Aciu InterAtiva nº 323

Publicado em 12/07/2019

ÍMÃ
Consumidores de toda a região vêm a Umuarama para aproveitar as grandes oportunidades oferecidas pelas lojas do comércio local. E amanhã é dia de Sabadão, quando o comércio fica de portas abertas em horário especial, até as cinco da tarde, oferecendo muito mais tempo para que o cliente pesquise preços e garanta os melhores produtos. Um programa para fazer em família e amigos. Comprar em Umuarama é muito bom, pois é a garantia de produtos de primeira.

LÍMPIDO
Vale lembrar que a nova lei do Cadastro Positivo já está valendo. Ela determina que todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passem a fazer parte automaticamente do banco de dados. Diferentemente da tradicional lista de inadimplentes, o Cadastro Positivo irá trazer todo o histórico de crédito de forma consolidada, inclusive as contas que são pagas em dia, abrindo possibilidade para uma avaliação mais justa e para a redução do custo do crédito no país.

TRANSPARENTE
O SPC Brasil foi uma das instituições pioneiras na defesa do Cadastro Positivo. Foram quase 16 anos de discussão no Congresso Nacional até que a lei fosse aprovada e sancionada pelo Poder Executivo. As alterações no Cadastro Positivo devem democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre as empresas desse mercado, como instituições financeiras, cooperativas de crédito, fintechs e varejo.

PURO
O cadastro consolida o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras, dos pagamentos de dívidas e contas de consumo, como água, luz, gás e telecomunicações. Os bancos de dados são operados por instituições autorizadas pelo Banco Central, entre as quais o SPC Brasil, banco de dados disponibilizado em Umuarama pela Aciu.

IGUAIS
As principais vantagens do cadastro positivo, segundo Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu, são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de acordo com a análise de cada empresa, além de facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos.

INVIOLÁVEL
A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor, garantindo que as informações dos cadastrados sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito. Com anos de experiência na gestão do banco de dados de inadimplentes, o SPC Brasil possui uma estrutura tecnológica certificada para operar com o Cadastro Positivo, garantindo a segurança dessas informações e preservando a integridade dos dados dos consumidores cadastrados.

DOSSIÊ
Com o novo Cadastro Positivo, as informações dos pagamentos das pessoas físicas e jurídicas serão utilizadas para compor um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais. Para quem concede crédito, apenas o score de crédito estará visível. O histórico de hábitos de pagamentos do cadastrado só será disponibilizado mediante prévia autorização do consumidor.

AMPLO
No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo e convicções políticas, religiosas e filosóficas. O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela internet em sua área logada no site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) ou por telefone, por meio do SAC 0800 887 9105.

GIRO
As empresárias do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu definiram que vão fazer várias visitas técnicas com o objetivo de conhecer modelos e culturas de organizações empresariais. Já foram programadas algumas visitas técnicas a grandes empresas como O Boticário, Tramontina e Cacau Show. O estabelecimento de parcerias com outros Conselhos da Mulher também estão nos planos.

ESPETÁCULO
Reconhecidamente o maior evento de vendas do varejo de todo Noroeste do Paraná, a Feira Ponta de Estoque é um sucesso de público e vendas. E esta será a primeira feira sob a coordenação da presidente Carla Regina Moreira Frasquette e suas novas conselheiras, que estão empolgadas com o desafio. A 44ª Feira Ponta de Estoque este ano será nos dias 22, 23 e 24 de agosto, com a escolha dos estandes no dia 22 de julho, segunda-feira, às 14h, no auditório da Aciu.

FOCO
Sempre salve só os bons arquivos em seu coração e sua mente. Garanta que más influências e arquivos indesejáveis fiquem fora de seu HD. Colocar barreiras contra coisas negativas é fundamental e garante a preservação daquilo que realmente deve ficar sem risco. Nossa alma é como um computador e precisa de cuidados e proteção constantes: fique perto de gente boa, sorria mais, ouça mais, observe mais, cobre-se menos. E lembre-se: traga suas boas ideias para a Aciu.