumidores não poderão ser utilizadas para outras finalidades que não seja a concessão de crédito.

MODELO
As principais vantagens do cadastro positivo, segundo Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu, são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de acordo com a análise de cada empresa. Além de facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos.

RETRATO
Com o novo Cadastro Positivo, as informações dos pagamentos das pessoas físicas e jurídicas serão utilizadas para compor um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais. Para quem concede crédito, apenas o score de crédito estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do cadastrado só será disponibilizado mediante prévia autorização do consumidor.

PAPEL
O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos canais.

GENTE
A engenharia de cargos e a tecnologia para gerir pessoas e desenvolver competências será abordada por Douglas Camillo no workshop "People Analytics". O coach executivo e consultor empresarial se apresenta no dia 18 de junho, das 14h30 às 17h30 no auditório da Aciu e restam poucas vagas para o evento, que tem como público-alvo profissionais de RH e de recrutamento e seleção de pessoal. Inscrições pelo telefone (44) 3621-6700.

INTENSO
O master coach Fabiano Zanzin volta a Umuarama no dia 20 de julho para apresentar o mega treinamento imersivo "Time Out – Uma pausa estratégica em sua vida". Será das 8h30 à meia-noite no salão de eventos do Hotel Caiuá, com o objetivo de gerar alta performance, inteligência emocional e transformação pessoal e profissional. Associados Aciu têm bônus de R$ 50 e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (43) 98432-0696 ou (43) 99112-5483. Mais informações no site www.metodotimeout.com.br.

FOCO
Sempre há de haver uma alternativa, por isso nada de desespero. Muitas vezes apostamos todas as fichas em um único número e o chão pode sumir caso o resultado não seja aquele esperado, porém, ao invés de perder tempo lamentando o leite que derramou, foque sua energia em um novo voo. Fácil não é, pois ser adulto é complicado. Mas creia: mais ganha quem lutou, quem tentou, quem apostou. Você vai longe! Venha e fique na Aciu, a Casa do Empresário.