ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Aciu InterAtiva nº 322

Publicado em 05/07/2019

FORMIGUEIRO
Amanhã (6) é dia de Sabadão, quando o comércio de Umuarama fica aberto em horário especial até as cinco da tarde, oferecendo muito mais tempo para que os consumidores possam fazer suas compras. Comprar em Umuarama é garantir produtos de primeira, atendimento diferenciado e principalmente garantia de que seu produto é original, além de garantir também empregos e desenvolvimento para sua cidade. Compre sempre em Umuarama!

MESTRE
O premiado empresário Thiago Ramalho, presidente da Rede Gela Boca, uma das franquias de maior sucesso no Brasil, é o convidado do “Bate-Papo Sobre Franquias”, coordenado pelo Núcleo de Franqueadores de Umuarama (NFU). O evento será no auditório da Aciu no próximo dia 11, às 19h, com entrada gratuita e vagas limitadas.

RUMOS
Segundo Guilherme Turcato, diretor de Núcleos Setoriais da Aciu, o objetivo do encontro é apresentar as franquias como oportunidade de empreender, tanto em meio ao cenário atual da economia, quanto em qualquer outra situação. Será também um momento para debater os benefícios reais das franquias em relação a outros modelos de negócios.

MODELO
Thiago Ramalho começou a trabalhar cedo, aos dez anos, como caixa na sorveteria da família e foi galgando novos cargos. Hoje a Gela Boca tem 50 unidades em 22 cidades. Além disso, a empresa conta com uma nova marca, a Ultraçaí, com distribuidores e clientes no Paraná, São Paulo e Paraguai. Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com a Aciu pelo telefone (44) 3621-6700 (falar com Charles) ou enviar e-mail para [email protected].

FUTURO
O presidente do Conjove (Conselho do Jovem Empresário) da Aciu, Heitor Souza Vivian, acompanhado do Diretor Setorial de Prestação de Serviços da Aciu, Hengel Julian Silva, visitaram a Guarda Mirim (Associação de Assistência ao Menor – Aram). Os empresários foram até lá para falar sobre empreendedorismo com os adolescentes e jovens, buscando incentivar o desenvolvimento de lideranças e fomentar o empreendedorismo jovem, dentro do projeto “Conjove nas Escolas”.

CANUDO
Responsável por 80% do PIB de Umuarama, o setor do comércio é abrangente e referência no Estado. Porém, não há nenhuma formação escolar específica de profissionais nessa área. Pensando em preencher esta lacuna, a coordenação do Colégio Estadual Vereador José Balan e a Aciu assinaram parceria visando trazer para a cidade o curso Técnico em Comércio.

BECA
A professora e coordenadora Luciana Pereira Ortega terá o apoio do empresário Clóvis Bruno Filho, diretor setorial de Comércio da Aciu, na elaboração do Plano de Curso, documento necessário para a implementação do curso Técnico em Comércio. O presidente Orlando Luiz Santos também se colocou à disposição para o que fosse preciso na conquista desse importantíssimo programa de construção educacional voltado para formação de comerciários.

CAPIVARA
Ter o nome negativado afasta o consumidor das lojas. E muitas pessoas não sabem se estão ou não no banco de dados de inadimplentes. Para estimular que o cidadão volte a consumir, a Aciu vai realizar a campanha “Arraiá de Consultas SPC Brasil”. Nos dias 11 e 12 de julho as consultas ao SPC-Brasil-Serasa feitas no balcão da entidade terão desconto de 50%.
 
PURO
O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, ressalta porém que não se trata de uma campanha para a renegociação de dívidas. “Esta ação visa somente levar informação sobre a situação cadastral do consumidor. De posse do documento com seus débitos, o cidadão deve procurar pessoalmente a empresa e propor um acordo. Seguramente a maioria das empresas têm interesse em negociar”, afirma.

TESTE
Muitas pessoas nem sabem que têm o nome incluído no banco de dados de inadimplentes, pois é bastante comum pessoas ‘emprestarem’ o nome principalmente para parentes e amigos. Depois não vão atrás para saber se essas contas foram realmente pagas e podem ter sido negativadas. Só vão saber em algum momento que vão fazer uma compra ou alguma transação bancária, por exemplo. Essa campanha veio para que as pessoas evitem essas ‘surpresas desagradáveis’.

CARÃO
A campanha “Arraiá de Consultas do SPC Brasil” vem para ajudar o consumidor evitar o constrangimento de não conseguir comprar alguma coisa em uma loja — ou para evitar de ter problemas ao contratar empréstimos ou utilizar o cartão de crédito justamente quando mais precisa. É bom estar sempre de olho nos cadastros, até por questão de falsificações de documentos e assinaturas, que podem levar consumidores à inadimplência injustamente. Lembrando: o “Arraiá de Consultas SPC Brasil” será nos dias 11 e 12 de julho, das 8h às 18h, no balcão do SPC na Aciu (Praça Hênio Romagnolli nº 3800).

ELLAS
A presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, Carla Regina Moreira Frasquette, reuniu-se com sua Diretoria para definir os projetos para a nova gestão – dentre eles: Café com Negócios, Rodadas de Negócios (dentro das próprias empresas interessadas), Visitas Técnicas e a tradicional Feira Ponta de Estoque, já agendada para os dias 22, 23 e 24 de agosto.

FAVORÁVEL
A corrida para a implantação definitiva do Cadastro Positivo deu mais um salto. Emissoras de rádio e TV de todo o país estão veiculando uma campanha institucional e obrigatória por lei, promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), com o intuito de esclarecer a população sobre como será o funcionamento do novo banco de dados, que tem o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) como um dos seus gestores.

PROPÍCIO
A campanha, que ficará um mês no ar, informará a todos os consumidores sobre a inclusão automática no cadastro a partir de 9 de julho e da possibilidade de cancelamento em qualquer gestor. Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados.

ÚTIL
Diferentemente da tradicional lista de inadimplentes, o Cadastro Positivo irá trazer todo o histórico de crédito de forma consolidada, inclusive as contas que são pagas em dia, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa e para a redução do custo do crédito no país. O Cadastro Positivo deve democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre as empresas desse mercado, como instituições financeiras, cooperativas de crédito, fintechs e varejo. Assista ao vídeo sobre o Cadastro Positivo clicando aqui.

FOCO
Concentrar forças no próprio aperfeiçoamento pessoal é lucrativo para sua alma. Perder tempo julgando o vizinho, repercutindo mensagens falsas ou compartilhando histórias que começam com “diz que” é destruir as boas energias. Mantenha o mundo em equilíbrio: tenha bons pensamentos e ações, ouça mais e fale menos, sirva mais e aponte menos. Seguramente todos sairão ganhando. A Aciu precisa de suas ideias: venha para a Casa do Empresário. Boa semana!